Açores Portugal São Miguel

4º dia em São Miguel – Roteiro

O nosso 4º dia em São Miguel acordou solarengo e ficámos radiantes! Levantámo-nos, mais uma vez, bem cedinho para aproveitar melhor o dia. A cada dia que passava estávamos cada vez mais apaixonados por São Miguel. Sabíamos que era um destino perfeito para nós, só não estávamos preparados para tamanha beleza.
Vamos então contar-vos por onde andámos!

Veja aqui todas as dicas úteis para visitar São Miguel

Roteiro do 4º dia em São Miguel

A primeira paragem do dia foi no Miradouro da Bela Vista. E que bela forma de começar o dia com uma vista daquelas!

Espreite aqui o roteiro do , do , do e do dia em São Miguel

Seguimos depois até um dos ex-libris desta maravilhosa ilha: a Lagoa do Fogo. A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa de São Miguel e a mais alta, com cerca de 949 metros. Está localizada na caldeira do vulcão do Fogo e uma vez que teve poucas intervenções humanas, conserva ainda muito da sua fauna e flora ainda selvagem e intacta.

A Lagoa do Fogo pode ser apreciada através dos vários miradouros existentes, já que esta se encontra mais abaixo das montanhas. Pode estacionar o carro no parque de estacionamento ali existente e contemplar a Lagoa de cima. Se é mais aventureiro, pode seguir o trilho pedestre até chegar à lagoa. O caminho é longo e íngreme, como tal é preciso estar bem preparado fisicamente e andar com cautela, uma vez que é um local de difícil acesso.

Vista de qualquer ponto, é de uma beleza indescritível!

De seguida, demos um saltinho ao Miradouro do Salto da Farinha. Dali é possível contemplar uma cascata com cerca de 40 metros. É ainda possível fazer um trilho para chegar até lá, mas infelizmente o tempo era escasso. Ficará para uma próxima. 😉

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Sem mais demoras, seguimos até ao Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, que adorámos! Trata-se de uma área protegida, onde é possível observar uma abundante e variada flora e também muitas cascatas. Aqui encontra-se uma das mais famosas cascatas da ilha, a Cascata do Véu da Noiva. É realmente impressionante!

O parque possui cinco moinhos de água no seu interior, sendo três deles classificados como Imóveis de Interesse Público.

Seguimos, depois, em direcção ao Miradouro Despe-te que Suas, que nos brindou com uma paisagem magnífica e um jardim igualmente bonito. O nome tão peculiar do miradouro deve-se ao facto de ser uma zona de acentuado declive, que obrigava a redobrado esforço físico das populações em tempos em que a viagens se faziam a pé ou em carroças puxadas por animais.

Ainda antes do almoço, fizemos uma breve visita ao Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme. O jardim é bastante agradável e tem uma bonita cascata e alguns patinhos.

Veja todos os locais por onde passámos no nosso instagram

Passámos ainda pelo Farol do Arnel, o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores. Ao longo dos anos foi sofrendo várias melhorias e adaptações, que lhe permitiram chegar aos dias de hoje mantendo as suas funções e constituindo um marco no património do concelho do Nordeste.

Confessamos que não gostámos do local, devido ao seu acesso. Caímos no erro de levar o carro até ao farol e foi a pior coisa que fizemos. A estrada tem uma inclinação muito elevada e não há estacionamento no local, pelo que recomendamos que o percurso seja feito a pé. Não façam como nós, que a Lara ia tendo um ataque. 😂

Recuperados do susto, decidimos almoçar no parque de merendas do Miradouro da Ponta do Sossego. Este foi, sem dúvida, um dos miradouros que mais gostámos. O chão vermelho confunde-se com as mais variadas cores das flores, e como se isso não bastasse, ainda tem o azul do mar como pano de fundo.

Para além do jardim e dos seus canteiros tão bem cuidados, a vista, essa… é soberba!

Onde alugar carro em São Miguel

Seguimos até mais um miradouro, o Miradouro da Ponta da Madrugada. Este, que em termos de beleza não fica nada atrás do anterior, é o melhor local da ilha para ver nascer os primeiros raios de sol do dia.

Decidimos parar na Povoação para beber café. Demos ainda um passeio a pé pela zona. Gostámos muito!

A próxima paragem, depois de muitas subidas, foi no Miradouro do Salto do Cavalo. Localiza-se a cerca de 760 metros de altitude e a vista é linda! Apesar de estar muito frio, aquela vista(ça) compensou tudo!

E para aquecermos, nada melhor que nos banharmos nas águas quentes da Poça da Dona Beija. A Poça da Dona Beija é um espaço místico de águas termais, que conta com cinco piscinas, uma com água a 28ºC e as restantes a 39ºC.

Inserida numa paisagem tropical, um banho nestas águas proporciona um excelente momento de relaxamento! Além disso, o alto teor férreo das águas traz imensos benefícios para a saúde, nomeadamente no combate a anemias, alergias, entre outros. Nós gostámos mesmo muito deste local!

A Poça da Dona Beija está aberta todos os dias das 10h às 23h e tem um custo de 6€, sendo que as crianças até aos seis anos pagam 4€. Na entrada são facultados cestos para colocar os objectos pessoais e vestuário, que dão imenso jeito.

Veja aqui todas as dicas úteis para visitar São Miguel

Com o corpo totalmente relaxado (quem disse que as férias também não cansam?), fomos repor os níveis nutritivos no Restaurante Cais 20. Este restaurante depressa se tornou numa referência na área do marisco e dos petiscos. Nós pedimos vários petiscos, mas não nos sai da cabeça o absurdo (camarões), o pão frito com linguiça e a morcela com ananás! Que delícia…

E assim demos por terminado este 4º dia em São Miguel! A nossa estadia na ilha estava a terminar, mas no dia seguinte (e último) ainda havia muito para palmilhar.



Booking.com

Roteiro do 4º dia em São Miguel

  • Miradouro da Bela Vista
  • Lagoa do Fogo
  • Miradouro do Salto da Farinha
  • Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
  • Miradouro Despe-te que Suas
  • Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme
  • Farol do Arnel
  • Miradouro da Ponta do Sossego
  • Miradouro da Ponta da Madrugada
  • Povoação
  • Miradouro do Salto do Cavalo
  • Poça da Dona Beija

Espreite aqui o roteiro do , do , do e do dia em São Miguel

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *