Sabem aqueles lugares incríveis que vemos na televisão ou nos livros e que tanto sonhamos visitar um dia?! Pois bem, Partnach Gorge poderia bem ser um deles. Que surpresa incrível foi visitar este lugar surreal.
Fomos passar uma semana a Garmisch-Partenkirchen, e uma tarde foi reservada para visitar Partnach Gorge (Partnachklamm, em alemão).
Informações úteis
- Não existe estacionamento logo à entrada. Deixe o carro no estacionamento do Estádio Olímpico de Esqui de Garmisch-Partenkirchen e daí andar cerca de 20 minutos a pé até à entrada do Partnach Gorge. Uma longa caminhada, mas que vale muito a pena.
- O preço da entrada é de 5€. Todos os anos, o Partnach Gorge recebe mais de 200 mil visitantes. Confirme antes de ir se o local está aberto aos turistas. Em certas alturas do ano encontra-se fechado por segurança.
Como é visitar o Parnach Gorge
Parnach Gorge é um desfiladeiro, declarado monumento natural em 1912, e é atravessado pelo rio Partnach, daí o seu nome.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto
Apresenta cerca de 700 metros de comprimento e 80 metros de altura. Antigamente, os visitantes que tentavam atravessar o desfiladeiro arriscavam as suas vidas, mas hoje em dia estão disponíveis dois caminhos seguros.
É possível atravessar o desfiladeiro por uma ponte de ferro a cerca de 70 metros acima do rio, construída em 1914. Outra forma de atravessá-lo é caminhar ao lado do rio, através de uma plataforma estreita. Alguns troços desse caminho são feitos através de túneis e passagens escavadas na rocha.
O barulho da água é ensurdecedor, mas lá conseguem-se fotografias estupendas! Olhe também para cima, para ter noção desta beleza natural. Se for no Inverno, consegue ver as formações de gelo que dão um toque diferente e um charme especial ao local.
Seja em que altura for, espere sair de lá um pouco molhado. A água que cai nas pedras, formando cascatas incríveis, acaba por molhar um pouco quem visita o local.
O trajecto de volta pode fazer-se pelo mesmo caminho, ou então continuar pela montanha. Se for no Inverno, aconselha-se a voltar pelo mesmo trajecto, devido ao gelo.
- Vá cedo, pois o local é bastante frequentado e o caminho é estreito, ficando assim mais difícil conseguir contemplar a paisagem e tirar fotografias.
- Antes de ir, verifique o horário de funcionamento.
- Leve um calçado estável para não escorregar. Não quer estragar as férias, certo?!
- Leve roupas quentes, e de preferência, impermeáveis.
- Proteja da água a sua máquina fotográfica.
De facto, este é um lugar encantador, e um destino pouco explorado por quem visita a Alemanha!