Portugal

Visitar as Buracas do Casmilo

Já há algum tempo que a formação geológica das Buracas do Casmilo despertavam a minha atenção. As fotografias que tinha visto anteriormente faziam-me querer lá ir e ver com os meus próprios olhos. Assim sendo, tirei a manhã de um Domingo pouco solarengo para visitar as Buracas do Casmilo.

Mas afinal, o que são as Buracas do Casmilo?

As Buracas do Casmilo são uma interessante formação geológica, com grandes escarpas cujas vertentes encontram-se “escavadas”.
Na verdade, correspondem ao que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas.

As buracas podem apresentar forma elíptica ou circular e dimensões muito variáveis. Podem ir de 2 a 10 metros de diâmetro e de 1 a 7 metros de profundidade. Ao longe, parecem entradas de grutas, mas na verdade são pouco profundas e apenas criam pequenos abrigos.

Com cuidado, pois o piso é bastante irregular e íngreme, é possível entrar em algumas buracas. É incrível sentir a natureza do seu estado mais puro!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto
O que fazer nas Buracas do Casmilo

Recentemente foi criado um percurso pedestre que tem início na aldeia de Casmilo e percorre a paisagem cársica da região. Este percurso pedestre permite conhecer as limitações naturais da região, bem como conhecer o modo de vida da população ali residente.

As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são também muito procuradas para a realização de actividades ao ar livre, como escalada, montanhismo, orientação, rappel e acampamentos.



Booking.com

Como chegar às Buracas do Casmilo

As buracas situam-se a norte da Serra do Rabaçal, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, na aldeia de Casmilo. Chegados à aldeia, existem várias placas de sinalização a indicar o caminho.

Recentemente, foi aberta uma estrada de terra batida até às buracas, o que veio melhorar a acessibilidade do local. Ainda assim, recomendo deixar o carro perto de um campo de futebol que ali existe e percorrer essa estrada a pé. São poucos kms até às buracas e o percurso faz-se lindamente, apreciando toda a paisagem em redor.

Apesar de ser possível passar com o carro, a estrada tem vários desníveis, sendo aconselhado ir de jipe, por exemplo.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto
Sugestões

Para visitar as Buracas do Casmilo, leve:

  • água
  • roupa fresca
  • calçado confortável
  • chapéu
  • protector solar
  • máquina fotográfica

Visitar as Buracas do Casmilo são sem dúvida o ponto alto desta zona. É um óptimo passeio para ver a natureza no seu estado mais puro, fazendo com que o Ser Humano pareça “pequenino” na paisagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *