Tailândia

Passeio de barco em Railay Beach

Railay Beach, como já o dissemos, foi uma bela caixinha de surpresas. Foi o último destino da nossa viagem pelo país dos sorrisos e não poderíamos ter terminado da melhor forma! Há muitas coisas para fazer em Railay Beach – pode ler aqui – mas uma das coisas que não pode mesmo faltar é um passeio de barco. Vai conhecer lugares surpreendentes! Os três passeios de barco em Railay Beach mais conhecidos são para as ilhas Phi Phi, para Hong Island e para as Four (ou Five) Islands.

Como ir das ilhas Phi Phi para Railay Beach
Como funciona o tour

Uma vez que já tínhamos estado três dias nas ilhas Phi Phi, logicamente não fizemos esse tour. Optámos então por fazer um passeio de barco pela Hong Island e pelas Four Islands.
Normalmente as empresas oferecem estes dois tours em dias separados, mas saiba que os passeios não duram exactamente um dia inteiro.

Uma vez que nós não tínhamos assim tanto tempo para fazer e visitar tudo o que queríamos em Railay Beach, optámos por fazer um tour privado que nos levou aos vários locais num só dia, rentabilizando assim o nosso tempo.

Como escolher a empresa

Existem inúmeras empresas que fazem os passeios de barco em Railay Beach e é muito fácil contratá-los. É possível das seguintes formas:

  • Contratar directamente no seu hotel. A maioria dos hotéis tem este serviço.
  • Nas agências de turismo de Railay Beach. O difícil será escolher!
  • Contratar directamente com os tripulantes. Espalhados por Railay, ou até mesmo na praia, existem vários senhores com placas a oferecer este serviço.
  • Reservar pela internet.

A nossa escolha foi reservar pela internet, ainda em Portugal. Gostamos de ir com as coisas planeadas e assim não andar a ‘perder tempo’. Optámos então por fazer um tour privado com a empresa Bleesd, e foi memorável!

Veja aqui como planear uma viagem à Tailândia por conta própria
Vantagens de um tour privado

Juntar os dois tours num só dia foi, para nós, a escolha mais acertada para aproveitar o dia da melhor forma! Revelou-se uma óptima opção para quem quer ver o máximo possível num curto espaço de tempo.

Apesar de ser mais caro (não o podemos negar), vale muito a pena! Basicamente éramos nós os dois, o nosso guia e dois tripulantes. Visitámos tudo ao nosso ritmo, ficámos nos locais o tempo que quisemos e não tivemos de andar à espera de outras pessoas. Se tiver essa oportunidade, faça-o!

Como foi o tour

Saímos do nosso hotel, o Railay Phutawan Resort, bem cedinho pois o nosso passeio de barco começou em Railay West, pelas 9h da manhã. Começámos por fazer o tour 4 Islands (Poda Island, Tup Island, Chicken Island e Phra Nang Beach).

A primeira paragem do dia foi na Poda Island. É uma ilha maior que as restantes, com boas infraestruturas. Tem um barzinho, mesas e cadeiras e ainda um santuário. Tem um grande areal para os turistas estenderem as suas toalhas ou então relaxar à sombra debaixo das árvores. Em frente há uma rocha enorme, super fotogénica!

Quando chegámos, tínhamos a ilha exclusivamente para nós! Depois de uns belos mergulhos e um passeio pela ilha, começaram as chegar turistas e decidimos rumar ao próximo destino (estão a ver as vantagens de um tour privado?!).

Passámos por zonas com água tão azul e límpida que apetecia-nos parar o barco em todo o sítio! Mas a Tup Island e Mor Island aguardavam-nos! Assim sendo, estas foram a segunda paragem do dia.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Para conhecer estas ilhas terá de pagar uma taxa de preservação da ilha de 400 baht por pessoa (não incluído no preço do tour), uma vez que ficam numa área de reserva ambiental. Já na Tup Island, subimos a um pequeno morro para ver a vista – absolutamente incrível!

Quando a maré está baixa é possível ver a faixa de areia que une a Tup Island a outra ilha mais pequenina, a Mor Island. O nosso guia disse-nos que aquela seria a melhor hora para conseguir conhecer ambas!

Aquelas cores ainda hoje não nos saem da cabeça. Que paraíso!

A paragem seguinte (que não foi bem paragem, vimos apenas de passagem) foi na Chicken Island. Como o próprio nome indica, a ilha tem este nome pois apresenta um formato de uma cabeça de uma galinha (ou de um peru, vá 😂).

É muito engraçado ver ao longe esta formação rochosa!

Optámos por não incluir no tour a Phra Nang Beach uma vez que estávamos hospedados em Railay Beach e tivemos a oportunidade de a visitar várias vezes.

Seguimos então viagem até à Red Island. Foi uma paragem estratégica para fazermos snorkeling durante uma hora. Apesar de não termos visto muitos peixes, vimos corais lindos e encontrámos vários peixes-palhaços, mais conhecidos como Nemo 😆 Temos vários vídeos nos destaques do nosso instagram (@blog.viveromundo).

O que fazer em Railay Beach

Almoçámos a bordo (o almoço está incluído no tour) e para sobremesa deliciámo-nos com um ananás maravilhoso!

À tarde fizemos uma curta paragem em Koh Lao Lading. Adorámos esta praia e a paisagem, no entanto estavam lá muitas pessoas e depois de alguns mergulhos decidimos continuar o tour.

Parámos então na Hong Lagoon que foi, para nós, um dos locais mais bonitos do tour. O barco entrou entre duas rochas enormes e o nosso queixo caiu.

A lagoa é rodeada pelas rochas enormes tão características da Tailândia e é impossível esquecer o tom esverdeado daquela água. Além do mais é super calminha e quente.

Consulte aqui todas as dicas antes de viajar para a Tailândia

Aqui estivemos algum tempo, dentro de água, a relaxar e a apreciar o que nos rodeava. Acreditem, poucas palavras descrevem aquele momento!

Encontrámos ainda ali o cenário perfeito para vestir os personagens Kate e Jack, do filme Titanic 🤣.

A última paragem do dia foi então na paradisíaca Hong Island. Para conhecer esta ilha terá de pagar uma taxa de preservação da ilha de 300 baht por pessoa (não incluído no preço do tour), uma vez que ficam numa área de reserva ambiental.

Hong Island é uma praia lindíssima, com um tom verde esmeralda que nos encheu os olhos (e a alma!). A ilha possui um bar, casas de banho, mesas e cadeiras e ainda um nadador salvador.

Estivemos na praia cerca de duas horas, a apanhar banhos de sol e de mar (vida chata 😂). Foi uma tarde muito bem passada, mas de repente, o céu mudou totalmente de cor e as nuvens negras começaram a aparecer! Achámos melhor regressar a Railay Beach, e assim dar por terminado o tour. Quando demos por nós estávamos no meio de uma tempestade em alto mar. Podem ver toda esta história nos destaques do nosso instagram (@blog.viveromundo)!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

O tempo é muito instável e o mais importante é não entrar em pânico. Apesar de este percalço, chegámos sãos e salvos a Railay e devemos dizer que toda a tripulação nos ajudou a ficar mais tranquilos. Desde o inicio do tour ao final sempre nos sentimos seguros e adorámos o dia, daí recomendarmos a empresa Bleesd.

O que o passeio de barco em Railay Beach tem incluído
  • Almoço e fruta (ananás)
  • Água durante todo o passeio
  • Material de Snorkeling
  • Coletes salva-vidas
  • Tripulação de confiança e guia
  • Seguro de viagem
O que levar para o passeio de barco em Railay Beach
  • Toalha de praia e fato de banho
  • Protector solar
  • Óculos de sol e chinelos
  • Mala impemeável
  • Máquina Fotográfica e/ou GoPro
  • Dinheiro (700 baht  por pessoa para taxas de conservação)

Agora que já sabe como fazer um passeio de barco em Railay Beach, do que está à espera? Acredite, vai encontrar o paraíso!

O Viver o Mundo fez o tour através da empresa Bleesd, a convite da mesma. O post transmite apenas a opinião pessoal dos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *