Portugal

Visitar a Pateira de Fermentelos, em Águeda

Visitar a Pateira de Fermentelos

Aquando uma escapadela de fim-de-semana, decidi visitar um local pouco conhecido, mas que de certeza ainda vai dar muito que falar. A minha ideia inicial era passar um dia em Aveiro e outro em Águeda, mas não resisti a uma paragem pelo meio para visitar a Pateira de Fermentelos.

A Pateira de Fermentelos situa-se portanto em Águeda e é a maior lagoa natural da Península Ibérica.  Antigamente, antes da constituição da Ria de Aveiro, era aqui que desaguavam vários rios (Cértima, Águeda e Vouga).

É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas. Está coberta de nenúfares e serve de refúgio a patos e outras aves migratórias. Este local é portanto um óasis de biodiversidade!
A Pateira de Fermentelos faz parte da Rede Natura 2000 onde se encontram várias espécies com estatuto protegido, tais como: a lontra, a toupeira de água, a rã ibérica entre outros.

É ainda muito comum ver nas suas margens vários pescadores, que por ali tentam a sua sorte.

Visitar a Pateira de Fermentelos é sinónimo de romantismo, ar puro e descanso. Não é à toa que este local é muito visitado por namorados que ali passeiam de mãos dada, ou por aventureiros que desbravam os vários trilhos, por exemplo. A verdade é que aquele local transmite uma energia boa fora do comum e onde nos sentimos em paz.

Saiba ainda que é possível juntar os amigos ou familiares e fazer um pique-nique à sombra. O local está apetrechado com mesas e bancos, torneiras, um parque infantil e estacionamento.

Dotada de uma paisagem de cortar a respiração, a Pateira de Fermentelos é cada vez mais conhecida devido às (belíssimas) fotografias que chegam às redes sociais. É o local perfeito para relaxar, onde reina o silêncio e os barcos flutuam na margem ao sabor da água! Recomendo vivamente uma visita a este local tão bonito e inspirador 🙂

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *