Portugal Portugal Continental

Visitar as Fragas de São Simão e o Casal de São Simão

Perdoem-me a sinceridade, mas este é o meu lugar favorito no Mundo. Não só por se localizar na (linda) terra que me viu nascer, mas também pelo facto de ser mesmo o lugar mais bonito do Mundo 😉
O Casal de São Simão e as Fragas de São Simão, localizam-se portanto em Figueiró dos Vinhos.

Veja aqui como visitar o Passadiço das Fragas de São Simão

Casal de São Simão

O Casal de São Simão é uma das aldeias do xisto com mais carisma em Portugal. Possui praticamente uma só rua. É uma aldeia pequena, é certo. Mas quem a visita sai completamente rendido. Quase todas as casas de xisto são coladas umas às outras, e as varandas e alpendres bem arranjadinhos dizem-nos que ali seria o local perfeito para se viver o resto da nossa vida.

Pela rua abaixo podemos apreciar, com calma, os mais ínfimos pormenores. Desde as janelas com os cortinados brancos rendados, as tabuletas manuscritas, as varandas floridas e bem tratadas. São nestes pequenos detalhes que vemos que é uma aldeia preservada com carinho. Existe ainda uma fonte no local, mas a água é imprópria para consumo.

A natureza envolvente torna ainda o lugar mais idílico. É uma zona rodeada por pinhal. Olhando para a direita ou para a esquerda, os nossos olhos vêem um mar de verde.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Ali, pode ouvir-se os passarinhos chilrear ou os grilos a cantar. A tranquilidade e a paz também moram aqui.

Existe ainda um restaurante, que recomendo vivamente. A comida é deliciosa e a vista soberba! Em baixo, uma loja de artesanato vende doces, licores de produtos regionais e miniaturas das casas em pedra.

Trilho pedestre

Depois da visita ao Casal de São Simão, é possível fazer um pequeno percurso pedestre até às Fragas de São Simão. Seguindo o trilho, vai conhecer os locais de maior beleza envolvente da aldeia.

Não é um trilho difícil e está bem sinalizado. O percurso faz-se praticamente todo a descer e é impossível não parar para se deslumbrar com a paisagem e tirar 2 ou 200 fotografias 😉

Como já referi, o verde predomina. Ainda assim, vai ser também presenteado por algumas quedas de água e pequenas pontes, que tornam o passeio ainda mais encantador.

Veja aqui tudo sobre o Fazunchar (Arte Urbana) em Figueiró dos Vinhos

Praia Fluvial das Fragas de São Simão

Et voilà! Chegámos finalmente ao paraíso! Falo-vos portanto das Fragas de São Simão, um dos segredos mais bem guardados de Figueiró dos Vinhos.

Aqui, mais uma vez, o verde enche-nos os olhos e respira-se ar puro. Um local de beleza ímpar, com águas límpidas rodeadas de fragas. É o local ideal para se refrescar em dias de maior calor. Só há um (pequenino) senão: a água é muito fria 😛

O local para estender a toalha (se é que isso é possível) não é dos mais agradáveis, pois trata-se de rochas irregulares. No entanto, a beleza da praia compensa tudo.

As Fragas de São Simão é um sítio que enche as medidas a qualquer um. Desde os mais aventureiros que ali fazem campismo selvagem ou saltam das fragas como se fossem pranchas, às famílias que encontram ali o local ideal para relaxar, ou aos amantes da natureza que apenas ali vão para usufruir da paisagem. Paisagem essa que parece um postal!

A praia fluvial dispõe de um bar, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários (abertos nos meses de Verão). A praia encontra-se ainda vigiada por um nadador-salvador.

Um pouco mais acima, na estrada que o leva até à vila de Figueiró dos Vinhos, existe um miradouro que tem uma vista inigualável.

Este oásis de tranquilidade, onde o único ruído de fundo é o canto da água a descer pelos rochedos, merece a visita de todos. Relaxe e recarregue energias. Afinal, não é todos os dias que se está diante de uma beleza incomparável como esta!



Booking.com

Dicas
  • Leve roupa e calçado confortável
  • Leve água para se refrescar
  • Evite fazer ruídos desnecessários
  • Não deixe lixo
  • Não danifique a fauna e flora do local
  • Siga apenas o trilho sinalizado

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

2 thoughts on “Visitar as Fragas de São Simão e o Casal de São Simão”

  1. Dou toda a razao acerca deste local porquanto,nao so porque frequento mas porque o considero menos frequentado e por esse motivo menos poluido.Acredito ainda que vai melhorar porque novo passadico esta a ser construido e a vegetacao esta a recuperar,vamos portanto estimar este paraiso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *