Marrocos

Como ir do Aeroporto de Marrakech para o centro (e vice-versa)

A maneira mais comum de entrar em Marrocos é ir de avião com uma das várias companhias que voam da Europa. No entanto, há também os mais aventureiros que decidem ir de Espanha e fazem um roteiro de carro pelo país. Eu fui de avião, como tal explico aqui as diferentes formas de como ir do aeroporto de Marrakech para o centro.

Como ir do Aeroporto de Marrakech para o centro

O Aeroporto de Marrakech, designado de Aeroporto de Menara dista do centro da cidade 6 km. Este é uma das portas principais para visitar Marrocos e recebe milhares de turistas por dia.
Os portugueses não precisam de visto para entrar no país, apenas de passaporte que deve ser válido por pelo menos seis meses até à data do fim da estadia no país.
O aeroporto é o único da cidade e é relativamente pequeno e simples, mas bem engraçadinho.

A chegada ao Aeroporto de Marrakech

Ainda no avião, as hospedeiras distribuíram por todos os passageiros um cartão de desembarque. Se não for o seu caso, não se preocupe. É possível preencher aquando a chegada ao aeroporto. Do seu lado direito vai encontrar essas folhas. As informações a preencher no cartão de desembarque são: nome, apelido, data e local de nascimento, nacionalidade, país de residência, profissão, número de passaporte, destino, morada do alojamento em Marrocos e o principal motivo da viagem (maioritariamente é turismo).
Uma dica muito útil: leve o passaporte e uma caneta à mão. Vai poupar imenso tempo.

Depois de preenchido o cartão de desembarque prepare-se para o que aí vem: tem de passar no controlo de passaporte. Nós tivemos mais de uma hora à espera na fila, em pé. É um processo muiiiiito lento e um bocado desesperante. Ordenadamente vai dirigir-se a uma das cabines onde deverá entregar o bilhete de avião, o passaporte e o cartão de desembarque já preenchido. Aí, os policias analisam toda a informação.

Passaporte carimbado e aí vamos nós. A mala de porão já estava nos tapetes rolantes e mesmo ali troquei Euros para Dirhams (moeda local). O câmbio aqui é favorável, portanto compensa fazer ali mesmo a conversão.
Nesta zona encontram-se ainda alguns balcões com serviços (cartões de telemóvel, tranfers, etc.).

Passámos mais uma vez por uma máquina de raio x e colocámos finalmente o pézinho fora do aeroporto.


Booking.com

Como chegar ao centro

Existem diversas maneiras de chegar ao centro da cidade, como tal vou explicar detalhadamente cada uma delas.

Autocarro

Existe um autocarro que faz a ligação do aeroporto até ao centro da cidade (linha 19). Esta é a opção mais económica e que o deixa na Praça Jemaa El-Fna, o coração da cidade. O trajecto passa pela estação de comboios e pela zona dos hotéis. A viagem demora aproximadamente meia hora.

O serviço funciona das 6h às 00:15h, com uma frequência de 30 minutos. O bilhete simples custa 30 dirhams e pode comprar o bilhete directamente com o motorista. Para mais informações, pode consultar o site oficial do Aeroporto Menara.

Esta era a minha primeira opção, mas como o meu Riad ficava um pouco longe da Praça Jemaa El-Fna e carregada com as malas, esta opção foi excluída. No entanto, acho que é uma óptima maneira de chegar ao centro, se souber onde fica exactamente o seu alojamento.

Veja aqui todas as dicas para viajar para Marrocos

Táxi

Esta é a opção mais prática para se deslocar até ao centro da cidade. À saída do aeroporto será certamente confrontado com as ofertas dos taxistas. Estes pedem normalmente 200 dh para fazer o trajecto.
No entanto, como em tudo em Marrocos, pode e deve regatear o preço. Assim sendo, pode chegar ao valor final de 70 dh a 100 dh (não mais que isso) até ao seu alojamento.

Note que a maioria dos Riads fica no interior da Medina (centro da cidade velha), que é interdita a carros. O táxi é apenas uma boa opção se sabe ir a pé para o seu alojamento e se está disposto a começar logo a regatear.

Transfer

Esta é a solução mais cómoda, e como tal decidi-me por esta opção. Se entrar em contacto com o seu Riad, muitos prontificam-se a ir buscá-lo ao aeroporto por cerca de 150 dh.

No entanto, eu achei o preço um bocado exagerado e pesquisei outras maneiras. Descobri a empresa Marrakech Airport Transfer e fiz a reserva pela internet. Pagámos 100 dh no total e acho que foi a melhor decisão que tomei.

Passo a explicar: sem demoras, já tínhamos alguém à nossa espera que nos deixou o mais perto possível do alojamento (até onde os veículos podem ir). Aqui, esperava-nos um senhor com um carrinho de mão grande, que nos transportou as malas até à porta do Riad. Sem dúvida que era impossível chegar lá por nós próprios, uma vez que as ruas são super estreitas e sem indicações nenhumas. Nem a placa com o nome do Riad tinha. Esse senhor pediu-nos dinheiro por esse “favor”, sendo que pensávamos estar incluído no preço do transfer. Tínhamos apenas uma moeda de 5 dh e foi isso que demos. O homem achou pouco e começou a discutir com o dono do nosso Riad, enfim.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Pequena, mas grande dica: Em Marrocos tudo se paga, tenha isso em mente. A maioria dos turistas são alvo fácil para a população local, e como tal eles aproveitam-se disso. Se chegar à Praça Jemaa El-Fna, por exemplo, carregado de malas e com ar perdido vai ser abordado imensas vezes para conseguir ajuda para chegar ao seu alojamento. Mesmo que não peça. No final, eles vão cobrar por essas informações. Inclusive, podem dar informações erradas para conseguirem captar a sua atenção e ser ajudado por eles.
A maioria dessas pessoas que tentam “ajudar” são crianças, lamentavelmente.

Para mim, a melhor opção de ir do aeroporto de Marrakech para o centro da cidade é sem dúvida o transfer. Prático, cómodo, seguro e não é assim tão mais caro que o táxi 🙂

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *