Portugal Portugal Continental

Baloiço do Trevim: o mais famoso de Portugal

É rara a pessoa que não conhece o tão famoso Baloiço do Trevim. Seja por já ter visitado ou por já ter visto inúmeras fotos dele nas redes sociais. É um dos baloiços mais famosos do Mundo, portanto.

O baloiço situa-se no Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, no distrito de Coimbra.

E o que faz um baloiço gigante, construído em madeira, a 1200 metros de altitude? O projecto faz parte de uma iniciativa intitulada “Isto é Lousã”, pensada por um grupo de jovens, que têm como objectivo mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer.

Rapidamente esta atracção tornou-se num ponto favorito para os turistas que buscam a “fotografia perfeita”. Mas desengane-se se pensa que as pessoas fazem km’s e km’s apenas por uma fotografia. Inicialmente até pode ser essa a ideia, mas apenas quem baloiça o seu corpo ali, percebe a sua verdadeira essência.

Veja aqui o que fazer na Serra da Lousã

Para muitos pode ser apenas um baloiço no meio do nada, mas para mim e para outras pessoas, não.

Baloiçar ali o nosso corpo representa muito. Primeiro vem a excitação acompanhada de felicidade. E depois, sempre que damos mais impulso com os pés, o nosso corpo experimenta sensações como a tranquilidade, a leveza e a liberdade. Acho que a palavra “livre” é a que melhor define este misto de emoções. Ainda assim, a paz que sentimos ali é difícil de traduzir em palavras.

Como chegar ao Baloiço do Trevim

O Alto de Trevim, é o ponto mais alto da Serra da Lousã, com mais de 1200 metros. Pode subir a serra a partir da Lousã ou de Castanheira de Pêra, sendo que em ambos os trajectos pode contar com subidas acentuadas e inúmeras curvas e contra curvas. Com calma, é possível deslumbrar a vista magnífica e com sorte ainda ver alguns animais selvagens. Falo por exemplo de coelhos, raposas, javalis ou até mesmo veados. Como tal, circule com precaução.

A viagem faz-se praticamente toda rodeada por uma extensa vegetação. No entanto, começam a surgir os primeiros parques eólicos, que nos sugerem que estamos a escassos km’s do Trevim.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

A estrada que está bem sinalizada, dá-nos conta de uma mudança de direcção até ao Alto do Trevim. Aqui, a estrada já não está alcatroada. O piso está completamente degradado e cheio de buracos (ou devo dizer crateras?!). Aconselha-se então a ir muito devagar e com cuidado. A última coisa que quer é ter de mudar um pneu, certo?!
Se tiver oportunidade, é mesmo aconselhável deslocar-se num jipe para evitar males maiores.
Actualização: Fomos novamente ao baloiço em Março de 2020 e a estrada já está toda alcatroada. Agora não há desculpas 😉

O baloiço é facilmente visível, ainda assim pode tomar como ponto de referência as eólicas que se situam do outro lado da estrada.



Booking.com

Projecto “Isto é Lousã”

Este projecto tem como principal objectivo mostrar o melhor que a região da Lousã tem para oferecer. Para além de outros artefactos, o que suscita mais curiosidade é, sem dúvida, o Baloiço do Trevim. Ainda assim, tivemos a oportunidade de visitar um outro baloiço incluído neste projecto e que não fica nada aquém das expectativas.

Trata-se de um baloiço sobre a água nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, nos Burgos. Aqui não se baloiça nas montanhas, mas sim em cima de água, sendo também uma experiência incrível.

Fique a saber mais sobre este projecto aqui!

A Serra da Lousã possui muitos mais encantos para além do Baloiço do Trevim e ir visitá-los pode garantir um fim-de-semana diferente e especial 😀

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *