Portugal Portugal Continental

Fazunchar – Festival de Arte Urbana em Figueiró dos Vinhos

A vila de Figueiró dos Vinhos foi palco, pelo segundo ano consecutivo, da (excelente) iniciativa Fazunchar – Festival de Arte Urbana. Agora, passear pelas ruas da vila tem mais encanto. A cada passo dado, a cada esquina dobrada respira-se arte e cultura! Querem saber mais sobre o Fazunchar? Então venham daí 😉

Veja aqui como visitar o Passadiço das Fragas de São Simão

O que é o Fazunchar

A palavra ‘Fazunchar’ vem do laínte, dialecto exclusivo dos comerciantes de têxteis desta zona, e significa ‘fazer’. Este é o mote para o festival, que pretende fazer mais pela vila, pelas suas gentes e pelo interior de Portugal.

O festival Fazunchar inclui pinturas de murais, residências artísticas, concertos e filmes. Além disso conta também com workshops, acções comunitárias, visitas guiadas e conversas com os artistas. Tudo com acesso gratuito. A arte chega assim ao público nas suas mais variadas formas, para que seja entendida, apreciada e vivida por todos!

Porquê em Figueiró dos Vinhos

Tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar a cultura. Assim sendo, era necessário tornar Figueiró dos Vinhos “num palco de produção artística, como foi no tempo de José Malhoa” e a “ser falada além dos incêndios”. Quem o diz é Lara Seixo Rodrigues, uma das organizadoras do evento.

Além disso, a vila tem um património muito rico, de uma beleza estonteante e de gentes amáveis que sabem receber quem por ali passa!

O evento pretende então recuperar e renovar o papel que Figueiró dos Vinhos já desempenhou a nível nacional, enquanto território inspirador e promotor da actividade artística e cultural. Fica assim cimentando o slogan do município: “Figueiró dos Vinhos – Arte Viva”.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

A equipa de artistas deixou na vila um pouquinho de si, inspirado também nas histórias de todos os Figueiroenses. O Fazunchar está assim a ajudar a recolocar Figueiró dos Vinhos no mapa da arte e da cultura nacional. Honestamente, achamos que estão num óptimo caminho. 😃

A organização

O evento foi promovido pelo Município e apoiado pela MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística. O Fazunchar conta ainda com o patrocínio da SOTINCO e com um enorme conjunto de parceiros e apoios, locais e nacionais.

Integrou ainda a candidatura “Produtos Turísticos da Região de Leiria”, promovida pela CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Foi cofinanciada pelo CENTRO2020PORTUGAL 2020 e União Europeia através do fundo FEDER e apoiada pela Turismo Centro de Portugal.

Edição de 2019

A 1ª edição do Fazunchar decorreu entre os dias 24 de Agosto e 1 de Setembro de 2019 e veio assim embelezar e dar um toque único às ruas de Figueiró dos Vinhos.

Na vila foram criados murais que tiveram como fonte de inspiração o pintor naturalista José Malhoa e os seus contemporâneos. No passado, José Malhoa e Henrique Pinto usavam as telas para retratar aspectos de Figueiró dos Vinhos, eternizando-os. Actualmente, utilizam-se pinturas murais e intervenções artísticas no espaço público. Deste modo reforça-se os laços afectivos dos Figueiroenses com as suas tradições e o seu passado.

Em 2019, o festival resultou então em 47 obras realizadas: 8 murais, 9 pinturas de montras e 30 cartazes, distribuídos por 18 localizações diferentes.

Vejam mais no nosso instagram @blog.viveromundo

Foram muitos os artistas que fizeram abanar a rotina desta pacata vila. Aqui surgiram os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como o do marroquino Mohamed L’Ghacham ou do espanhol Julio Anaya Cabanding, na pintura e muralismo. A estes, juntaram-se os portugueses Aheneah, que se tem destacado pela sua técnica de bordado em ponto cruz e os Halfstudio, duo especializado em lettering. Além disso, foi Monk quem brilhou no graffiti e Nuno Sarmento desenhou num rolo a história e a sua vivência pela vila.

Pelo olhar de Rute Ferraz e Vasco Mendes, o festival ficará assim memorizado, contando com um registo fotográfico e em vídeo, respectivamente.

Trilho pedestre: do Casal de São Simão às Fragas de São Simão
Mohamed L’Ghacham
Julio Anaya Cabanding
Aheneah
Halfstudio

Além disso, o Fazunchar lançou o desafio a seis dos mais reconhecidos ilustradores portugueses para ilustrarem alguns dos trabalhos de José Malhoa. Pode-se ver pelas várias ruas do centro histórico da vila alguns trabalhos de Ana Seixas, André da Loba, André Letria, Margarida Girão, Mariana Rio e Tiago Galo.

À noite, perto de 250 pessoas assistiram aos concertos ao vivo de Noiserv e Homem em Catarse. Noites essas, que ficarão na memória de quem presenciou estas belas actuações!

Acham que é tudo? Na na! O evento tem mais para oferecer. Para além de exposições, visitas guiadas e conversas com artistas, o festival contou ainda com vários workshops. Os participantes experienciaram assim os saberes de diversas artes manuais e visuais.
Um dos workshops mais inovadores foi, por exemplo, o ‘LATA 65’. Este culminou com a execução de uma pintura mural realizada por idosos.

A evento terminou da melhor forma com um piquenique comunitário, uma tradição local tantas vezes registada por Malhoa.

A 1ª edição do Fazunchar foi um sucesso de tal ordem, que… em 2020 voltou a fazer-se arte em Figueiró dos Vinhos!

Edição de 2020

O objectivo nunca foi o de baixar os braços, mas sim trazer de novo esta festa das artes a Figueiró dos Vinhos. Face a um novo contexto e de forma segura perante a nova realidade, respeitando todas as normas sanitárias, o Fazunchar está de volta!

Foi entre os dias 15 e 23 de Agosto de 2020, que a arte voltou a fazer festa pelas ruas da vila! Este ano não houve um tema, mas os objectivos do festival mantêm-se os mesmos: reposicionar o nome de Figueiró dos Vinhos enquanto palco produtor de Arte e de Cultura.

Tal como na edição anterior contou com pinturas de murais, residências artísticas, concertos e filmes. Além disso conta também com workshops, acções comunitárias, visitas guiadas e conversas com os artistas.

Uma das grandes novidades deste ano é que as intervenções são feitas em três novas freguesias – Aguda, Arega e Campelo – além da de Figueiró dos Vinhos.

Entre os convidados desta 2.ª edição do Fazunchar surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como a Helen Bur, Dimitris Taxis e Doa Oa. Outros artistas portugueses integram a programação como Tamara Alves, Adamastor, Mantraste, Draw e Contra, TheCaver e Francis.co.

Trilho pedestre: do Casal de São Simão às Fragas de São Simão
Helen Bur
Dimitris Taxis
Doa Oa
Tamara Alves
Adamastor
Mantraste
Draw e Contra
TheCaver

Tal como na edição anterior, o festival ficará registado pelo olhar de Rute Ferraz (fotografia) e Vasco Mendes (vídeo).

Uma das obras que mais chamam a atenção dos visitantes são as ‘miniaturas’ de Helen Bur. A artista inglesa retrata pessoas de costas que encontra ocasionalmente e pinta-as em locais escondidos. E em Figueiró não foi diferente, são mais de 20! Nós fizemos esta ‘caça ao tesouro’ e ficámos rendidos!

A nível musical contámos com a actuação de Surma e também os Cassete Pirata!

Uma outra novidade deste ano é que a Omnichord Records, editora de música baseada em Leiria, escolheu uma banda sonora para cada uma das peças do Fazunchar 2019. A única coisa que têm de fazer é passar o telemóvel pelo QR Code e apreciar a música.
A 2ª edição ainda agora terminou e já andamos a contar os dias para a próxima! É tão bonito ver as ruas mais coloridas, jovens e vibrantes.
Percorram as ruas da vila e fiquem a saber mais sobre a nossa história e costumes. Vão deliciar-se com a mostra de talentos dos artistas ao qual ninguém ficou indiferente!

‘Onde a arte faz a festa’ foi o lema do Fazunchar. E realmente fez mesmo! Então? De que estão à espera? 😉

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *