Marrocos

Como ir do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa)

Como ir do aeroporto de Fes para o centro da cidade

O aeroporto de Fes-Saiss está localizado a cerca de 15 km da medina, o coração da cidade de Fes, e recebe milhares de turistas por ano. Existem várias opções de se deslocar do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa): táxi, aluguer de carro, autocarro e transfer.

Os portugueses não precisam de visto para entrar no país, apenas de passaporte que deve ser válido por pelo menos seis meses até à data do fim da estadia no país.

Autocarro

Esta é sem dúvida alguma a opção mais económica para fazer o percurso entre o aeroporto e o centro. A linha 16, que parte de hora a hora, faz a ligação entre o aeroporto de Fes e a estação de comboios e demora cerca de 45 minutos. O bilhete custa 4 dh.

Aluguer de carro

No aeroporto existem várias empresas que alugam carros, como por exemplo, a Europcar e Hertz. Esta opção não é a mais económica e conduzir em Marrocos não é a coisa mais segura do Mundo, pelo que me apercebi.



Booking.com

Táxi

Nesta cidade, tal como em outras cidades de Marrocos, é muito comum deslocar-se em táxis. Aliás, há quem partilhe o táxi, ficando assim mais barato.

Os preços dos táxis no aeroporto são tabelados. Uma viagem até à estação de comboios custa 120 dh e até à medina 150 dh.

Como já aqui foi dito, é normal regatear o preço da viagem, mesmo que o táxi possua taxímetro. Esta é uma das opções mais caras, mas também a mais rápida e cómoda.

Transfer

Existem várias empresas de transfer, que fazem a ligação do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa), mas por norma o preço é igual ao do táxi.

Também alguns hóteis/riads disponibilizam este serviço mediante um custo, que por norma o preço é igual ao do táxi.

A minha experiência

Eu fiz apenas um dos percursos, que foi o do centro para o aeroporto de Fes, uma vez que iniciei a minha viagem em Marrocos pela cidade de Marrakech.

Veja aqui como ir do aeroporto de Marrakech para o centro da cidade (e vice-versa)

Eu optei por ir de táxi até ao aeroporto de Fes por uma questão de comodidade. O dono do Riad onde tinha ficado chamou um conhecido dele que nos fez a viagem por 120 dh. Em Marrocos, pode e deve negociar o preço de tudo!

Veja aqui algumas dicas úteis para viajar para Marrocos
A chegada ao aeroporto de Fes

Antes de entrarmos no edifício do aeroporto temos de mostrar o passaporte a um dos polícias que se encontram à entrada e dizer qual o destino.

Quando entramos, temos de colocar imediatamente as malas numa máquina de raio-X e passar mais uma vez pela segurança.

O aeroporto de Fes é grande e um dos mais bonitos onde já estive. Podemos tirar fotografias à vontade, desde que os polícias não apareçam na foto.

Do lado esquerdo encontram-se os balcões para despachar as malas. Antes disso, tal como acontece na chegada ao país, devemos preencher o cartão de embarque que se encontram numas mesas à frente. Tenha à mão uma caneta e o passaporte.

Depois de ter o cartão de embarque preenchido e o passaporte na mão, pode dirigir-se aos balcões para despachar as malas. Encontram-se identificados pelo nome da companhia e o destino.

Daqui seguimos então para as portas de embarque, passando pelo controlo e depois pelo controlo do passaporte. Este último processo é o que demora mais tempo.

Depois é só aguardar pelo avião. Aqui há algumas lojas, cafés e restaurantes. Bom regresso 🙂

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

2 thoughts on “Como ir do aeroporto de Fes para o centro (e vice-versa)”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *