Já há algum tempo que a formação geológica das Buracas do Casmilo despertavam a nossa atenção. As fotografias que tínhamos visto anteriormente faziam-nos querer lá ir e ver com os nossos próprios olhos. Assim sendo, tirámos a manhã de um Domingo pouco solarengo para visitar as Buracas do Casmilo.
Mas afinal, o que são as Buracas do Casmilo?
As Buracas do Casmilo são uma interessante formação geológica, com grandes escarpas cujas vertentes encontram-se “escavadas”.
Na verdade, correspondem ao que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas.
As buracas podem apresentar várias formas e também as mais variadas dimensões. Podem ir de 2 a 10 metros de diâmetro e de 1 a 7 metros de profundidade. Ao longe, parecem entradas de grutas, mas na verdade são pouco profundas e apenas criam pequenos abrigos.
Com cuidado, pois o piso é bastante irregular e íngreme, é possível entrar em algumas buracas. É incrível sentir a natureza no seu estado mais puro!
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
O que fazer nas Buracas do Casmilo
Foi criado um percurso pedestre que tem início na aldeia de Casmilo, de forma a facilitar o acesso à mesmas.
As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são também muito procuradas para a realização de actividades ao ar livre, como escalada, montanhismo, orientação, rappel e acampamentos.
Como chegar às Buracas do Casmilo
As buracas situam-se a norte da Serra do Rabaçal, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, na aldeia de Casmilo. Chegados à aldeia, existem várias placas de sinalização a indicar o caminho.
Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal
Recentemente, foi aberta uma estrada de terra batida até às buracas, o que veio melhorar a acessibilidade do local. Ainda assim, recomendo deixar o carro perto de um campo de futebol que ali existe e percorrer essa estrada a pé. São poucos kms até às buracas e o percurso faz-se lindamente, apreciando toda a paisagem em redor.
Apesar de ser possível passar com o carro, a estrada tem vários desníveis, sendo aconselhado ir de jipe, por exemplo.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
Sugestões
Para visitar as Buracas do Casmilo, leve:
- água
- roupa fresca
- calçado confortável
- chapéu
- protector solar
- máquina fotográfica
Ver esta publicação no Instagram
Visitar as Buracas do Casmilo são sem dúvida o ponto alto desta zona. É um óptimo passeio para ver a natureza no seu estado mais puro, fazendo com que o Ser Humano pareça “pequenino” na paisagem.

Olá! Nós somos a Lara e o João, um casal português a descobrir o Mundo. Juntámos a paixão pela escrita, fotografia e viagens para ajudar outros a viajar mais e melhor. Aqui partilhamos as nossas aventuras, roteiros e muitas dicas de viagem! Vamos Viver o Mundo juntos?