Portugal

O que visitar em Leiria

O que visitar em Leiria

Leiria é capital de distrito e localiza-se no centro litoral do país. É uma cidade bonita, muito familiar, dinâmica e com vários pontos imperdíveis. Situa-se perto de locais emblemáticos como o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, Fátima e Nazaré. Assumindo uma posição central, é o local ideal para funcionar como ponto de partida para visitar vários locais em seu redor. No entanto, há muito para visitar na cidade de Leiria. Vamos a isso? O que visitar em Leiria?

Castelo de Leiria

O imponente Castelo de Leiria, graças à sua localização estratégica, domina por completo a cidade. Localizado numa colina repleta de árvores, é de visita obrigatória se passa por esta cidade.

Este castelo medieval foi edificado pelo rei D. Afonso Henriques (século XII), para defender a fronteira sul do seu reino, já que Santarém e Lisboa estavam ainda sob o domínio árabe, e apresenta um estilo românico/gótico. Ao longo dos séculos o castelo foi perdendo o valor militar e durante as invasões francesas foi bastante danificado. Em finais do século XIX, por iniciativa dos Amigos do Castelo, foram iniciadas obras de restauro e no início do século XX, foi classificado como Monumento Nacional.

Passando pela porta ladeada de duas imponentes torres, chegará a um pátio muito florido e refrescante. Subindo as escadas, vai chegar ao coração do castelo. Dentro das muralhas é possível visitar o Palácio Real quatrocentista, o Núcleo Museológico da Torre de Menagem (com exposição no interior), a Igreja de Santa Maria da Pena, espaço da antiga Colegiada e celeiros medievais.

Uma das minhas parte favoritas do Castelo de Leiria é o Palácio Real, a partir da qual se contemplam vistas deslumbrantes sobre a cidade, através de oito arcos góticos apoiados sobre colunas.

É um excelente passeio para miúdos e graúdos, neste que se transformou o ex-libris de Leiria.

Sé Catedral de Leiria

Numa das ruas abaixo do Castelo de Leiria, localiza-se a Sé Catedral. A sua construção iniciou-se em 1546, segundo um projecto do arquitecto Afonso Álvares, que optou pelo estilo maneirista para o exterior, conservando um interior harmonioso com três naves da mesma altura.

No interior, destaca-se a capela-mor do séc. XVII, da autoria de Baltasar Álvares e Frei João Turriano. O retábulo enquadra pinturas de Simão Rodrigues, com episódios da vida da Virgem Maria. Destacam-se ainda dois órgãos de grandes dimensões em estilo barroco.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

A torre sineira, construída na zona das Portas do Sol (ou Sul) da vila muralhada, encontra-se individualizada da Sé.

Passeio à beira do Rio Lis

Nascido nas Fontes, na freguesia das Cortes, o rio Lis assume um papel principal na identidade leiriense. Tem cerca de 40 quilómetros de extensão e desagua na praia da Vieira.

As margens do rio da cidade leiriense são um local privilegiado para a prática de desporto, namorar ou simplesmente relaxar.

Praça Rodrigues Lobo

Situada no coração de Leiria, a Praça Rodrigues Lobo é a principal praça da cidade e assume-se actualmente como a sala de visitas. É um espaço de lazer e convívio, contando com muitas lojas, bares e restaurantes. A calçada à portuguesa, a realização de iniciativas culturais e de lazer, e a vista para o castelo de Leiria são alguns dos atractivos do espaço.

Santuário de Nossa Senhora da Encarnação

O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação é mais um local imperdível em Leiria. Localizado no topo do Monte de São Gabriel oferece uma vista esplêndida da cidade. O acesso é feito por uma grande escadaria como forma de peregrinação, mas também é acessível de carro.

É um santuário pequeno, com uma galilé de sete arcos de volta perfeita e no frontão está uma estátua do arcanjo São Gabriel. A igreja é revestida por painéis de azulejo do século XVII, contando com pinturas alusivas à vida da Nossa Senhora.

É um local de oração, com um vista super agradável!

Igreja e Convento de Santo Agostinho

O conjunto arquitectónico do Convento de Santo Agostinho, situado na margem esquerda do Rio Lis, a escassos metros do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, é composto por igreja, convento, claustro e pelo edifício do antigo Seminário.

A sua fundação data de 1579 por iniciativa do bispo D. Frei Gaspar do Casal, a quem o rei D. Sebastião autorizou a construção. As obras terminaram apenas no séc. XVII com alterações efectuadas no séc. XVIII. Já o Seminário foi criado em 1671 pelo bispo D. Pedro Vieira da Silva.

Aqui viveu em exílio o Bispo do Maranhão (Brasil) durante muito tempo, na sequência das perseguições que os Jesuítas sofreram devido à política anti-religiosa do Marquês de Pombal, interessado em diminuir a sua influência e poder.

Museu de Leiria

Alojado no antigo Convento de Santo Agostinho, o Museu de Leiria conta a história da cidade de uma forma muito surpreendente!

O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços distintos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que conta a história do território e os acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do País. No segundo espaço, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e colecções específicas.

O museu está aberto de Segunda-feira a Domingo, das 9h30 às 17h30. É um local a não perder!

Museu da Imagem em Movimento

O Museu de Imagem em Movimento é um espaço de diálogo entre Arte, Ciência e Técnica, que desenvolve exposições, promove regularmente actividades lúdicas e criativas sobre temas como o cinema e a fotografia.

As suas colecções dão-nos a conhecer a evolução da Cinematografia, conduzindo os visitantes numa magnífica viagem pelos limites da imaginação, ilusão e realidade.

Em 2011, foi premiado pela Associação Nacional de Museologia com uma menção honrosa na categoria de Melhor Museu Português.

Pode visitar o museu de Segunda-feira a Domingo, das 09h30 às 17h00. A entrada tem um custo de 2,10€. Pode consultar aqui os preços detalhados.



Booking.com

Centro histórico de Leiria

Deambular pelas suas ruelas históricas já por si só é um excelente programa. Mas há muitas curiosidades em torno de Leiria e uma delas é o nome da Rua Direita, que de direita não tem nada. Trata-se de uma rua sinuosa que possui várias lojas de roupa alternativa e vintage, antigas chapelarias, restaurantes óptimos, murais de arte urbana e ainda um café gourmet dedicado a um escritor de referência: Eça de Queiroz!

Lagoa da Ervedeira

Situada na freguesia de Coimbrão, no extremo norte do concelho de Leiria, localiza-se a Lagoa da Ervedeira. Com cerca de 600 metros de extensão é o local perfeito para relaxar e estar em contacto com a natureza.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

A Lagoa da Ervedeira é ideal para passeios, piqueniques (equipada com parque de merendas e parque infantil), pesca, desporto e caminhadas em torno de toda a zona circundante da lagoa. Em poucas palavras: é um local que transmite uma paz única!

Lagoa de Pataias

A Lagoa de Pataias  é outro refúgio de natureza que pode encontrar perto de Leiria, mais precisamente em Alcobaça.

“Leiria tem um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que o não é” (Rima Popular). E agora? Do que está à espera para visitar Leiria? Depois de saber o que visitar em Leiria, vá! E acredite, não se vai arrepender 😉

2 thoughts on “O que visitar em Leiria”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *