Portugal Portugal Continental

Cascata da Fraga da Pena, um paraíso na Serra do Açor

A cascata da Fraga da Pena não deixa indiferente quem por ali passa. É considerada um dos ex-libris da Serra do Açor, e de facto, percebemos porquê. É um cenário idílico onde se pode encontrar em perfeita comunhão com a natureza, ouvindo apenas as quedas de água e o chilrear dos passarinhos.
Vamos então descobrir a cascata da Fraga da Pena?

A cascata da Fraga da Pena trata-se de um acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, originando um conjunto de quedas de água sucessivas. A principal queda de água tem uma altura de 19 metros, formando assim uma pequena lagoa.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Onde se localiza a cascata da Fraga da Pena

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a cascata da Fraga da Pena. Localiza-se perto da aldeia de Pardieiros, concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.

Veja aqui o que visitar em Piódão

Como chegar

Logo a seguir à placa indicativa “Fraga da Pena” existe um pequeno parque de estacionamento gratuito. Estacione aí o carro e prepare-se para andar não mais que 200 metros até à principal cascata.

O piso encontra-se em bom estado e pode ir desfrutando da natureza envolvente. Não deixe de apreciar a fauna e flora do local.
A rocha metamórfica ali abundante é o xisto. Encontra-se também uma enorme vegetação de castanheiros, carvalhos alvarinho e medronheiros.

O que fazer na Cascata da Fraga da Pena

Este é o local ideal para se refrescar nas tardes quentes de Verão. A água é (muito) fria e o sol não bate ali durante muito tempo, mas há sempre quem se aventure a um mergulho na água límpida e cristalina!

No local há várias mesinhas e bancos para descansar ou até mesmo fazer um piquenique em família. Há lá coisa melhor que almoçar a ouvir os passarinhos a chilrear? 😉

Veja aqui o que visitar na Serra do Açor

No lado esquerdo da queda de água há um trilho que o vai levar a mais três piscinas naturais e pequenas cascatas. É óptimo se quiser mais privacidade.

Dica extra

Se é amante de caminhadas, não perca o trilho desde a Fraga da Pena a Pardieiros. São cerca de 2,5 km, onde vai poder apreciar a natureza da serra e da Mata da Margaraça.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Onde dormir



Booking.com

Se busca um local onde impera uma serenidade apenas interrompida pelo som da água, a cascata da Fraga da Pena é o sítio ideal. Vai ser uma aventura pela natureza que o vai fazer querer descobrir cada recanto, onde a frescura e autenticidade prevalecem.

Prepare a sua viagem

   Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking ou pelo Airbnb (com 30€ de desconto). Reserve e cancele sempre que necessário.

   Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

    Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

    Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

    Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

    Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

   Compre na Amazon o seu equipamento fotográfico, acessórios de fotografia e gadgets. No Aliexpress encontra a melhor roupa e acessórios para viagens.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *