Garmisch-Partenkirchen fica na região da Baviera, na Alemanha. Aterrámos no Aeroporto de Memmingen (Munique) que fica a cerca de 2 horas de carro de Garmisch-Partenkirchen (GaPa).
Esta viagem foi um pouco diferente das outras. Os meus tios e primos moram lá e juntámos o útil ao agradável: fomos conhecer esta região da Alemanha e matámos as saudades dos nossos familiares.
Como tal, não pesquisámos alojamento, pois o meu primo cedeu-nos gentilmente a sua casa.
Quando se fala em GaPa, naturalmente temos de falar da Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha. Tem 2960 metros de altura e é famosa pelas suas pistas de ski.
Na altura em que fomos estava a nevar muito, e decidimos não subir até ao topo. Tínhamos receio de pagar para depois não conseguir ver quase nada devido ao tempo. Mas pode fazê-lo por comboio ou teleférico.
No Estádio Olímpico de GaPa já decorreram duas Olimpíadas de Inverno (1936 e 2008). Aqui encontram-se as rampas incrivelmente altas de salto de ski.
O que visitar em Garmisch-Partenkirchen
Inicialmente, Garmisch e Partenkirchen eram duas cidades separadas. Em 1935 as duas cidades uniram-se para poderem ser a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Há muito a descobrir no centro histórico de Garmisch. Caminhando pelas ruas podemos ver as famosas pinturas “Lüftl” nas fachadas das casas. Olhando com atenção, conseguimos sempre perceber o significado. É encantador! Passeando pelas ruas encontramos lojas, restaurantes, farmácias, supermercados, comércio local, etc.
É uma cidade charmosa e muito típica.
Curiosidade: É uma cidade muito limpa, acho que nunca vi um único papelinho no chão! É de tal forma civilizada, que os animais podem entrar em praticamente todo o lado.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto
Lago Riessersee
O dia em que fomos estava a nevar muito. Mas isso não foi impeditivo de darmos um passeio em redor deste belo lago. O lago estava congelado e toda a paisagem à volta era branquinha. Um encanto!
Igreja St Anton
Fica ligeiramente acima de Partenkirchen e é a igreja de peregrinação de St. Anton. Ao longo do percurso, do lado direito, podemos ver dez capelas até chegarmos à igreja.
Do topo temos uma vista incrível sobre a cidade. Nesse dia estava tudo branquinho, o que tornou a paisagem ainda mais bonita.
Partnach Gorge
Parnach Gorge (Partnachklamm, em alemão) é um desfiladeiro e foi declarado monumento natural em 1912.
O desfiladeiro é atravessado sobre uma ponte de ferro, sendo que alguns troços são feito por túneis e passagens escavadas na rocha. Uma paisagem incrivelmente bonita!
Veja aqui como é visitar o Partnach Gorge
Schloss Linderhof
O Palácio Linderhof (Schloss Linderhof) é um palácio real na Alemanha, construído entre 1869 e 1878. Fica localizado no sudoeste da Baviera.
Dos três palácios construídos pelo Rei Luis II da Baviera este é o mais pequeno, mas o único que o monarca viu concluído.
O Rei era conhecido pelas suas extravagâncias e por gastar muito dinheiro, daí ser chamado de Rei Louco.
Não posso mostrar imagens do interior do Palácio, uma vez que é proibido tirar fotos, infelizmente. Mas posso garantir que o interior é de deixar qualquer um de boca aberta, reflectindo toda a excentricidade do Rei Louco.
A sala de jantar é um dos locais mais interessantes, pois apresenta a “mesa mágica”. Esta era montada na sala de refeições e içada ao primeiro andar por meio de um mecanismo engenhoso, para que Ludwig pudesse jantar sozinho, sem ver os empregados.
Para mim, uma das salas mais impressionantes é a Galeria dos Espelhos. Como o próprio nome indica, é uma sala forrada de espelhos, que dá a sensação de amplitude de espaço.
Também a parte exterior do Palácio é surpreendente. Possui uma grande área de jardim, muito bonito e bem cuidado.
Como fomos no Inverno, apenas o Palácio podia ser visitado. Se for noutra altura pode acrescentar à visita o Quiosque Mouro, a Casa Marroquina, a Cabana Hunding, o Eremitério de Gurnemanz e a Gruta de Vénus.
O bilhete completo inclui visita guiada dentro do palácio (cerca de 30 min) e é feita apenas em Inglês ou Alemão. A entrada tem um custo de 7,50€.
Fiquei maravilhada com este palácio que parece saído de um conto de fadas!
Kloster Ettal
A Basílica foi fundada pelo imperador Luis de Baviera em 1330 e fica na cidade de Ettal.
A majestosa cúpula da Basílica de Ettal, ergue-se diante do penhasco dos Alpes, destacando-se da montanha.
O ponto alto da visita é o interior da igreja. Na cúpula podemos ver um grupo quase inumerável de santos que estão reunidos para louvar a grandeza de Deus.
Um outro pormenor é o grande (e bonito!) órgão ali presente. É do estilo barroco e foi construído em 1763 por Johann Georg Hörterich.
Podemos também visitar a loja, onde os monges, que ainda vivem no mosteiro, produzem e vendem licores e cervejas.
Adorei este local pela sua majestosidade e imponência.
Lago Badersee
Visitar o Lago Badersee é algo imperdível. Um lago com águas cristalinas e a sua cor verde esmeralda fazem deste local um verdadeiro encanto. Tem 18 m de profundidade e fontes subterrâneas que não permitem o lago congelar durante o inverno.
É muito rico em fauna e flora.
Dica: Se quiser alimentar os patos, há uma máquina no local que dá caixinhas com alimento próprio para patos.
Lago Eibsee
O Lago Eibsee foi um dos locais que mais gostei de visitar em Garmisch-Partenkirchen. Este lago fica congelado durante quase 5 meses no ano e a paisagem à volta torna o cenário incrível.
É aqui que parte um dos mais longos teleféricos da Europa, que chega ao topo da montanha Zugspitze, em 10 minutos.
Michael-Ende-Kurpark
O Michael-Ende-Kurpark (jardim) está localizado no coração de Garmisch-Partenkirchen. É um local super tranquilo e pacífico, rodeado por árvores antigas e um lago com peixinhos. Como fomos no Inverno não conseguimos ver as cores fascinantes das flores, ainda assim, é um óptimo local para relaxar.
Existe um trilho do “pé descalço” que guia os nossos pés sobre rochas, areias, pinos em madeira, musgo, entre outros. É uma óptima experiência que estimula os sentidos e fortalece os músculos dos pés.
Igreja St Martin
A Igreja de St Martin é uma igreja gótica datada de 1280. É majestosa por fora, mas ainda mais incrível por dentro. As cores no seu interior trazem uma completa serenidade a quem a visita.
Estas paisagens parecem tiradas de um filme. Fiquei completamente rendida a Garmisch-Partenkirchen 🙂
Veja aqui o que fazer em Munique num dia

Olá! Nós somos a Lara e o João, um casal português a descobrir o Mundo. Juntámos a paixão pela escrita, fotografia e viagens para ajudar outros a viajar mais e melhor. Aqui partilhamos as nossas aventuras, roteiros e muitas dicas de viagem! Vamos Viver o Mundo juntos?
Olá Lara! Estou indo a Munique, GaPa e Insbruck. Em quanto tempo se faz esses passeios em GaPa do seu roteiro, com exceção de Schloss Lindertrof?
Obrigada
Olá Marcia 🙂
Penso que dois/três dias é suficiente para visitar GaPa com calma! Um beijinho, e boa viagem 🙂