Portugal Portugal Continental

Visitar o Mosteiro de AlcobaƧa

Situado no distrito de Leiria, mais precisamente em AlcobaƧa, o Mosteiro de Santa Maria de AlcobaƧa, tambƩm conhecido como Real Abadia de Santa Maria de AlcobaƧa ou mais simplesmente como Mosteiro de AlcobaƧa Ʃ imperdƭvel.
Ɖ considerado PatrimĆ³nio da Humanidade pela UNESCO desde 1989 e em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. NĆ£o pode mesmo deixar de visitar o Mosteiro de AlcobaƧa.

A histĆ³ria do Mosteiro de AlcobaƧa

O mosteiro foi fundado em 1153 por ordem de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, para cumprir uma promessa que havia feito a SĆ£o Bernardo de recuperar SantarĆ©m das mĆ£os mouras, em 1147. ApĆ³s a sua construĆ§Ć£o, o rei confiou o mosteiro e vĆ”rias terras de cultivo dos arredores aos monges de CĆ­ster.

A sua construĆ§Ć£o comeƧou em 1178, no entanto, os monges instalaram-se apenas em 1223, quando o mosteiro era um dos mais ricos e poderosos do paĆ­s. Acredita-se que naquela Ć©poca viviam 999 monges no mosteiro, que celebravam missas por turnos, sem interrupƧƵes.

Alguns monges passaram de agricultores ao ensino, durante o sĆ©culo XIII, usando grandes partes das suas propriedades para ampliar e modificar o convento segundo as tendĆŖncias do momento.

O espaƧo

O Mosteiro de AlcobaƧa Ć© composto por uma igreja e trĆŖs claustros. Todos tĆŖm dimensƵes enormes, divididos em dois andares e vĆ”rias alas. A igreja, com 100 metros de comprimento, representa o maior espaƧo religioso gĆ³tico em Portugal. Apresenta uma planta em forma de cruz latina e possui mais de 20 metros de altura, o que lhe confere uma beleza Ć­mpar.

Actualmente, encontram-se aqui os tĆŗmulos de D. Pedro e D. InĆŖs de Castro. Depois de uma histĆ³ria de amor trĆ”gico, D. Pedro afirma ter casado com D. InĆŖs em segredo e assim, impĆ“s o reconhecimento como rainha de Portugal. Em 1360, ordenou que o corpo de D. InĆŖs fosse trasladado de Coimbra para o Mosteiro de AlcobaƧa. Foi lĆ” que tambĆ©m mandou construir o seu tĆŗmulo, para que assim os dois pudessem descansar em paz e juntos. Nos tĆŗmulos estĆ£o representadas as cenas da HistĆ³ria de Portugal.

Para alĆ©m da igreja, destaca-se ainda o Claustro de D. Dinis. Este Ć© um local de passagem obrigatĆ³ria que dĆ” acesso a todas as restantes salas, mas era tambĆ©m um local de leitura e meditaĆ§Ć£o. ConstruĆ­do no reinado de D. Dinis, este Ć© o Ćŗnico claustro medieval do mosteiro, sendo um dos mais belos do gĆ³tico portuguĆŖs. Posteriormente, no reinado de D. Manuel I, foi-lhe acrescentado um piso superior.

Este claustro foi uma das zonas que mais gostei de visitar no mosteiro. Ɖ mesmo bonito!

FaƧa aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Um dos locais mais impressionantes do Mosteiro de AlcobaƧa Ć© a cozinha e o refeitĆ³rio. O centro da cozinha tem uma grande chaminĆ© forrada com azulejos, tal como todas as paredes interiores. Ao fundo, estĆ” um tanque com Ć”gua corrente que se destinava a lavagens diversas.

Ao lado da cozinha encontra-se o refeitĆ³rio, que Ć© uma construĆ§Ć£o impressionante, dadas as suas dimensƵes. De realƧar o PĆŗlpito do Leitor, onde um monge se encarregava diariamente da leitura sacra durante as refeiƧƵes. O acesso a este pĆŗlpito faz-se atravĆ©s de uma pequena escada.

Veja aqui todas as nossas sugestƵes para viajar em Portugal

JĆ” a Sala dos Reis data do sĆ©culo XVII e estĆ” adornada com azulejos que relatam a fundaĆ§Ć£o do mosteiro e estĆ”tuas que representam os reis, realizadas pelos prĆ³prios monges.

Para alĆ©m dos locais acima referidos existem outros tantos que merecem a sua visita e atenĆ§Ć£o pelos detalhes. Aconselho a levarem um folheto da planta do mosteiro, que Ć© fornecido Ć  entrada, para assim ser mais fĆ”cil perceber a histĆ³ria do local!

HorƔrio e preƧos

O Mosteiro de AlcobaƧa encontra-se aberto de Outubro a MarƧo, das 9h Ơs 18h e de Abril a Setembro das 9h Ơs 19h. Encontra-se encerrado a 1 de Janeiro, Domingo de PƔscoa, 1 de Maio, 20 de Agosto e 25 de Dezembro.



Booking.com

O bilhete custa 6ā‚¬, mas pode optar por comprar o Bilhete PatrimĆ³nio Mundial. Este dĆ” acesso ao Mosteiro de Santa Maria de AlcobaƧa, Convento de Cristo e Mosteiro de Santa Maria da VitĆ³ria (Batalha) e custa 15ā‚¬, sendo vĆ”lido por 7 dias.

Saiba ainda que pode visitar o Mosteiro de AlcobaƧa de forma gratuita todos os domingos e feriados atĆ© Ć s 14h para todos os residentes em territĆ³rio nacional. Consulte aqui os preƧos e horĆ”rios actualizados.

Outra sugestĆ£o

Relativamente perto do Mosteiro de AlcobaƧa encontra-se o Jardim do Amor, que tambƩm visitƔmos no mesmo dia. Nunca tƭnhamos ouvido falar, mas seguimos as placas e deparƔmo-nos com uma bonita surpresa!

Trata-se de um espaƧo de lazer que evoca o amor imortal de Pedro e InĆŖs. Um Ć³ptimo local para fazer juras de amor e onde vai encontrar um banco muito original – com formato de um coraĆ§Ć£o.

Ɖ ainda possĆ­vel comprar um kit que inclui duas chaves, um conjunto de amostras dos sabores do concelho (Ginja e MaĆ§Ć£ de AlcobaƧa) e um pequeno papiro onde poderĆ” escrever uma dedicatĆ³ria, ou jura de amor, para ser colocada num dos 700 cofres embutidos nas paredes do Jardim do Amor. Muito semelhante ao que acontece em Paris.

FaƧa aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

NĆ£o deixe mesmo de visitar o Mosteiro de AlcobaƧa. Um local incrĆ­vel, tanto pela arquitectura e interior quanto pela sua histĆ³ria e Ć©poca šŸ˜‰

Prepare a sua viagem

Ā  Para encontrar as melhores promoƧƵes e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessĆ”rio.

Ā  FaƧa o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros.Ā NĆ³s nunca viajamos sem seguro.

Ā  Obtenha aqui o seu vistoĀ de forma rĆ”pida e cĆ³moda.

Ā  Poupe centenas de euros em taxas bancĆ”rias usando um cartĆ£o Revolut.

Ā  Se precisar de transporte prĆ³prio, alugue um carro na Europcar, com preƧos bastante competitivos.

Ā  Procure as melhores excursƵes e compre os seus bilhetes para as melhores atraƧƵes no GetYourGuide ou na Civitatis.Ā  Algumas sĆ£o gratuitas.

Ā  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A AirhelpĀ vai ajudĆ”-lo a receber a suaĀ compensaĆ§Ć£o.

Ā  Compre na DecathlonĀ tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuĆ”rio e muito mais.

NĆ£o paga mais se reservar por estes links e ainda estĆ” a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada šŸ™‚

Deixe um comentƔrio

O seu endereƧo de email nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios marcados com *