Portugal Portugal Continental

O que visitar em Piódão

Com toda a certeza que já ouviu falar da Aldeia Histórica de Piódão. Apelidada de “Aldeia Presépio”, devido à disposição das suas casas e do ambiente que ganha quando a noite cai, Piódão é um local fascinante que merece a visita de todos! Piódão foi a grande vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias Remotas, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal e Património Nacional desde 1978. Títulos esses que fazem com que milhares de visitantes se percam por lá, todos os anos.
Querem aproveitar ao máximo a passagem pela aldeia? Então venham daí para saber tudo o que visitar em Piódão.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Como chegar a Piódão

Piódão fica no concelho de Arganil, entre a Serra do Açor e a Serra da Estrela, bem no centro de Portugal. A aldeia está a cerca de 60 km de distância da Covilhã e a cerca 90 km de distância de Coimbra. A maneira mais fácil de chegar até lá é indo de carro.

Quando estiver no IP3 deverá sair para o IC6 em direcção a Arganil/Covilhã/Oliveira do Hospital e depois seguir pela N17. Na N17 poderá optar por uma das seguintes alternativas: ir até Arganil ou ir até Coja para depois então seguir até Piódão.

Chegar até Piódão implica uma viagem pelas apertadas curvas da Serra do Açor. Mas quando chegar até lá, vai ser recompensado pela vista fabulosa!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Quando visitar o Piódão

Honestamente, achamos que todas as estações do ano são boas para uma visita ao Piódão. Nós fomos no Verão, aproveitando assim para nos refrescarmos nas (geladas) águas da praia fluvial.
No entanto, se é amante de caminhadas achamos que a Primavera e o Outono são as estações do ano mais indicadas para fazer os vários trilhos da zona.

Também no Inverno a aldeia tem o seu encanto. Principalmente quando neva. Em frente à lareira, no aconchego das casinhas de xisto, também não é um mau plano.

O que visitar em Piódão

Chegar ao Piódão não é tarefa fácil, como já o referimos em cima. Mas quando começar a avistar as casas de xisto no meio de um manto verde de perder de vista, vai sentir-se triunfal. Em perfeita sintonia com a paisagem, a aldeia surge aos nossos olhos como um lugar mágico. E é mesmo! Quanto mais se aproxima, mais a aldeia apaixona. Venham então connosco descobrir o que visitar em Piódão. 😊

Veja aqui o que visitar na Serra do Açor

Igreja Matriz do Piódão

Contrastando por completo com a cor de terra das casas em redor, surge a Igreja Matriz do Piódão. Esta igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, data do século XVIII tendo no entanto sofrido obras de remodelação ao longo dos anos.

Conta com uma fachada neobarroca branca e azul, com quatro torres cilíndricas rematadas em cone. Já o seu interior em tons azulados também é muito bonito. Não mostramos fotografias, pois não é permitido fotografar dentro da igreja.

Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira

É neste largo, junto à igreja, que se concentram o Museu do Piódão, o Posto de Turismo e os cafés e restaurantes. Não deixem de provar os produtos regionais! Também aqui há lojinhas de artesanato, com os habituais souvenirs.
Este é um bom ponto de partida para começar a percorrer as ruelas da aldeia.

É no Núcleo Museológico de Piódão que pode aprender sobre o artesanato e sobre os costumes e tradições das gentes daquela terra.

Passear pelas ruas da aldeia

Desbravar a aldeia, a pé, é um dos melhores programas para se fazer em Piódão. Perca-se pelas ruas labirínticas, travessas e escadinhas. Cada recanto descoberto é uma verdadeira surpresa.

Aprecie cada detalhe das casinhas de xisto negro e telhados de ardósia, com as típicas portas e portadas pintadas de azul. É a cor azul-céu que dá um toque tão único e embeleza ainda mais a aldeia.

Capela de São Pedro

Localizada quase no topo da aldeia, a Capela de São Pedro destaca-se do ambiente envolvente (tal como a Igreja Matriz). Apresenta também paredes brancas, no entanto é mais pequena.

À noite, a sua cruz é iluminada por neon, o que não passa despercebida na paisagem.

Percursos Pedestres

É amante de caminhadas? Então este é o ponto de partida perfeito para conhecer melhor a região. Existem vários trilhos traçados e indicados por toda a aldeia. Poderá obter mais informações no Posto de Turismo, junto à Igreja Matriz.

Praia Fluvial do Piódão

Quando o calor aperta, não há nada melhor que refrescar-se na água límpida da Ribeira do Piódão. Mas avisamos desde já que a água é gelada. O João aventurou-se com um belo de um mergulho, já a Lara molhou os tornozelos.😅

A praia fluvial está munida com todas as condições e, no Verão, conta com a presença de um nadador salvador.

Veja aqui como chegar à Cascata da Fraga da Pena

Onde comer

Não pode mesmo sair do Piódão sem provar o prato típico: o bucho. O bucho é o estômago do porco que depois é recheado com arroz e carne. Os queijos curados e frescos também são de salivar.
Também os licores são o ex-libris desta zona. E têm várias opções: mirtilo, castanha, frutos vermelhos, amora, entre outros. Então, não deixe de provar!

De todos os restaurantes no Piódão salientamos O Solar dos Pachecos, O Fontinha e Delícias do Piódão.

Nós comemos um delicioso bucho n’O Solar dos Pachecos e para além de ser muito saboroso, não achámos nada caro.

Onde dormir

Uma vez que esta é a aldeia mais turística da Serra do Açor, os preços estão bastante inflacionados. Recomendamos reservar o seu alojamento com alguma antecedência.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Sugerimos o Inatel, que tem uma vista fabulosa. No entanto, se preferir mais autenticidade recomendamos que fique hospedado na Casa da Padaria.

Veja aqui o que visitar na Serra do Açor

Dica extra

Perto de Piódão, não pode deixar escapar a oportunidade de visitar Foz d’Égua e Chãs d’Égua. Nós ficámos rendidos à Praia Fluvial de Foz d’Égua. Tão fotogénica e pitoresca, até apelidam de ‘Aldeia Hobbit’. Parece de facto tirada de um cenário encantado. Ninguém lhe consegue resistir!

Há quem também inclua no roteiro um outro paraíso: a Cascata da Fraga da Pena. Num enquadramento paisagístico soberbo podemos contemplar uma queda de água com quase 20 metros de altura. Uma visita imperdível!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *