Portugal Portugal Continental

Visitar a Pateira de Fermentelos, em Águeda

Aquando uma escapadela de fim-de-semana, decidimos visitar um local pouco conhecido, mas que de certeza ainda vai dar muito que falar. A ideia inicial era passar um dia em Aveiro e outro em Águeda, mas não resistimos a uma paragem pelo meio para visitar a Pateira de Fermentelos.

Onde fica a Pateira de Fermentelos

A Pateira de Fermentelos situa-se portanto em Águeda e é a maior lagoa natural da Península Ibérica.  Antigamente, antes da constituição da Ria de Aveiro, era aqui que desaguavam vários rios (Cértima, Águeda e Vouga).
É circundada pelas freguesias de Óis da Ribeira, Fermentelos, Espinhel e Requeixo. Uma das paragens obrigatórias é o Parque de Merendas de Espinhel (fotografias em baixo).

Visitar a Pateira de Fermentelos

É uma zona muito rica em fauna, flora e espécies aquáticas. Está coberta de nenúfares e serve de refúgio a patos e outras aves migratórias. Este local é portanto um oásis de biodiversidade!
A Pateira de Fermentelos faz parte da Rede Natura 2000 onde se encontram várias espécies com estatuto protegido. Destacam-se: a lontra, a toupeira de água, a rã ibérica, entre outros.

É ainda muito comum ver nas suas margens vários pescadores, que por ali tentam a sua sorte.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Visitar a Pateira de Fermentelos é sinónimo de romantismo, ar puro e descanso. Os namorados passeiam ali de mãos dadas e os aventureiros desbravam os vários trilhos ali existentes. A verdade é que o local transmite uma energia boa fora do comum e onde nos sentimos em paz.

Saiba ainda que é possível juntar os amigos ou familiares e fazer um piquenique à sombra. O local está apetrechado com mesas e bancos, torneiras, um parque infantil e estacionamento.

Dotada de uma paisagem de cortar a respiração, a Pateira de Fermentelos é cada vez mais conhecida devido às (belíssimas) fotografias que chegam às redes sociais. É o local perfeito para relaxar, onde reina o silêncio e os barcos flutuam na margem ao sabor da água! Recomendamos portanto uma visita a este local tão bonito e inspirador 🙂

Dica Extra

Relativamente perto da Pateira de Fermentelos, mais precisamente na Pateira do Carregal, foi implementado um novo baloiço. Não pode deixar escapar a oportunidade de conhecer o novo baloiço sobre um campo de nenúfares. Sim, leu bem. Sobre um campo de nenúfares. Então, ficou curioso? Leia tudo sobre ele aqui.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

1 thought on “Visitar a Pateira de Fermentelos, em Águeda”

  1. Correção: não são nenúfares, são jacintos d’agua. Infelizmente uma espécie invasora que as Câmaras com responsabilidades sobre a Pateira se têm esforçado por controlar, nem sempre com muito sucesso. Bonitos são, mas são também um grande problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *