Portugal Portugal Continental

O que fazer no Gerês

Decidimos visitar o Gerês, este ano em Abril. É uma altura em que não está nem muito frio nem muito calor, podendo usufruir da natureza ao máximo. Não estava tempo para tomar banho e nadar naquelas águas apetitosas só de olhar, é certo. Mas ter a paisagem e aquelas vistas só para nós é impagável. Fomos apenas por 4 dias, numa escapadinha para descansar. E a verdade é que o Gerês apaixona! Venha então descobrir o que fazer no Gerês.

O que fazer no Gerês

Vila do Gerês

A Vila do Gerês é uma pequena vila situada no Parque Nacional da Peneda Gerês, a Norte de Portugal.
É uma vila pacata, que vive muito do turismo. Há vários hotéis e pensões, alguns restaurantes, farmácia, comércio local e posto de turismo.

Como fomos na altura da Primavera, a vila estava bastante calma e quase sem carros. As pessoas são acolhedoras e sempre prontas a ajudar nas orientações.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

São Bento da Porta Aberta

O santuário de S. Bento da Porta Aberta é o segundo maior santuário português (depois de Fátima) e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos.

Segundo reza a tradição, construíram uma capela que possuía um alpendre, e as suas portas encontravam-se sempre abertas, servindo de abrigo a quem passava.

Foi daí que veio a designação de S. Bento da Porta Aberta.

É um local de culto e fé, havendo também bastantes peregrinações até lá. A vista lá de cima é incrível!

Cascata da Portela do Homem

Está localizada a dois quilómetros da Portela do Homem, muito perto da fronteira Espanha-Portugal e é um lugar lindo, não só pela sua maravilhosa cascata, mas também por toda a natureza envolvente da Mata da Albergaria.

Ao atravessarmos a ponte sobre o Rio Homem, descobrimos à direita esta maravilhosa cascata. Aqui não é permitido estacionar o carro, por isso é obrigatório percorrer mais um quilómetro para estacionar o carro na Portela do Homem e fazer o percurso inverso, a pé.

Formam-se lagoas com água tão pura e tão límpida que parecem saídas de um filme.

Miradouro da Pedra Bela

Situa-se em Terras de Bouro e está acerca de 800 metros de altitude. É uma das paragens obrigatórias para quem visita o Gerês. A qualquer hora do dia a vista é simplesmente deslumbrante! Pare, respire fundo e contemple a paisagem…

Cascata do Arado

A Cascata do Arado é uma das cascatas mais famosas do Gerês e possivelmente a mais visitada, devido à facilidade de acesso para carros. É uma cascata imponente, criando um conjunto de cascatas e pequenas lagoas.

Para conseguir apreciá-la de outra perspectiva não pode deixar de subir um pequeno trilho que o conduz a um miradouro localizado mesmo em frente à cascata. É necessário precaução na subida e o aviso no inicio do trilho não é simpático, mas vale muito a pena subir e deslumbrar toda aquela vista.

Cascata do Tahiti

São conhecidas como as Cascatas do Tahiti mas o seu nome correcto é Fecha das Barjas. Esta é das cascatas maiores e mais bonitas do Gerês. No entanto é de acesso difícil. Pode-se estacionar o carro lá perto, mas prepare-se para uma descida a pé alucinante.

Pode atravessar-se a margem através de um tronco colocado mais abaixo, no entanto não o fizemos pois no mês de Abril o caudal de água é mais intenso e não quisemos arriscar.

Se a vista até meio do trajecto é o que é, nem quero imaginar a vista lá de baixo.

Prepara-se também para o esforço do regresso 😛

Vila de Torneiros -Termas de Lobos do Rio Caldo

Portugal tem excelentes termas, disso ninguém duvida. Como tal, não é necessário sair do país para usufruir delas. No entanto, quando a nossa localização é o Gerês, não tem como não dar um pulinho a Espanha, mais precisamente à vila de Torneiros.

Esta vila localiza-se a cerca de 30km do Parque Nacional do Gerês e é mais conhecida pelas suas termas. Tem uma piscina onde podemos tomar banho de água quente (40ºC) e o mais fantástico disto tudo é que são GRÁTIS!

Devido à sua proximidade com a fronteira, estas termas são mais frequentadas por portugueses e mal ouvimos falar espanhol.

Mesmo ao lado, passa o rio que também tem zonas quentes e uma área com árvores e relva bem agradável para puder fazer um piquenique.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Dica: Ao passar a fronteira, o relógio do telemóvel actualiza automaticamente. Não percebi bem porquê, mas no regresso não mudou. Então fiz a minha vidinha como se nada fosse. Por isso não façam como a outra (eu!) que ia jantar às 18h, e como é lógico ainda não tinham as refeições prontas!

Nós ficámos alojados no Gerês Guest House. Um local super acolhedor e com pequeno-almoço bem apetitoso.



Booking.com

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

2 thoughts on “O que fazer no Gerês”

  1. Olá, Boa Noite,
    Estive a ler o relato sobre a sua viagem ao Parque Nacional Peneda-Gerês.
    Gostaria de realçar que Cascata do Tahiti não existe. è um nome errado que que lá vai e não conhece o local assim o chama, porque ouve os outros assim chamar: é mais precisamente Fecha de Barjas.
    Sugiro correção.
    https://pnpgeres.pt/2018/05/13/fecha-de-barjas/

    Atenciosamente
    José Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *