Portugal Portugal Continental

O que visitar na Serra do Açor

Foi num fim-de-semana quente de Verão que partimos à descoberta da Serra do Açor. Dotada de umas paisagens arrebatadoras, onde as vistas moldadas pela mãe-natureza são incríveis e a atmosfera que se respira é maravilhosa, este é o local ideal para uma escapadinha!
Mas, o que visitar na Serra do Açor? A Serra do Açor rima com Aldeias do Xisto, paisagens idílicas, simpatia das suas gentes e com sabores tradicionais de comer e chorar por mais. Aqui esconde-se alguns dos mais belos tesouros da região centro do país. Vamos descobri-los?

Onde fica a Serra do Açor e como chegar?

A Serra do Açor localiza-se bem a centro de Portugal, a cerca de 70km de Coimbra. É a quinta serra mais alta de Portugal Continental e integra a Cordilheira Central Portuguesa, junto com a Serra da Estrela e a Serra da Lousã.

A Serra do Açor abrange territórios de 6 municípios: Arganil e Pampilhosa da Serra, que detêm mais área da Serra do Açor, e, ainda, Covilhã, Góis, Oliveira do Hospital e Seia.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Tratando-se de uma zona montanhosa, implica sempre uma viagem pelas curvas e contracurvas apertadas. Mas as vistas são tão arrebatadoras, que logo logo passa essa sensação.

Onde ficar alojado na Serra do Açor



Booking.com

O que visitar na Serra do Açor – 1º Dia

Estivemos dois dias a explorar a Serra do Açor. Deixamos aqui o nosso roteiro deste fim-de-semana maravilhoso, para que o ajude a conhecer esta zona ou até mesmo desenhar o seu próprio roteiro para visitar a Serra do Açor.

Cascata da Fraga da Pena

O nosso roteiro para visitar a Serra do Açor tem início na icónica Cascata da Fraga da Pena. É considerada um dos ex-libris da Serra do Açor, e de facto, percebemos porquê. É um cenário idílico onde se pode encontrar em perfeita comunhão com a natureza, ouvindo apenas as quedas de água e o chilrear dos passarinhos. Para este artigo não se tornar tão grande, fizemos um artigo sobre a cascata. Pode ver tudo aqui.

Pardieiros

A escassos quilómetros da Cascata da Fraga da Pena encontramos a aldeia de Pardieiros. Aqui fizemos apenas uma pequena paragem para ver a sua bonita Igreja.

Mata da Margaraça

Seguimos então viagem até à Mata da Margaraça, uma das joias da Serra do Açor. Apesar desta zona ter sido fustigada pelos incêndios de Outubro de 2017, a mata está a tentar recuperar.

A melhor forma de a conhecer é percorrendo o trilho interpretativo da Mata da Margaraça. O percurso tem apenas 1,5 km de extensão (cerca de 30 minutos) e vai conduzi-lo pelo meio da natureza, sendo que seremos presenteados por ribeiras e quedas de água. Pode ainda visitar o forno de refugo, um moinho de água e o espaço museológico agrícola da Casa da Eira.

Foi aqui que fizemos um piquenique para repor as energias. E que bom que foi!

Benfeita

Já de barriguinha cheia, seguimos até ao nosso próximo destino, a aldeia de Benfeita. Esta é uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto. Estacionámos o carro e percorremos as ruas empinadas da aldeia, onde logo sentimos a frescura no encontro de duas ribeiras, a do Carcavão e a da Mata.

Subir à Fonte das Moscas é obrigatório em Benfeita. De lá conseguimos apreciar o conjunto de casario branco com as suas ruelas e passadiços tão característicos.
Sabia que esta é a única aldeia no Mundo que exalta a paz com uma torre, um sino e um relógio? É verdade. Todos os dias 7 de Maio, a Torre da Paz celebra o fim da II Guerra Mundial com 1620 badaladas (o número de dias que durou o conflito).

Coja

O nosso roteiro não ficaria completo se não visitássemos a vila de Coja, a Princesa do Alva. Assim sendo, foi para lá que seguimos!
Banhada pelas águas do Rio Alva, Coja foi em tempos remotos ocupada pelos romanos e a sua herança arquitectónica resiste à passagem do tempo. Atravessámos a ponte antiga sobre o Alva, e fomos explorar. Passeámos um pouco pelo centro e achámos Coja tão mimosa!

Barril do Alva

Passando a ponte sobre o Rio Alva entrará em Barril de Alva. Logo ali existe uma fonte com a forma de barril onde jorram as águas do Alva.

Ali está ainda presente a Praia Fluvial da Ponte, para se refrescar nas tardes quentes de Verão, com uma nora no rio.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Vila Cova de Alva

Cada vez mais apaixonados pela Serra do Açor, seguimos até a outra Aldeia do Xisto. Seria a vez de explorarmos Vila Cova de Alva. A vista à chegada da aldeia é apaixonante.

Ali pode explorar a histórica Rua Quinhentista, a imponente Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, a Igreja da Misericórdia, a Fonte da Praça e a Casa da Praça e o Pelourinho. Confessamos que não ficámos muito tempo por Vila Cova de Alva, pois o calor já apertava e queríamos ir dar um mergulho!

Avô

Foi na vila de Avô que demos o tão desejado mergulho, mais propriamente na Praia Fluvial de Avô. O espaço é tão agradável que nem vai dar pelas horas a passarem.
Localiza-se no ponto onde a Ribeira de Pomares se encontra com o Rio Alva. Desta junção resulta um lago com uma maravilhosa ilha no meio, a Ilha do Picoto.

Já mais fresquinhos fomos explorar as ruas históricas de Avô, passando pelo edifício dos antigos Paços do Concelho e o Pelourinho Manuelino. Subimos ainda até às ruínas do seu antigo Castelo, cujas origens remontam ao longínquo tempo da ocupação romana de Avô.

Dica extra: faça um pequeno desvio (sensivelmente 4km) até ao miradouro Varandas de Avô. Deste local vai usufruir de uma das paisagens mais arrebatadoras da Serra do Açor. Saímos de Avô completamente rendidos!

Ponte das Três Entradas

O sol já se estava a esconder e fomos até ao último destino do dia. A Ponte das Três Entradas situa-se na confluência do Rio Alvôco com o Rio Alva. A particularidade desta ponte é o facto de ter não um, não dois, mas sim três tabuleiros.

Foi aqui que encerrámos o nosso dia, mais precisamente no Alva Valley Hotel, que se localiza mesmo junto à ponte. O local ideal para descansar de um dia tão bom!

Aqui fica o mapa do que visitar na Serra do Açor – 1º Dia

O que visitar na Serra do Açor – 2º Dia

Depois de tomarmos um farto pequeno-almoço no Alva Valley Hotel, partimos novamente à descoberta da Serra do Açor.

Aldeia das Dez

A primeira paragem do dia foi no miradouro, a caminho da Aldeia das Dez. Na verdade, não achámos que tenha uma vista assim tão incrível, uma vez que na paisagem ainda está muito presente os incêndios, infelizmente!

Apesar da Aldeia das Dez pertencer à rede das Aldeias do Xisto da Serra do Açor, a aldeia é maioritariamente composta por construções de granito. Mas não é por isso que não deve ser visitada, muito pelo contrário.
Estacionámos o carro e aí fomos nós. Passeámos pelas ruelas e fomos espreitar a Igreja Matriz, localizada num ponto alto da aldeia.

Um outro local que gostámos muito foi a Fonte do Povo, junto ao Cruzeiro do Largo da Fonte. Ali encontramos uma cabine telefónica, muito ao estilo londrino. Muito bonito!

Poço da Broca

Seguimos em direcção a Vide para chegar a um dos destinos mais aguardados do dia. Estamos, portanto, a falar-vos do Poço da Broca. Na verdade este bonito local já pertence ao Parque Natural da Serra da Estrela, mas como fica mesmo na fronteira com a Serra do Açor, não resistimos a dar lá um saltinho.

Aqui vai encontrar um conjunto de quedas de água soberbo, com várias piscinas naturais. O local é de uma beleza natural indescritível, que as fotografias não conseguem fazer jus ao que os nossos olhos presenciam.

Foz d’Égua

Chegámos a um dos ex-libris do nosso roteiro. A aldeia do xisto de Foz d’Égua é uma das aldeias mais pitorescas da Serra do Açor, que mais parece ser tirada de um conto de fadas. Apelidada de “Aldeia Hobbit”, facilmente se percebe porquê: entrámos num cenário encantado!

Foz d’Égua é caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza maravilhosa.

É aqui que podemos encontrar uma das mais fotogénicas praia fluviais de Portugal. É banhada pelas Ribeiras do Piódão e de Chãs d’Égua que aqui se unem, e fazem as delícias de miúdos e graúdos no Verão.

Infelizmente, quando fomos estava tanta gente que não conseguimos usufruir do local da melhor forma. Ficou a promessa de voltar!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Piódão

O nosso roteiro pela Serra do Açor terminou com a visita à tão aguardada “Aldeia Presépio”. Em perfeita sintonia com a paisagem, Piódão surge aos nossos olhos como um lugar mágico. E é mesmo! Quanto mais se aproxima, mais a aldeia apaixona.

Achámos que esta aldeia histórica merecia um destaque maior. Como tal, pode ler tudo sobre a nossa visita ao Piódão aqui.

Podemos então dizer que terminámos da melhor forma: com a cereja no topo do bolo!

Aqui fica o mapa do que visitar na Serra do Açor – 2º Dia

O nosso fim de semana chegara ao fim e era hora de regressar a casa. A mala, essa, estava carregadinha de paz e tranquilidade, que só o ambiente serrano nos consegue proporcionar!
Gostou do nosso roteiro “O que visitar na Serra do Açor”? Partilhe connosco nos comentários 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *