Marrocos

Os Souks de Marrakech

A palavra souk deriva do árabe e é o significado para mercados. Os souks de Marrakech estão organizados segundo os produtos comercializados, e são imensos. No entanto, nos dias que correm, é comum encontrar os mesmos produtos em vários souks.
Os souks de Marrakech localizam-se a norte e a leste da Praça Jemaa el-Fna. Este é um óptimo ponto de referência para mergulhar na imensidão dos mercados. São milhares de ruas e ruelas, cheias de lojas, onde se pode perder. E perder é mesmo o termo correcto. Mas não se assuste, é um perder óptimo. Andar sem direcção, simplesmente a apreciar o frenesim dos mercados.

De modo geral, as lojas abrem de manhã, e fecham à noitinha. Os vendedores “salivam-se” por turistas e garantem que ali é que há produto bom e o mais barato. Regatear é a palavra de ordem, já sabe. Por norma, os comerciantes dizem um preço inflacionado a turistas, pelo que recomendo a baixar o valor até ao preço que ache justo.
Escusado será dizer que os souks são o paraíso das compras. Difícil é sair de lá sem comprar nada. A oferta é enorme e a insistência dos vendedores pode levar-nos à exaustão.

Booking.com

A maioria dos souks são apenas pedonais, no entanto, esta regra não é levada à letra. Passo a explicar! Aqui, apenas os carros não circulam. É super comum ver burros, carroças, bicicletas e motas. Estas últimas a altas velocidades e portanto, muito normal quase nos tocarem. Circule com prudência e sempre que ouvir gritar “Balak!”, desvie-se 😉

Embora os souks tenham nomes diferentes que identificam os produtos que ali se vendem, lembre-se que as suas fronteiras são flutuantes.
Assim sendo, os souks mais emblemáticos são:
  • Addadine – souk dos artigos de metal. É aqui que vai encontrar as lanternas e abajures lindos de morrer.
  • Chouari – souk dos cestos feitos com fibras de palmeira e madeira.
  • Tintureiros – souk de peles de lã e seda tingidas a secarem ao sol.
  • Smata – souk dos chinelos marroquinos (babouches).
  • Zrabia – souk principal de tapetes.
  • Siyyaghin – souk de joalharia. Onde vai encontrar bugigangas e colares.
  • El-Kebir – souk onde milhares de peles são vendidas para posteriormente serem tratadas.
  • Especiarias – localizado no Mellah, o antigo bairro judeu. Uma verdadeira explosão de cheiros.
  • Cherratine – souk do couro, artesanato e obras de arte.
  • Ahiak – souk de tecidos e roupas.

Tal como referi em cima, actualmente, pode encontrar-se os mesmos produtos em vários souks. Isto, deve-se principalmente ao crescimento do turismo. E não se admire se o comerciante for à loja do lado buscar o que você pretende, por exemplo. É muito comum esta prática 🤣

Veja aqui o roteiro completo de três dias em Marrakech

De modo geral, as lojas encontram-se muito bem organizadas, numa infinita paleta de cores conjugados com os mais variados aromas. Um regalo aos nossos olhos e sentidos.
Se não domina o árabe ou o francês, saiba que os marroquinos são muito bons em línguas. É muito fácil negociar com eles, nem que seja com mímica 🙂

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
Hoje posso afirmar que os souks de Marrakech foram um dos melhores locais onde já me perdi. São autênticos labirintos, com ruas estreitas e que parecem todas iguais. Além disso, são locais místicos e pode tornar-se desafiante sair de lá.

No entanto, é nos souks de Marrakech que experienciamos as mais diversas sensações. Em suma, estes mercados são uma autêntica explosão de sons, cores e cheiros, que nos fazem querer voltar, sempre.

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *