Portugal

O que fazer na Costa da Caparica

Da cidade vou fugir, vou pró sol da Caparica

A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos portugueses, principalmente no Verão. A poucos kms de Lisboa, este é o local ideal para estender a toalha de praia e usufruir dos raios de sol desta estação do ano.

São aproximadamente 15 km de costa que contam com várias praias. Apesar da Costa da Caparica estar fortemente ligadas às actividades piscatórias, não só do mar e praia vive esta zona.

Aproveite a praia, mas não deixe de realizar outras actividades igualmente divertidas!

Miradouro dos Capuchos

No Miradouro dos Capuchos consegue-se uma vista privilegiada sobre a Costa da Caparica. Oferece uma vista incrível da cidade e do mar, para além dos geométricos campos agrícolas.

Trata-se de um belo miradouro e um ponto de repouso. É o local perfeito para relaxar e apreciar a paisagem.

Aqui tiram-se fotografias únicas. Logo por azar, quando fui, a visibilidade era praticamente nula devido ao nevoeiro dessa manhã 🙁

Convento dos Capuchos

Perto do Miradouro dos Capuchos, situa-se o Convento dos Capuchos. É um dos mais belos e românticos monumentos de Almada.

Este edifício religioso data do século XVI e foi fundado por um dos ramos mais austeros da Família Franciscana. Após o terramoto de 1 de Novembro de 1755, o convento ficou quase completamente destruído. Mais tarde foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada e foi totalmente restaurado, mantendo os traços originais.

No interior, foram criadas condições para um moderno espaço de cultura vocacionado particularmente para a área da música. Conta ainda com uma uma sala para exposições temporárias.

De destacar ainda os seus belos e cuidados jardins. É uma área com bastante arvoredo, onde reina a paz. Um verdadeiro encanto!
Possui ainda um miradouro que confere uma vista privilegiada sobre a Costa da Caparica.

O Convento dos Capuchos pode ser visitado de quarta-feira a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 18h. Este é um local de visita obrigatória para os amantes de património e natureza.

Fun Parque de São João

O Fun Parque é um parque de aventuras que proporciona actividades desportivas ligadas à natureza. Ocupa uma área de 8 hectares, o que permite aos seus visitantes desfrutarem da natureza em pleno.
De entre as várias actividades que pode fazer neste local, destacam-se: insufláveis, arborismo, paintball e escalada. Uma excelente opção para passar um bons e divertidos momentos em família.



Booking.com

Parque Urbano da Costa da Caparica

O Parque Urbano da Costa da Caparica, também chamado de Parque de Santo António, é o espaço perfeito para miúdos e graúdos. É uma área bastante grande, próxima à linha de praia, que conjuga espaços de diversão e recintos desportivos (campos de futebol, basquetebol e ténis).

Conta ainda com área de merendas, zona de restauração e um núcleo de sensibilização ambiental. Este local é muito concorrido pela criançada, pois possui dois parques infantis onde, para além dos equipamentos tradicionais, não faltam trampolins, pedras para escalar, um slide e carrosséis de cordas e pneus.

Solar dos Zagallos

A poucos minutos da Costa da Caparica podemos encontrar o Solar dos Zagallos. Esta acolhedora casa apalaçada do século XVIII, foi recuperada pela Câmara Municipal de Almada e transformada em Centro Cultural vocacionado para as culturas locais.

Este local romântico fora mandado construir pela família Zagallo, que chegou a esta região no reinado de D. João II. Para receber o rei D. João VI foram ainda construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio.

A área envolvente parece saída de um conto de fadas. Um jardim grande e muito bem cuidado fizeram os meus olhos sorrir. Na alameda principal encontra-se ainda uma capela devotada ao Senhor dos Passos (onde está sepultado Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Mello) que contém painéis de azulejos com relato da parábola do filho pródigo.

O  Solar dos Zagallos é um espaço que pretende preservar a identidade local através de uma regular actividade cultural, onde se destacam as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos. É possível visitar o local de quarta-feira a sábado das 10h às 12h e das 14h às 17.30h e aos domingos das 14h às 17.30h.

Praias

A Costa da Caparica conta com mais de 30 km de praia. Da Cova do Vapor à Fonte da Telha, o difícil é escolher onde estender a sua toalha.

Relaxe e delicie-se com uma boa bola de berlim. Aproveite ainda o magnífico pôr-do-sol. É de ficar boquiaberto!

Arriba Fóssil da Costa da Caparica

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, numa extensão de 13 km e com uma faixa de arribas altas (atingindo os 70 m de altura).

Esta arriba de tons quentes e ocres emolduram a costa, e  tem miraculosamente sobrevivido num território tão massacrado pela construção e desenvolvimento urbano.

Esta zona tem um grande interesse paleontológico, sobretudo pelas rochas sedimentares que constituem a arriba, as mais antigas formadas há 15 milhões de anos. É impressionante observar esta obra prima natural esculpida pelo mar e desenhada pelo vento!

Transpraia

O Transpraia é um comboio turístico que durante o Verão faz a ligação entre as praias da Costa da Caparica e a Fonte da Telha. Percorrendo o extenso areal da Costa da Caparica conta com um trajecto de cerca de 9 km num percurso que compreende 4 estações e 15 apeadeiros. Veja aqui o post completo sobre o Transpraia!

Como vê, a Costa da Caparica não é só praia, como muitos julgam! Consulte a página da Câmara Municipal de Almada e fique a par dos eventos da cidade!
Aproveite e usufrua deste pedaço da Natureza 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *