Portugal Portugal Continental

Como visitar o Castelo de Almourol

Quem nunca ouviu falar de um castelo no meio da água? Pois bem, todos conhecem o Castelo de Almourol, nem que seja pelas fotos, ou não fosse este um dos castelos mais cobiçados a nível fotográfico!
Situado numa ilhota a meio do Rio Tejo, este castelo é um dos monumentos mais emblemáticos que se podem encontrar em Portugal. Mas como visitar o Castelo de Almourol? Vamos esclarecer tudo 🙂

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Como chegar ao Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol localiza-se no cimo de uma pequena colina no meio do Rio Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha. A cerca de 30 minutos da cidade de Tomar, é assim excelente para fazer uma escapadinha de fim-de-semana.



Booking.com

Para visitar o Castelo de Almourol é necessário fazer a travessia de barco. É então um 2 em 1 perfeito: comtemplamos a paisagem lindíssima e visitamos o interior do Castelo. É uma experiência incrível!

Nós fizemos a travessia de barco com a empresa Tritejo e adorámos! Vamos contar como foi 🙂

Experiência com a Tritejo

Foi com a empresa Tritejo que fizemos o passeio de barco até ao Castelo de Almourol! À hora marcada, estávamos no Cais de Tancos para uma aventura pela História de Portugal.

Sentámo-nos confortavelmente na Ninfa do Tejo, o nome da embarcação, e partimos à descoberta. Se, tal como nós, está cada vez mais consciencializado para os problemas ambientais, saiba que irá fazer um passeio inovador, ecológico e com tecnologia portuguesa.
A embarcação é 100% electro-solar e ficámos incrédulos pois é super silencioso. Podem ver os vídeos que fizemos nos destaques do nosso instagram.

Com o épico Castelo de Almourol no horizonte, descobrimos uma nova perspectiva do rio Tejo e toda a natureza envolvente. Mas foi através das palavras sábias do Sr. Paulo que ficámos a conhecer a incrível história do Castelo de Almourol e algumas curiosidades sobre aquela região.

É uma experiência maravilhosa pensar que estamos a fazer algo que os Templários fizeram há uns séculos atrás.

Veja aqui as várias experiências enriquecedoras que pode fazer com a Tritejo!

História do Castelo de Almourol

A história do Castelo de Almourol relembra a Reconquista do território durante a Idade Média. Quando Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, o castelo já existia sob o nome de Almorolan, que significa pedra grande.

O mesmo foi incluído nas terras entregues à guarda dos Templários, sob as ordens de Gualdim Pais, um Grão-Mestre da Ordem Templária. D. Afonso Henriques encarregou-o assim da defesa da região limitada pelos rios Mondego e o Tejo.

Foi com esta função militar e com características das fortificações templárias que o Castelo de Almourol foi reconstruído, em 1171. Era do alto do Castelo que se defendia o que na época era o reino de Portugal, sendo que o Tejo era uma importante fronteira e via de comunicação. Juntamente com os castelos de Tomar, do Zêzere e da Cardiga formava a linha defensiva do Rio Tejo.

Veja aqui o que visitar em Tomar

Com a extinção da Ordem dos Templários, em 1311, e terminada a necessidade de defesa do território, D. Dinis entregou o castelo à Ordem de Cristo. No entanto, este acabou por cair no esquecimento, sendo recuperado pelo espírito Romântico do séc. XIX, que orientou o seu restauro e lhe deu o aspecto que vemos actualmente.

Classificado como Monumento Nacional, em 1910, foi durante o Estado Novo, residência oficial da República Portuguesa.

Visitar o Castelo de Almourol

O Castelo é muito giro, apesar de simples. Foi construído com granito e possui 9 torres. A torre mais alta é denominada de Torre de Menagem que possui cerca de vinte metros de altura, tem três pisos e um terraço.

Na Torre de Menagem é possível ver uma pequena exposição, com várias explicações sobre o monumento, incluindo algumas lendas. No topo deixe-se deslumbrar com a vista sobre o Rio Tejo.

O Castelo tem muitas escadas e caminho irregular que torna difícil o acesso. Assim sendo, não é aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Ao longo dos séculos o Castelo de Almourol sofreu várias alterações e obras de restauro, sendo hoje o monumento que evoca melhor as principais características da Ordem dos Templários em Portugal.

Almourol foi perdendo a sua importância de defesa, mas nunca perdeu a aura mística que se lhe encontra associada. Então, agora que já sabe como visitar o Castelo de Almourol, reúna a família ou amigos e prepare-se para uma aventura pela História de Portugal.

O Viver o Mundo fez o passeio de barco com a Tritejo, a convite da mesma. O artigo transmite apenas a opinião pessoal dos autores.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

1 thought on “Como visitar o Castelo de Almourol”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *