Portugal Portugal Continental

O que visitar em Tomar, a Cidade dos Templários

A cidade de Tomar, merece sem dúvida alguma uma visita de todos nós, pela sua riqueza artística e cultural. Esta cidade encantadora, banhada pelo Rio Nabão, promete um dia em cheio. Mas afinal, o que a torna tão especial e o que visitar em Tomar?

Como chegar a Tomar

Tomar é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Santarém, na região Centro. Localiza-se a 100 km a norte de Lisboa.

Se pretende visitar Tomar e as zonas envolventes, a minha sugestão é que vá na sua viatura ou alugue um carro, para facilitar as deslocações. Existem alguns pontos de interesse fora do centro histórico, e assim o acesso aos mesmos é mais fácil.

No entanto, saiba ainda que é possível chegar a Tomar de comboio ou de autocarro.



Booking.com

História

Considera-se Tomar a “cidade dos Templários”, uma vez que é a antiga sede da Ordem dos Templários.
Após a conquista aos Mouros (em 1147) a cidade foi oferecida à Ordem dos Templários por D. Afonso Henriques como reconhecimento do papel dos monges guerreiros nos combates contra os mouros. Consideraram assim uma forma de agradecimento pelo esforço dos cavaleiros desta ordem.

Uma curiosidade acerca desta bela cidade, é que o centro histórico está organizado em cruz, tendo um convento em cada um dos pontos cardeais. No centro dessa cruz encontra-se a Praça da República e a Câmara Municipal de Tomar e ainda a Igreja de São João Baptista.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

O que visitar em Tomar

Tomar é uma cidade que tem muito para lhe oferecer. Para além do ambiente agradável do seu centro histórico, com ruelas românticas e um riquíssimo património histórico, tem também uma gastronomia de excelência. Vamos então visitar Tomar?

Castelo dos Templários

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1983, o Castelo de Tomar é um dos edifícios militares portugueses mais importantes do século XII.

A construção do castelo iniciou-se em 1160 pelo Mestre Templário Gualdim Pais e situa-se numa colina perto do rio Nabão. Mais tarde, este património passou para a Ordem de Cristo e, depois, para a posse do estado português.

Quer uma dica? Passeie pelo topo das muralhas e aviste toda a cidade de Tomar e territórios vizinhos. É espectacular!

Convento de Cristo

O Convento de Cristo é o nome pelo qual é conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento, a Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto dos Pegões.

O Convento de Cristo é um dos monumentos portugueses mais bonitos, que teve influência de vários estilos arquitectónicos. Tal como os estilos românicos, gótico, manuelino e renascentista. Dos vários pontos altos da visita destacam-se os claustros góticos e renascentistas, a charola e a janela manuelina.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Dos vários claustros destacam-se o claustro do Cemitério, o claustro dos corvos e o magnífico claustro de João III ou claustro Grande. Este último é de uma beleza ímpar e cheio de detalhes.

No interior do convento vai encontrar um dos ex-líbris deste monumento – a charola. A charola era o oratório privativo dos Cavaleiros e apresenta uma decoração que reflete a riqueza da Ordem dos Templários naquela altura. Aprecie cada detalhe desta obra de arte.

Neste monumento é ainda possível encontrar um fantástico exemplo de arquitectura manuelina – a janela manuelina. Esta janela apresenta a esfera armilar, a cruz da Ordem de Cristo, cordas entrelaçadas e muito mais.

Não pode mesmo sair de Tomar sem visitar esta pérola. Aqui sentimo-nos uns verdadeiros Reis e Rainhas!

Pode visitar o Convento de Cristo das 9h às 17h30 (de Outubro a Maio) e das 9h às 18h30 (de Junho a Setembro). Um bilhete individual custa 6€ e crianças até aos 12 anos não pagam entrada. Saiba ainda que é gratuito aos Domingos e feriados até às 14h para todos os cidadãos residentes em território nacional. Consulte aqui os horários e preços actualizados.

Igreja da Nossa Senhora da Conceição

A Igreja da Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1551, sendo um dos últimos trabalhos do arquitecto João de Castilho. Esta pequena igreja de três naves estava destinada a ser a capela funerária de D. João III, o rei que ordenou a sua construção. No entanto, este foi sepultado na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.
A igreja situa-se muito perto do Castelo dos Templários, sendo possível visitar a pé.

Igreja de São João Baptista

A Igreja de São João Baptista fica na Praça da República, bem no coração da cidade, e foi construída no séc. XV. Mais tarde, no séc. XVI, fora reconstruída e ampliada. No decorrer do ano de 1520, o rei D. Manuel decretou que a Igreja de São João Baptista fosse elevada a Colegiada, integrando as capelas de padroado real.

A igreja é de formato rectangular, tem 3 naves e uma torre com sino, uma flecha octogonal e apresenta portais ao estilo Manuelino. Vale muito a pena visitar também o seu interior e apreciar o altar barroco em branco e dourado.

Veja aqui como visitar o Castelo de Almourol

Mata Nacional dos Sete Montes

No cimo da Avenida Doutor Cândido Madureira situa-se o principal parque da cidade, a Mata Nacional dos Sete Montes. Com uma área de cerca de 39 hectares, a mata circunda as muralhas do castelo. Contém várias oliveiras centenárias, pinheiros bravos e mansos e carvalhos.

No meio da vegetação destaca-se uma torre cilíndrica que pelo seu formato é conhecida como a “Charolinha”.

Aqui é ainda possível encontrar a “Fonte do Sangue” ou “Fonte da Gruta”. A fonte recebe as águas provenientes de uma mina do Castelo, descendo a encosta através de um percurso soterrado.

Considerado o pulmão verde da cidade, a mata é um óptimo local para descansar e fazer caminhadas.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Sinagoga de Tomar

A Sinagoga de Tomar é um dos raros templos judaicos integralmente conservada ainda existente em Portugal. É um edifício simples, construído em meados do século XV. A sua principal função seria a religiosa, no entanto, serviu também como escola, assembleia e tribunal da comunidade judaica tomarense.
Hoje em dia aloja o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto.

Aqueduto dos Pegões

O Aqueduto dos Pegões é um local obrigatório para quem visita Tomar. Situado sobre o vale da Ribeira dos Pegões, o Aqueduto é um dos maiores e mais imponentes aquedutos portugueses.
Para terem noção da sua imponência, este possui cerca de 6 km de extensão e 180 arcos. É uma das principais obras públicas do séc. XVII em Portugal.

Foi construído a mando de Filipe I, sendo finalizado em princípios do séc. XVII, para abastecer água ao Convento de Cristo. Quatro nascentes alimentavam o aqueduto.

Dado que existe uma plataforma que acompanha a caleira de água, pode-se percorrer o aqueduto a pé ao longo da sua parte superior. Não deixe de subir, visto que a maioria dos aquedutos portugueses não podem ser percorridos livremente. É uma experiência única!

Festa dos Tabuleiros

De certeza que já ouviu falar da tão mítica Festa dos Tabuleiros. Esta decorre de quatro em quatro anos, no princípio de Julho.

Nos dias que decorrem, a tradição mantém-se e é uma importante data para os tomarenses. As ruas são limpas e embelezadas, e colocam-se colchas nas janelas. Lançam ainda flores sobre o cortejo dos tabuleiros e estes últimos são benzidos.

O Cortejo dos Tabuleiros é presidido pelo Pendão do Espírito Santo e pelas três Coroas dos Imperadores e Reis. São seguidos pelos Pendões e Coroas de todas as freguesias, com a participação das raparigas que levam os tabuleiros. As raparigas usam  vestido comprido branco, com uma fita colorida a cruzar o peito. Os rapazes ajudam-nas e têm um traje a rigor. Usam camisa branca de mangas arregaçadas, calças escuras, barrete preto e gravata na cor da fita da rapariga.
O tabuleiro, que deve ter a altura da rapariga, é feito de 30 pães, de formato especial com 400 gramas cada, enfiados em 5 ou 6 canas.

É um espectáculo a não perder!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Passear pelo centro histórico

O centro histórico da cidade é muito calmo e é ideal para desfrutar de um passeio pelas suas ruas repletas de casas brancas.

Outro óptimo local para descansar e passear é o parque da cidade. Este localiza-se junto ao rio e é frequentado por cisnes, garças e patos. Eu achei este parque super bonito!

Venha descobrir o interior do país – há muito para lhe oferecer. E agora que já sabe o que visitar em Tomar, não perca a oportunidade de a conhecer 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *