Portugal Portugal Continental

O que fazer na Costa da Caparica

A Costa da Caparica é um dos destinos de eleição dos portugueses, principalmente no Verão. A poucos kms de Lisboa, este é o local ideal para estender a toalha de praia.

São cerca de 15 km de costa que contam com várias praias. Apesar da Costa da Caparica estar bastante ligada às actividades piscatórias, não só do mar e praia vive esta zona.

Aproveite a praia, mas não deixe de realizar outras actividades também divertidas!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Miradouro dos Capuchos

No Miradouro dos Capuchos consegue-se uma vista privilegiada sobre a Costa da Caparica. Oferece uma vista incrível da cidade e do mar, e ainda dos geométricos campos agrícolas.

Trata-se de um belo miradouro e um ponto de repouso. É o local perfeito para relaxar e apreciar a paisagem.

Aqui tiram-se fotografias únicas. Logo por azar, quando fui, a visibilidade era quase nula devido ao nevoeiro dessa manhã 🙁

Convento dos Capuchos

Perto do Miradouro dos Capuchos, situa-se o Convento dos Capuchos. É um dos mais belos e românticos monumentos de Almada.

Este edifício religioso data do século XVI e foi fundado por um dos ramos mais austeros da Família Franciscana. Após o terramoto de 1 de Novembro de 1755, o convento ficou quase todo destruído. Mais tarde a Câmara Municipal de Almada adquiriu-o e restaurou-o, mantendo os traços originais.

No interior, criaram-se condições para um moderno espaço de cultura vocacionado em particular para a área da música. Conta ainda com uma sala para exposições temporárias.

De destacar ainda os seus belos e cuidados jardins. É uma área com bastantes árvores, onde reina a paz. Um verdadeiro encanto!
Possui ainda um miradouro que confere uma vista privilegiada sobre a Costa da Caparica.

O Convento dos Capuchos pode então ser visitado de quarta-feira a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 18h. Este é um local de visita obrigatória para os amantes de património e natureza.

Fun Parque de São João

O Fun Parque é um parque de aventuras que proporciona actividades desportivas ligadas à natureza. Ocupa uma área de 8 hectares, o que permite aos seus visitantes desfrutarem da natureza em pleno.
De entre as várias actividades que pode fazer neste local, destacam-se: insufláveis, arborismo, paintball e escalada. Uma excelente opção para passar um bons e divertidos momentos em família.



Booking.com

Parque Urbano da Costa da Caparica

Também chamado de Parque de Santo António, é o espaço perfeito para miúdos e graúdos. É uma área bastante grande, próxima à linha de praia. Conjuga espaços de diversão e recintos desportivos (campos de futebol, basquetebol e ténis).

Conta ainda com área de merendas, zona de restauração e um núcleo de sensibilização ambiental. Possui também dois parques infantis. Para além dos equipamentos tradicionais, não faltam trampolins, pedras para escalar, um slide e carrosséis de cordas e pneus.

Solar dos Zagallos

A poucos minutos da Costa da Caparica podemos encontrar o Solar dos Zagallos. A acolhedora casa do século XVIII, foi recuperada pela Câmara Municipal de Almada e transformada em Centro Cultural.

Este local romântico fora mandado construir pela família Zagallo, que chegou à região no reinado de D. João II. Para receber o rei D. João VI foram ainda construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio.

A área envolvente parece saída de um conto de fadas. Um jardim grande e muito bem cuidado fizeram os meus olhos sorrir. Na alameda principal encontra-se ainda uma capela devotada ao Senhor dos Passos que contém painéis de azulejos com relato da parábola do filho pródigo.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

O  Solar dos Zagallos é um espaço que pretende preservar a identidade local através de várias actividades culturais. Destacam-se assim as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos. É possível visitar o local de quarta-feira a sábado das 10h às 12h e das 14h às 17.30h e aos domingos das 14h às 17.30h.

Praias da Costa da Caparica

A Costa da Caparica conta com mais de 30 km de praia. Da Cova do Vapor à Fonte da Telha, o difícil é escolher onde estender a sua toalha.

Relaxe e delicie-se com uma boa bola de berlim. Aproveite ainda o magnífico pôr-do-sol. Vai ficar rendido!

Arriba Fóssil da Costa da Caparica

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral. Conta com uma extensão de 13 km e com uma faixa de arribas altas (atingindo os 70 m de altura).

Esta arriba de tons quentes e ocres emolduram a costa, e tem sobrevivido num território tão massacrado pela construção e desenvolvimento urbano.

Esta zona tem um grande interesse paleontológico, sobretudo pelas rochas sedimentares que constituem a arriba, as mais antigas formadas há 15 milhões de anos. É impressionante observar esta obra prima natural esculpida pelo mar e desenhada pelo vento!

Transpraia

O Transpraia é um comboio turístico que durante o Verão faz a ligação entre as praias da Costa da Caparica e a Fonte da Telha. Percorrendo o extenso areal da Costa da Caparica conta com um trajecto de cerca de 9 km. O percurso apresenta 4 estações e 15 apeadeiros. Veja aqui o artigo completo sobre o Transpraia!

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Como vê, a Costa da Caparica não é só praia, como muitos julgam! Consulte a página da Câmara Municipal de Almada e fique a par dos eventos da cidade!
Aproveite e usufrua deste pedaço da Natureza. Não se vai arrepender 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *