Portugal Portugal Continental

II Encontro de Travel Bloggers Portugueses – Covilhã

Nos passados dias 7 e 8 de Setembro, a Covilhã foi o centro dos acontecimentos!
Cerca de 50 participantes e representantes de 31 blogues de viagem rumaram até esta bela cidade no interior do país. O objectivo era reforçar laços de amizade, partilha e experiências. Dava-se assim início do II Encontro de Travel Bloggers Portugueses.

Para quem (ainda) não nos conhece, a principal missão da comunidade #travelbloggersPT é dar a conhecer os maravilhosos locais que existem em Portugal bem como promover o que de melhor há em cada região!

O evento rapidamente chegou às bocas do mundo, tendo inclusive sido divulgado na Momondo.

Esta iniciativa pretendeu ser mais do que uma visita pelos principais pontos turísticos, mostrando também os hábitos e costumes covilhanenses através da gastronomia e de eventos culturais.

Este ano, o Viver o Mundo não podia, de todo, faltar à segunda edição do Encontro Nacional de Travel Bloggers Portugueses! A fasquia e as expectativas estavam lá no alto e nem por um segundo foram defraudadas.

1º dia do II Encontro de Travel Bloggers Portugueses

Por volta das 14h todos os bloggers encontraram-se no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã. Fomos recebidos com um sorriso e palavras amigáveis da Vereadora Regina Gouveia. Depois de uma calorosa recepção estávamos preparadíssimos para explorar a zona histórica da cidade.

Deu-se então início ao nosso passeio fotográfico de Arte Urbana. As excelentes explicações do nosso guia, o Pedro, permitiram-nos perceber as várias intervenções realizadas no âmbito do WOOL. A Covilhã mostrou ser um verdadeiro museu a céu aberto de arte urbana, graças à acção criativa do Woolfest – Covilhã Art Festival.

As paredes da cidade estão preenchidas com pinturas coloridas, assinadas por vários autores de renome. Destacamos Bordallo II, Bosoletti, Samina, Tamara Alves, entre outros.

No final de visitar os murais, que são todos lindíssimos, fomos aconchegar o estômago na Taberna A Laranjinha. O proprietário Ricardo explicou-nos que se trata de uma taberna tradicional com refeições típicas, grande variedade de petiscos e tapas, queijos e vinhos. E inclusive já recebeu vários prémios de distinção.

Aqui tivemos a oportunidade de provar a famosa cherovia (ou pastinaca). A cherovia, produto típico da Covilhã, é uma raiz com a forma de cenoura, a cor do nabo e um sabor adocicado que integra muitas confecções gastronómicas. Foi uma experiência gastronómica e tanto que nos deu (ainda) mais vontade de continuar a explorar a cidade.

A tarde continuou da melhor forma, com a visita ao New Hand Lab, um “espaço que promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas”.

O New Hand Lab localiza-se numa antiga fábrica de lanifícios, que ainda mantém nos mesmos sítios as máquinas que eram usadas antigamente. Uma excelente forma de homenagear todos os que trabalharam na indústria da lã.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Como o Sr. Francisco, o proprietário, nos explicou, o New Hand Lab é um “laboratório criativo para artistas”, onde designers de moda, pintores, fotógrafos, artistas de multimédia e modelos trabalham juntos, lado a lado. Entre rolos, lã e muita cor são os sonhos que preenchem estas paredes, que outrora foram o ganha pão de cerca de 400 pessoas. E que bonita forma de reaproveitar o espaço!

Depois desta visita tão interessante, chegara a hora de conhecermos o nosso hotel. Fizemos o check-in no Hotel Santa Eufémia que nos acolheu tão bem, ao ponto de nos sentirmos logo em casa.

O grupo reuniu-se novamente, desta vez no Restaurante Montiel, afim de jantarmos um fantástico bacalhau (ou lagartinhos) e falar de… viagens, claro!

A noite de sábado brindou-nos com um céu estrelado e nós brindámos à Covilhã e a este encontro no Restaurante Alkymia, com um bela sangria e claro, acompanhado de cherovia!

2º dia do II Encontro de Travel Bloggers Portugueses

O segundo dia começou a 1993 metros de altitude e estávamos todos radiantes! Tivemos cerca de uma hora para explorar o ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre. Uma paisagem de cortar a respiração, com desníveis montanhosos impressionantes onde o silêncio da natureza reina.

E como somos amantes de viagens, mas também somos um bom garfo, aproveitámos ainda para petiscar um queijo da serra e enchidos deliciosos! Tão bom que ainda hoje lhes conseguimos sentir o sabor!

Seguiu-se uma breve visita ao Covão d’Ametade, que é um local lindo de morrer e ainda à Piscina das Penhas da Saúde, que reabriram há pouco tempo!

Depois de muitas aventuras, seguimos até à Pousada da Juventude da Serra da Estrela. Aqui almoçámos um belo Bacalhau à Assis e para complementar esta experiência gastronómica serviram-nos uma das melhores sobremesas que já provámos. Trata-se de um folhado recheado de doce de abóbora, com requeijão e canela 🤤.

Durante a tarde visitámos o Museu de Lanifícios, onde o nosso querido guia nos explicou toda a sua história. Um local imperdível!

O II Encontro de Travel Bloggers Portugueses já estava a terminar, mas não antes de nos reunirmos com a comunidade para partilhar algumas experiências e muiiiiitas surpresas!

Foi sem dúvida um fim-de-semana incrível, onde conhecemos imensa gente que partilha da mesma paixão que nós!
Queremos deixar um agradecimento a toda a organização e também à Câmara Municipal da Covilhã, que foram incansáveis!

Se é para repetir? Clarooooo 😉

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *