Açores Portugal São Miguel

1º dia em São Miguel – Roteiro

Delinear um roteiro para os Açores não é tarefa fácil. A instabilidade do tempo pode fazê-lo mudar várias vezes os planos, uma vez que no mesmo dia podem fazer as quatro estações do ano. É muito provável que num local esteja um sol incrível e noutro esteja tudo nublado ou até mesmo a chover. Como tal, aconselhamos que diariamente, antes de sair de casa, consultem a aplicação SpotAzores. Este site mostra através de webcam como se encontra o tempo em vários pontos estratégicos da ilha, tornando-se fundamental para programarem o vosso dia.
Nós tínhamos um roteiro detalhado para cada dia, mas já sabíamos de antemão que poderia ser mudado a qualquer hora. E aconteceu! 😂 Ficámos no total cinco dias em São Miguel e soube a pouco. Muita coisa ficou por fazer, principalmente alguns trilhos! Visto que fomos no Inverno, o dia acaba por escurecer mais cedo, logo não dá para aproveitar tanto, uma vez que às 17h30 já é de noite. A nossa recomendação é começar o dia bem cedo, para aproveitar da melhor forma este pequeno paraíso. Vamos então mostrar-vos o roteiro do 1º dia em São Miguel. 😉

Espreite aqui o roteiro do , do , do e do 5º dia em São Miguel

Em todos os dias saímos da zona de São Roque, por ser o local onde estávamos alojados. Ainda assim, alugando carro rapidamente chega a qualquer ponto da ilha.

Roteiro do 1º dia em São Miguel

Este dia incide, maioritariamente, na parte oeste de São Miguel com a visita às lagoas mais conhecidas e na contemplação da bonita paisagem através de vários miradouros.

A primeira paragem do dia foi no Miradouro do Pico do Carvão, que permite uma vista panorâmica por toda a costa norte e sul da Ilha de São Miguel. O sol raiava e esta paisagem deu-nos ainda mais vontade de explorar cada cantinho da ilha.

Junto à estrada principal, parámos o carro para apreciar o Aqueduto do Carvão. Do lado oposto da estrada está a Lagoa do Carvão. Que belezura!

Deixámos ali o carro estacionado, para seguir até ao próximo destino: a Lagoa das Empadadas. É possível levar o carro até lá, mas o parque de estacionamento é reduzido e a estrada é íngreme, sendo que em dias de chuva poderá tornar-se um pouco escorregadia. O percurso a pé, apesar de subir um bocado, faz-se bem e de forma descontraída. Tenha em conta o horário de visita da mesma: no horário de Verão (último domingo de Março ao último domingo de Outubro) é possível visitar a lagoa das 8h30 às 19h em dias úteis, e aos fins de semana e feriados das 10h às 19h. No horário de Inverno apenas é possível visitar nos dias úteis, das 8h30 às 15h.

Esta lagoa está dividida em duas, mas só visualmente, uma vez que tem dois lençóis de água com origem em duas crateras vulcânicas, que se unem numa só. Aqui, sentimo-nos em completa comunhão com a natureza – tão intenso!

No mesmo recinto localiza-se ainda a Lagoa Rasa. Esta lagoa tem tanto de charmosa como de intrigante por parecer que está localizada na cratera de um vulcão. O local é de fácil acesso, ainda assim saiba que está indicado com placas, não se preocupe.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Se as pernas não doerem, sugerimos que continue a caminhada, subindo até ao Miradouro do Pico do Paul. De lá consegue observar a Lagoa de Pau Pique e toda a área envolvente. O percurso custa um pouco, é verdade, mas a vista panorâmica compensa o cansaço!

Regressámos ao carro, fazendo o percurso inverso a pé. Continuando pela estrada principal, parámos no nosso próximo destino: a Lagoa do Canário. Existe um parque de estacionamento grande no seu interior e outros acessos que permitem visualizar a lagoa de diferentes perspectivas. É mesmo muito bonita!

Ainda no mesmo recinto, fizemos uma boa caminhada até um dos principais miradouros da ilha. Falamos então do Miradouro da Grota do Inferno (também conhecido por Boca do Inferno). O miradouro encontra-se a 1000 metros de altitude e a partir deste é possível ver a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa, parte do povoado das Sete Cidades e parte da Serra Devassa. Tem uma vista INCRÍVEL! Foi aqui que pensámos “Como raio demorámos tanto tempo para visitar os Açores?”.

Para subir até ao miradouro, terá de fazê-lo por um pequeno trilho de terra com alguma inclinação. Em dias de chuva torna-se ainda mais complicado, como tal recomendamos a utilização de calçado adequado.

Completamente apaixonados pela ilha, e ainda era só o primeiro dia em São Miguel, seguimos até outro miradouro bastante afamado: o Miradouro Vista do Rei. Neste miradouro consegue-se uma vista privilegiada sobre Lagoa das Sete Cidades. É possível ver as duas lagoas, que dependendo da intensidade do sol e das nuvens é possível ver, nitidamente, que uma é verde e a outra é azul. Apesar do bom tempo, não conseguimos ver essa diferença. Talvez tenham mais sorte que nós. 😁

Veja aqui todas as dicas úteis para visitar São Miguel

Sabiam que existe uma lenda que desvenda a diferença das cores da água da lagoa? É verdade.
Reza a lenda, que há muitos anos atrás, no local onde agora se situa a freguesia das Sete Cidades, existia um Reino. Nesse Reino vivia uma princesa muito bonita de olhos azuis. Ela, que gostava tanto da natureza, um dia encontrou um pastor de olhos verdes e apaixonaram-se, trocando juras de amor eterno.

Quando o Rei descobriu, proibiu a filha de se encontrar com o pastor, pois pretendia que a filha se casasse com um príncipe de um dos reinos vizinhos. Por respeito ao pai, a princesa aceitou esta cruel decisão, mas pediu-lhe um último encontro com o pastor para se poder despedir dele. Sensibilizado, o rei disse-lhe que sim.

A princesa e o pastor encontraram-se pela última vez e choravam tanto que as lágrimas dos olhos azuis da princesa correram pelo vale e formaram a lagoa azul. Já as lágrimas dos olhos verdes do pastor caíram com tanta intensidade que formaram a lagoa de água verde. As lágrimas dos dois formaram as duas lagoas, lado a lado, que ficaram juntas para sempre.

Ao lado do miradouro encontra-se o Hotel Monte Palace, um antigo hotel de 5 estrelas. Embora possa já ter visto fotos de vários turistas no seu interior, é expressamente proibida a entrada nas actuais ruínas, por motivos de segurança.
Entretanto o hotel já foi comprado e existe um portão fechado a cadeado para impedir a entrada dos mais curiosos. Apesar disso, nós vimos algumas pessoas a subir o enorme portão, mas decidimos não arriscar. Para nós, em primeiro lugar, está a nossa segurança.

Onde alugar carro em São Miguel

Daqui seguimos em direcção ao centro das Sete Cidades. Até lá chegar, irá percorrer uma das mais famosas estradas que (na altura da Primavera e Verão) se encontram de floridas hortências.

Mas antes de chegar à povoação não resistimos a parar noutro miradouro. No Miradouro da Lagoa de Santiago, vai poder apreciar uma lagoa com um tom verde intenso e bem diferente das outras. Esta lagoa profunda ocupa uma cratera vulcânica do Maciço das Sete Cidades e encontra-se a 334 metros acima do nível do mar. UAU!

Parámos então nas Sete Cidades, pois já era mais do que hora para abastecer as barriguinhas. 😂 A visita foi curta, mas ainda fomos espreitar a Igreja de São Nicolau. De estilo neolítico, a igreja foi mandada construir em 1857. Para chegar ao templo tem de percorrer um caminho de árvores majestosas.

A tarde já ia longa e seguimos até à Praia dos Mosteiros, onde estivemos algum tempo a apreciar esta beleza, simplesmente. Esta praia de areia escura é o local ideal para apreciar um magnífico pôr-do-sol.

Veja todos os locais por onde passámos no nosso instagram

A chuva começara a ameaçar este final de tarde, e então dirigimo-nos ao Miradouro do Escalvado, que permite a observação panorâmica da costa oeste da ilha. É neste miradouro que poderá ter uma perspectiva diferente da localidade dos Mosteiros e avistar igualmente a zona da Ponta da Ferraria, o próximo local de paragem.

Seguimos então até às Piscinas Naturais da Ponta da Ferraria. Desça até ao local com especial cuidado, uma vez que o percurso é bastante inclinado.
É fabuloso o fenómeno geológico que ocorre neste local! Aqui, a água do mar difunde-se com águas termais de origem vulcânica, atingindo temperaturas que variam entre os 18ºC e os 28ºC. A temperatura varia com a maré, já que a concentração de água aquecida também varia.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Infelizmente não conseguimos relaxar na água quente salgada, mas numa próxima vez não nos escapa!

Este 1º dia em São Miguel já estava a terminar, mas antes ainda fomos espreitar o Farol da Ponta da Ferraria. Foi o segundo farol a ser construído nos Açores e é um dos mais bonitos do arquipélago, com cerca de 14 metros de altura.

Regressámos por fim a Ponta Delgada, fazendo o trajecto junto à costa. O local eleito para o jantar foi no restaurante A Tasca, onde nos deliciámos com um lombo de atum com sementes de sésamo, acompanhado por inhame, batata-doce e vegetais. Uma verdadeira delícia!

Roteiro do 1º dia em São Miguel:

  • Miradouro do Pico do Carvão
  • Aqueduto do Carvão e Lagoa do Carvão
  • Lagoa das Empadadas
  • Lagoa Rasa
  • Miradouro do Pico do Paul
  • Lagoa do Canário
  • Miradouro da Grota do Inferno
  • Miradouro Vista do Rei
  • Hotel Monte Palace
  • Miradouro da Lagoa de Santiago
  • Sete Cidades e Igreja de São Nicolau
  • Praia dos Mosteiros
  • Miradouro do Escalvado
  • Piscina Natural da Ponta da Ferraria
  • Farol da Ponta da Ferraria



Booking.com

Espreite aqui o roteiro do , do , do e do 5º dia em São Miguel

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *