Portugal Portugal Continental

O que visitar em Óbidos

Quem visita Óbidos fica completamente encantado, não há volta a dar! Passear por Óbidos é recuar no tempo, levando-nos a viajar na época dos príncipes e princesas.
Óbidos é a vila medieval mais pitoresca e romântica de Portugal. Cada rua, cada cantinho merecem ser explorados com muito amor! Como tal, leiam o artigo até ao fim para saberem o que visitar em Óbidos, uma pérola de Portugal.

O que visitar em Óbidos

Castelo de Óbidos

O Castelo de Óbidos é, sem dúvida, o ex-libris da vila. Data do século XIII e é uma das Sete Maravilhas de Portugal, não admira porquê. Actualmente funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei.

A Porta da Vila é a entrada principal para o interior da muralha e foi concluída em 1380. É um Portal com uma cobertura de azulejos com cenas da Paixão de Cristo que não passa despercebido a quem por ali passa.

Seguimos então pela Rua Direita, que liga a Porta da Vila ao Castelo de Óbidos. Esta é, para nós, uma das ruas mais charmosas de Portugal.

É aqui que se encontra a maioria das lojinhas de souvenirs e artesanato, restaurantes e cafés. Sugerimos uma paragem estratégica para provar a famosa Ginja de Óbidos, ainda mais saborosa se bebida num copo de chocolate.

Veja aqui o que visitar em Leiria

Ainda na Rua Direita, deixe-se surpreender pelo Mercado Biológico. Aqui encontrará produtos biológicos e também livros de todos os tipos, inclusive livros raros. Um encanto!

Se tem o espírito de aventureiro e explorador, perca-se pelas ruelas mais estreitas. Há tantos detalhes deliciosos para apreciar que é impossível sair de lá decepcionado.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Num grande largo, vai encontrar também a Igreja Matriz de Santa Maria, que é o principal templo religioso da vila. Foi nesta igreja que D. Afonso (futuro rei D. Afonso V de Portugal) se casou com a sua prima D. Isabel, quando ele tinha 10 e ela 8 anos de idade. Ao lado encontramos o Museu Municipal, onde podemos descobrir a obra religiosa de Josefa d’Óbidos.

Se preferir ter uma perspectiva diferente, suba até ao miradouro, perto da pousada! A entrada é gratuita.

O seu roteiro por Óbidos não ficará completo sem um passeio pelas muralhas medievais do castelo, consideradas uma das principais atracções da vila. É possível andar por boa parte dela e as vistas são completamente deslumbrantes!

Aqueduto de Óbidos

Fora das muralhas do castelo é possível deslumbrar o Aqueduto da Usseira, que veio revolucionar o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos. Foi mandado construir pela Rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D.João III, em 1573, e possivelmente veio a ser finalizado já no reinado de Filipe I.

Com cerca de seis quilómetros, traz a água da nascente da Usseira ao chafariz da Praça de Santa Maria.

Lagoa de Óbidos

A Lagoa de Óbidos é uma das mais bonitas do país, como tal, não deixe de a visitar. É o local ideal para relaxar, dar umas caminhadas ou praticar desportos náuticos.

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra, concebido pelo arquitecto Capitão Rodrigo Franco, foi construído integralmente em pedra no ano de 1747, em memória de D. João V. Uma das características que o torna ainda mais peculiar é o facto deste templo possuir uma planta hexagonal inscrita numa circunferência.

Melhor época para visitar Óbidos

Qualquer altura é óptima para explorar as ruas de Óbidos. No entanto, saiba que há uma série de eventos ao longo do ano que justificam uma visita.

Festival Internacional de Chocolate 

O Festival decorre no mês de Abril e dispensa apresentações. Se é fã de chocolate, então este é o local ideal para satisfazer os seus desejos! Desde a exposição de esculturas de chocolate, a showcookings – o cheiro que emana no ar já faz crescer água na boca.

Mercado Medieval de Óbidos

Nos meses de Julho e Agosto, Óbidos veste-se a rigor para o receber como no antigamente. Trata-se de um evento de recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos num burgo da idade média.
Vai encontrar por lá bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis invadem a vila transportando o visitante para outra dimensão.



Booking.com

FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos 

A partir do ano de 2015, Óbidos começou a receber grandes lendas da literatura nacionais e internacionais que se deslocam à pitoresca vila para participarem neste evento que consagra vários livros.

As edições do FOLIO costumam acontecer entre os meses de Setembro e Outubro, e os vários acontecimentos do evento ocorrem todos os dias da semana.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Festival Latitudes de Óbidos

O Latitudes está ligado ao segmento das viagens e do turismo. O formato do festival assume o mesmo que o FOLIO: apresentação de livros, colóquios, exposições e concertos.

O Festival é realizado desde o ano de 2017 e tem como espaço o mês de Maio, que decorre durante uma semana.

Óbidos Vila Natal

Óbidos Vila Natal é um evento que promete animar o final de ano e as festividades da quadra natalícia. Durante o mês de Dezembro o Pai Natal leva a alegria aos mais pequenos com espectáculos para todos os gostos desde os Fantoches, Mágicos, Teatro, etc. 

Portugal tem mil e um motivos para nos fazer sentir orgulhosos. E este é, sem dúvida, um deles. Depois de saber o que visitar em Óbidos, faça as malas e vá conhecer esta vila que tem tanto de pitoresca como de amorosa!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *