Portugal

Transpraia, o comboio da Costa da Caparica

Transpraia

O Transpraia é um comboio turístico que durante o Verão faz a ligação entre as praias da Costa da Caparica e a Fonte da Telha. Percorrendo o extenso areal da Costa da Caparica conta com um trajecto de cerca de 9 km num percurso que compreende 4 estações e 15 apeadeiros.

O comboio é propriedade da empresa Transpraia – Transportes Recreativos da Praia do Sol, Lda. e foi inaugurado a 9 de Junho de 1960. Este foi o primeiro acesso a algumas praias então remotas.

Numa época em que quase ninguém tinha carro, todos ficavam na praia da vila. No entanto, o Transpraia trouxe a oportunidade a várias famílias de descobrirem novas praias, a apenas meia hora de viagem.

O comboio não é propriamente novo, e podia apresentar melhores condições. Os bancos são desconfortáveis e o comboio abana muito. Mas no fundo, é isto que o torna tão pitoresco, certo?!

Pode percorrer o extenso areal da Costa da Caparica de comboio, de 1 de Junho a 30 de Setembro. Existe flexibilidade horária, com comboios de meia em meia hora. Pode consultar aqui o horário.

O bilhete é comprado directamente ao motorista e depois mostrado ao revisor, que saltita de carruagem em carruagem com (bastante) perícia. Pode comprar o bilhete para uma ou duas zonas, variando também o preço do bilhete. Assim sendo, um bilhete de ida e volta para uma zona custa 5€ e para duas zonas custa 8€ (valores de 2018). Pode consultar aqui os preços actualizados.

Eu achei o preço dos bilhetes muito elevados. Fui mais pelo conceito e pela experiência do que propriamente por necessidade. Ainda assim valeu a pena 🙂

Nada como ir com o cabelo ao vento enquanto observamos a paisagem. De um lado, a protegida Arriba Fóssil da Costa da Caparica, e do outro, a magnitude do Oceano Atlântico. Uma óptima experiência!

Já houve várias ameaças de que o Transpraia iria acabar, inclusive já houve manifestações para que tal não acontecesse.
Actualmente todas as praias têm estacionamento e quase toda a gente tem carro, logo são poucos os que recorrem ao Transpraia.



Booking.com

Apesar do preço elevado (na minha opinião) eu gostei bastante da experiência. Afinal, não são todos os dias que podemos cruzar as dunas de comboio e ter o privilégio de ver o mar de uma perspectiva única!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *