Portugal Portugal Continental

Passadiço das Fragas de São Simão – Como visitar

Se já haviam mil e um motivos para visitar as Fragas de São Simão, saiba que agora há ainda mais um. No Verão de 2020 foi inaugurado o magnífico Passadiço das Fragas de São Simão. Se é adepto de caminhadas na natureza, então não pode mesmo deixar de passear por lá. Numa comunhão perfeita com o meio ambiente, este é o local ideal para relaxar no Verão ou em qualquer altura do ano!

Veja aqui tudo sobre o Fazunchar – Festival de Arte Urbana em Figueiró dos Vinhos

Como sabem, as Fragas de São Simão são um dos nossos locais preferidos no Mundo. Uma vez que somos desta região, vamos lá várias vezes ao ano. E a verdade é uma: não nos fartamos desta maravilha da natureza. Os elogios estão feitos, portanto, vamos lá conhecer esta riqueza natural!

Onde se localiza e como chegar

O Passadiço das Fragas de São Simão localiza-se no concelho de Figueiró dos Vinhos, junto à aldeia Casal de São Simão, que faz parte da rede de Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e fica muito próximo das Fragas de São Simão.

Saiba que todo o trajecto está bem identificado. Ainda assim, a maneira mais fácil de chegar até lá, independentemente de onde venha, é apanhar a A13 e sair no Avelar. Continue pela IC8 em direção a Castelo Branco saindo na saída de Aguda/Fato. Uma vez lá, siga pela estrada municipal (EM525) até chegar à aldeia de Casal de São Simão ou ao Miradouro das Fragas de São Simão.

Melhor época para visitar

Toda e qualquer altura do ano é boa para fazer o Passadiço das Fragas de São Simão. A única excepção são os dias chuvosos de Inverno, até porque a Ribeira de Alge pode alagar algumas zonas do percurso.
Se quer aproveitar e deliciar-se na (refrescante) água da praia fluvial, então recomendamos a altura do Verão em que as temperaturas são mais apetecíveis a um mergulho e banhos de sol.

Se não é adepto a fazer caminhadas com calor (e também com menos turistas), então fuja dos meses de Verão.

Como é o Passadiço das Fragas de São Simão

O Passadiço das Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge, foi construído em madeira com a finalidade de interligar as atrações envolventes – aldeia, praia fluvial e miradouro.

O troço mais conhecido é a escadaria que liga o Miradouro das Fragas de São Simão à Praia Fluvial das Fragas de São Simão. Este conta com cerca de 1 km e a paisagem, essa, é de cortar a respiração. Este troço não tem qualquer tipo de sombras, pelo que em dias de calor intenso torna-se mais complicado. Assim sendo, recomendamos que leve água consigo.

O outro troço do passadiço, também com 1 km de extensão, liga a Praia Fluvial das Fragas de São Simão à aldeia do Casal de São Simão. Segue sempre junto à Ribeira de Alge, e aí sobe pela mata acima até à aldeia, pelo percurso pedestre PR1 FVN. Esta parte do trilho não é em passadiço, mas sim em terra batida. O percurso tem imensas sombras e é um passeio bastante agradável de se fazer.

Aceder a toda a zona (miradouro, passadiço, praia fluvial e aldeia do xisto) é totalmente gratuito

Onde começar o Passadiço das Fragas de São Simão

Pode começar o trilho em três locais distintos: na aldeia Casal de São Simão, na Praia Fluvial das Fragas de São Simão (meio do trilho), ou no miradouro das Fragas de São Simão. Caso não tenha problemas de mobilidade, é indiferente que faça o trilho completo (ida e volta), iniciando em qualquer das extremidades. Em ambos os casos, o percurso a realizar terá sempre a forma de um “V”, com a praia fluvial a meio do caminho, no fundo do vale.

Onde estacionar o carro

Pode estacionar o carro em qualquer um dos três pontos acima referidos. No entanto, o estacionamento junto ao Miradouro das Fragas de São Simão e na aldeia do Casal de São Simão é bastante limitado. Como tal, recomendamos a chegar cedo, para conseguir lugar.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Se for em dias de grande afluência, como por exemplo nos fins-de-semana de Verão, é possível que os encontre lotados. Assim sendo, terá mesmo de estacionar num dos dois parques de estacionamento da Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

O percurso

Este percurso dificilmente vai sair da sua memória de tão bonito que é. No total, são cerca de 5 km repletos de paisagens exuberantes, num enquadramento paisagístico de cortar a respiração.

Dicas úteis
  • Preste atenção às marcações.
  • Não saia do percurso marcado e sinalizado.
  • Evite fazer ruídos e barulhos.
  • Respeite a propriedade privada.
  • Não danifique a fauna e flora do local.
  • Faça fogo apenas nos locais destinados para o efeito.

Miradouro

O Miradouro proporciona uma das melhores vistas sobre as Fragas de São Simão. É aqui que conseguimos ter a noção da verdadeira dimensão do que nos reserva. Pelos contornos da imponente crista quartzítica, o miradouro ergue-se como um cartão postal aos nosso olhos. E sim, aquela paisagem parece um quadro pintado pela mãe natureza!

Praia Fluvial

Embutida entre duas fragas, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão é de uma beleza ímpar. A imponente crista quartzítica que se eleva a dezenas de metros, deixa uma pequena abertura por onde passa a Ribeira de Alge, formando assim piscinas naturais nas rochas.

Apesar da água ser (muito) fria, é tão límpida que dá para ver as pequenas rochas no fundo.

A praia fluvial dispõe de um bar, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários (abertos nos meses de Verão). A praia encontra-se ainda vigiada por um nadador-salvador.

As Fragas de São Simão é um sítio que enche as medidas a qualquer um. Desde os mais aventureiros que ali fazem campismo selvagem ou saltam das fragas como se fossem pranchas, às famílias que encontram ali o local ideal para relaxar, ou aos amantes da natureza que apenas ali vão para usufruir da paisagem. Paisagem essa que parece um postal!

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Aldeia do xisto

A aldeia do Casal de São Simão ocupa o topo da colina, rodeada pelas serras circundantes que a protegem. Apesar de pequena, merece uma visita! O casario de pedra que se estende ao longo de uma só rua é de uma beleza indiscritível.

Pela rua abaixo podemos apreciar, com calma, os mais ínfimos pormenores. Desde as janelas com os cortinados brancos rendados, as tabuletas manuscritas e também as varandas floridas e bem tratadas. São nestes pequenos detalhes que vemos que é uma aldeia preservada com carinho. Existe ainda uma fonte no local, mas a água é imprópria para consumo.

A aldeia dispõe de uma “Loja de Aldeia do Xisto” onde encontrará à venda produtos regionais e locais de grande qualidade. Tem ainda um restaurante implantado no cume da aldeia, onde poderá encontrar gastronomia regional e uma vista soberba que lhe transmitirá uma sensação de plena tranquilidade.

O Casal de São Simão integra a rede das Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, juntamente com mais 11 belíssimas aldeias. Nós já tivemos o prazer de visitá-las todas e foi incrível! Assim sendo, não deixe de consultar este artigo e descubra mais sobre a Serra da Lousã.

O que levar
  • Roupa e calçado confortável.
  • Água para se refrescar.
  • Mochila leve e confortável.
  • Comida e bebida se pretender fazer um picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Fato de banho, chinelos e toalha (nos dias quentes).
  • Uma máquina fotográfica para registar os melhores momentos.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.

Onde ficar



Booking.com

Ficou convencido? Então, não deixe de visitar o Passadiço das Fragas de São Simão. É (mesmo!) um recanto mágico de Portugal.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

1 thought on “Passadiço das Fragas de São Simão – Como visitar”

  1. Bonito de visitar, mas sem um mínimo de apoio, desde transporte alimentação, o restaurante na aldeia sem condições. Tirando estes casos e realmente um encanto, recomendo para alimentacao o Retiro de Figueira a saída Figueiró para a foz do Age
    Muito boa qualidade e bom atendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *