Eslováquia

O que fazer em Bratislava – Roteiro de 1 dia

Bratislava é a capital da Eslováquia e trata-se de uma cidade acolhedora e bem engraçadinha. Na minha última viagem reservei um dia para visitar esta encantadora cidade.

Como chegar a Bratislava

Fui de autocarro de Viena para Bratislava (e vice-versa), pela empresa Flixbus. As capitais distam apenas de uma hora de viagem entre elas, e há muitas pessoas que aproveitam a sua proximidade para fazer esta viagem.

Eu achei suficiente um dia para conhecer a cidade. Bratislava é relativamente pequena e os pontos turísticos mais importantes situam-se todos perto uns dos outros.

Chegámos então de manhãzinha e o autocarro deixou-nos em Novy Most. Começara assim a nossa aventura neste país!

O que fazer em Bratislava

Mal saímos do autocarro avistámos ao longe a torre UFO. Esta torre de observação tem um formato de OVNI e no topo situa-se um restaurante, com vista de 360º sobre a cidade.

Começámos então a desbravar a cidade começando pelo Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad) que se situa muito perto da estação onde o autocarro nos deixara. A subida para o castelo é um pouco íngreme, mas nada que se compare com a subida para o Castelo de Buda, em Budapeste. Pelo caminho dá para ir parando e apreciando a bela paisagem.

Existem várias formas de chegar ao Castelo. Ao todo são quatro portões de entrada: Sigismund, Viena, Nicholas e Leopold.

Veja aqui como foi a nossa experiência com a Flixbus

O Castelo em si foi uma decepção. Não era o que imaginava, mas valeu pela vista que é muito bonita e um dos melhores locais para fotografar a cidade.

O interior do Castelo não apresenta nenhuma sala de como era antigamente uma vez que sofreu bastante com os ataques da II Guerra Mundial e foi incendiado, ficando em ruínas. Actualmente funciona como galeria de arte.

Descemos a colina por um outro caminho onde encontrámos a estátua “A mulher com os pássaros“. Pode ler aqui o artigo sobre a Caça às Estátuas em Bratislava (e são tantas!).

Descendo mais um pouco fomos ter à Catedral de San Martin. Esta é uma das maiores e mais importantes igrejas da cidade e foi aqui que foram coroados vários Reis. Infelizmente estava fechada e não deu para visitar o seu interior.

Começámos então a explorar as ruelas históricas da cidade, que me fazem lembrar as Baixas, com lojinhas e restaurantes típicos. As ruas ligam-se quase todas entre si e são tão parecidas que a dada altura parece que estamos num labirinto.

Eu adorei esta zona. As pessoas são muito queridas e simpáticas. Ah, e divertidas! Vários restaurantes e bares naquela zona tinham um letreiro com mensagens muito engraçadas. A maioria a apelar ao consumo de bebidas alcoólicas 😛

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Uma das ruas vai dar à Praça Hviezdoslavovo. Esta é uma das principais praças da cidade e onde se localiza a embaixada dos Estados Unidos, o Teatro Nacional e o Palácio da Filarmónica Eslovaca. Aqui encontramos também a estátua do poeta Hviezdoslav, que dá o nome à praça.

Passeando pelas ruas, nas calmas e apreciando cada detalhe, encontrámos um aglomerado de turistas. Claro que fomos espreitar também! Tratava-se de um dos cartões-postais da cidade: a estátua do Man at Work. A estátua é muito peculiar pois encontra-se no chão (cuidado para não tropeçar nela 😛 ).



Booking.com

Fizemos a pausa para a hora de almoço, e a tão aguardada espera para provar os pratos típicos acabara. Escolhemos o restaurante Camel numa das ruas do centro histórico.

Eu pedi Bryndzové halušky (bolinhas de batata com queijo de ovelha e bacon frito por cima) e o meu namorado pediu uma sopa Cesnaková polievka (creme de queijo e alho) e para prato principal pediu uma espécie de frango panado acompanhado com batatas fritas. Para acompanhar pedimos uma cerveja (Zlatý bažant) de 0,5L. Os pratos estavam muito saborosos. E achámos que ficou bem em conta. No total, pagámos 21,50€ pelos dois.

Já de barriguinha cheia, seguimos até à Hlavné Namestie, uma das praças principais da capital. Pelo caminho encontrámos a estátua do simpático Schöne Náci.

Esta praça é um óptimo local para descansar e apreciar a arquitectura e o ambiente da cidade. Aqui está o Museu da Cidade de Bratislava, o mais antigo da cidade, que ocupa o prédio da antiga Câmara Municipal.

Também nesta praça podemos ver a estátua do Soldado de Napoleão debruçado num dos banquinhos.

Veja aqui o que fazer em Viena

Seguimos então até ao Portão de São Miguel (Michalská Brána). Durante o trajecto até lá reparámos nas coroas embutidas no chão. Estas indicam o caminho feito para a coroação dos Reis, mais conhecido pela Rota da Coroação.

O Portão de São Miguel fazia parte da fortificação que existia na cidade no século XIV, e foi o único que sobreviveu até aos dias de hoje. Actualmente, o interior da torre alberga o Museu das Armas.

Por baixo da torre localiza-se o Kilometro Zero que mostra a distância entre Bratislava e outras capitais mundiais.

Daqui seguimos o nosso roteiro até ao Palácio de Grassalkovich. Este foi construído em 1760 em estilo rococó, como palácio de Verão para o conde Anton Grassalkovich, sendo que actualmente é a casa do Presidente da Eslováquia. O seu jardim é aberto ao público, mesmo quando o Presidente está na residência.

Do lado de fora existe uma fonte muito bonita (Fonte Zem – Planéta Mieru, Fonte Terra – Planeta Paz) que dá um toque único ao local!

Daqui fomos passeando pelas ruas e reparámos numa estátua muito peculiar pelo caminho: a estátua das raparigas na caixa do correio. O mais engraçado, é que actualmente ainda é usada para enviar correspondência.

Veja aqui como foi a nossa experiência com a Flixbus

Desta feita seguimos até um dos locais mais aguardados do passeio. Esse local é a Igreja de Santa Elisabeth, conhecida como Igreja Azul. Esta igreja é uma das mais bonitas obras de arquitectura Art Nouveau do Mundo.

Tanto o interior como o exterior da igreja são pintados num tom azul claro e o telhado é feito com azulejos também azuis. É muito bonita e bastante amorosa. Uma das igrejas mais bonitas e diferentes que já visitei 🙂

Já estava a chegar ao fim o nosso dia nesta cidade tão encantadora, mas não antes de dar uma saltada ao Shopping Eurovea, para completar a nossa caça às estátuas. Além de um centro comercial é um local óptimo para encontrar várias estátuas.

Fomos então caminhando nas calmas à beira do Rio Danúbio, usufruindo de um pôr-do-sol incrível. Chegara assim ao fim o nosso dia na capital da Eslováquia. E ainda bem que reservámos um dia para visitá-la. Ficámos bastante surpreendidos com a encantadora Bratislava!

Roteiro de um dia em Bratislava:

  • Castelo de Bratislava
  • Estátua “A mulher com os pássaros”
  • Catedral de San Martin
  • Praça Hviezdoslavovo
  • Estátua “Man at Work”
  • Estátua “Schöne Náci”
  • Praça Hlavné Namestie
  • Estátua “Soldado de Napoleão”
  • Portão de São Miguel
  • Kilometro Zero
  • Palácio de Grassalkovich
  • Estátua “Raparigas na caixa do correio”
  • Igreja Azul
  • Shopping Eurovea

 

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

2 thoughts on “O que fazer em Bratislava – Roteiro de 1 dia”

  1. Estive no dia 30 de Abril em Bratislava, com chuva (e com guia na parte da manhã e tarde para passeio livre). Não vi algumas das estátuas a que se refere. Todavia, deu para perceber que é uma cidade muito linda e que vale a pena visitar. Fiquei com pena de não ter encontrado antes este seu tema de caça às estátuas. Obrigado pelo seu artigo.

    1. Boa noite 🙂
      Bratislava é uma cidade muito pequenina, mas deveras encantadora! Tenho pena também, mas assim tem um excelente motivo para voltar 😉
      Obrigada pelas palavras, um beijinho*

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *