Açores Portugal

2º dia em São Miguel – Roteiro

O nosso 2º dia em São Miguel acordou chuvoso e bastante nublado. Sabíamos que era provável isso acontecer, mas ainda assim tínhamos esperança que passasse ou houvesse zonas da ilha que nos dessem tréguas. Mas, infelizmente, isso não aconteceu. Choveu copiosamente o dia todo, em toda a ilha. Apesar de ter sido um dia mais condicionado, não foi isso que nos impediu de conhecer alguns locais da ilha.

Inicialmente tentámos seguir o roteiro que havíamos preparado, mas logo percebemos que não iria resultar. A chuva não deu mesmo tréguas. E a verdade é que, num destino onde essencialmente os pontos turísticos são em plena natureza, é difícil planear o roteiro, sem dar o dia como perdido. Assim sendo, vamos contar-vos o que fizemos no 2º dia em São Miguel.

Roteiro do 2º dia em São Miguel

Começámos o dia a (tentar) explorar o centro de Ponta Delgada. Estacionámos o carro na Marina de Ponta Delgada e fomos até às Portas da Cidade. As Portas da Cidade são a principal imagem do cartão visita de Ponta Delgada, onde se encontra igualmente o brasão da cidade.

Mesmo ali ao lado, encontramos a Igreja Matriz de São Sebastião. Classificada como Imóvel de Interesse Público, foi construída no século XVI. A igreja apresenta exemplos de gótico tardio, e a fachada principal, com estilo manuelino. É de facto espectacular!

De seguida, fomos visitar a Igreja de São José. Começou a ser construída em 1709 e apresenta, sobretudo, os estilos maneirista e barroco. Infelizmente não conseguimos entrar, mas disseram-nos que o seu interior é muito bonito.

Do outro lado da estrada encontra-se o Forte de São Brás, que é um exemplar de arquitetura militar quinhentista e é a actual casa do Museu Militar dos Açores.



Booking.com

A nossa ideia original era ainda visitar o Jardim José do Canto e espreitar algumas obras de Arte Urbana. Graças à iniciativa “Circuito de Arte Pública”, no âmbito do Walk&Talk, as ruas de São Miguel foram transformadas num palco de arte urbana. Infelizmente, estava a chover tanto que não nos atrevemos a andar mais pela rua.

Veja todos os locais por onde passámos no nosso instagram

Seguimos então até à Plantação de Ananases Augusto Arruda, uma das mais conhecidas da ilha. O ananás é um dos produtos açorianos mais famosos e todos o conhecem pelo seu sabor único. Com mais de 100 anos de História, a Plantação de Ananases Augusto Arruda é um verdadeiro museu vivo desta cultura única no Mundo.

O ananás é cultivado em estufas de formato rectangular, cobertas por centenas de vidros caiados, tendo no seu interior dois canteiros separados por um caminho de pedra. O crescimento dos ananases passa por várias fases, sendo que desde a plantação até à sua colheita demora cerca de 18 meses.

Existem dois tipos de visita, a livre e gratuita ou a visita guiada. No local existe ainda uma loja de recordações, com sumos, compotas, ananases, etc. Infelizmente, devido ao mau tempo, as estufas estavam encerradas para visita e só nos foi possível espreitar do lado de fora.

Como gostávamos mesmo de entrar nas estufas para ver mais de perto os pequenos ananases (e porque somos teimosos, também), decidimos visitar uma outra plantação: a Plantação de Ananás dos Açores.

Apesar de maior, a verdade é que não são muito diferentes. Felizmente as estufas estavam abertas e assim conseguimos perceber melhor as diferentes fases de crescimento dos ananases. Também aqui a entrada é gratuita.

Continuámos o nosso roteiro até ao Miradouro das Pedras Negras, com a esperança que lá não chovesse. Infelizmente não fomos contemplados com essa sorte! Ainda assim, conseguimos ver a tão famosa rocha em forma de elefante.

Onde alugar carro em São Miguel

Como estávamos ali perto, demos um salto até ao Miradouro do Navio, que consiste numa embarcação de madeira ali instalada, com vista para o mar.

Dali, fomos conhecer (de carro) a vila piscatória Rabo de Peixe. O que mais nos chamou à atenção foram as casas coloridas. Tão mimosas!

Tínhamos levado o almoço de casa, e como a chuva não dava tréguas, já que era para comer no carro, pelo menos que tivéssemos uma boa vista. O local escolhido foi a Praia do Areal de Santa Bárbara, uma das praias de eleição para a prática de surf e também uma das mais populares da ilha.

Passámos, de seguida, pela Ribeira Grande, uma cidade do norte da ilha. Apesar da visita breve, ainda conseguimos apreciar o seu bonito centro histórico.

Arriscámos tudo e fomos em direcção ao Miradouro de Santa Iria, um dos mais emblemáticos miradouros da ilha de São Miguel. Em dias de sol, tem uma das vistas mais bonitas da ilha. Aqui percebemos que, de facto, a chuva não iria parar e não deveríamos continuar a insistir na visita aos miradouros. 😂

Veja aqui todas as dicas úteis para visitar São Miguel

Mudámos todos os planos que tínhamos e fomos visitar as duas fábricas de chá existentes na ilha. Começámos pela Fábrica de Chá do Porto Formoso, onde assistimos a um curto vídeo sobre a fábrica e a plantação de chá.

A Fábrica de Chá Porto Formoso produz chá preto do tipo Orange Pekoe, Pekoe, Broken Leaf e Azores Home Blend. No final, os visitantes são convidados a beber uma chávena de chá. É mesmo delicioso! Aqui comprámos um licor para oferecer.

A fábrica está aberta de Segunda-Feira a Sábado das 9h ás 18h. A entrada é gratuita.

Seguiu-se então a Fábrica de Chá Gorreana, que se dedica ao cultivo de chá desde 1883 – é a mais antiga plantação de chá da Europa. A Gorreana produz exclusivamente chá preto e chá verde, isentos de químicos.

À chegada é-nos mostrado um pequeno filme que conta a história da fábrica, a origem do chá, bem como o seu processo de plantação, colheita e fabrico. Para além de fazer uma visita pelas instalações da fábrica, onde podemos ver a maquinaria e os seus trabalhadores, é também possível passear pelas suas plantações.  Aqui poderá ainda adquirir vários produtos como chás, doces e licores.

A fábrica está aberta de Segunda a Sexta-Feira das 8h às 18h e Sábados e Domingos das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Como as condições meteorológicas não estavam a nosso favor, decidimos regressar a Ponta Delgada para comprarmos algumas recordações para nós e para os nossos familiares.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Para acabar este 2º dia em São Miguel, reservámos uma mesa para dois no Restaurante Associação Agrícola, um dos restaurantes mais afamados de São Miguel.

Localizado no recinto de feiras de Rabo de Peixe, este é um verdadeiro oásis para os amantes de carne. O típico bife de vaca dos Açores é o ex-libris da ementa, que pode ser simples ou acompanhado por um molho. Pessoalmente, não resistimos ao bife com molho queijo da ilha. Ai, que delícia… Ah, e as sobremesas também são divinais!

Roteiro do 2º dia em São Miguel:

  • Marina de Ponta Delgada
  • Portas da Cidade
  • Igreja Matriz de São Sebastião
  • Igreja de São José
  • Forte de São Brás
  • Plantação de Ananases Augusto Arruda
  • Plantação de Ananás dos Açores
  • Miradouro das Pedras Negras
  • Miradouro do Navio
  • Rabo de Peixe
  • Praia do Areal de Santa Bárbara
  • Ribeira Grande
  • Miradouro de Santa Iria
  • Fábrica de Chá do Porto Formoso
  • Fábrica de Chá Gorreana

Espreite aqui o roteiro do , do , do e do 5º dia em São Miguel

Prepare a sua viagem

   Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking ou pelo Airbnb (com 30€ de desconto). Reserve e cancele sempre que necessário.

   Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

    Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

    Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

    Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

    Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

   Compre na Amazon o seu equipamento fotográfico, acessórios de fotografia e gadgets. No Aliexpress encontra a melhor roupa e acessórios para viagens.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *