Portugal

Visitar o Cristo Rei

Aquando as minhas férias na Costa da Caparica, decidi tirar uma manhã para visitar o Santuário Nacional de Cristo Rei. Devido à sua proximidade (localiza-se em Almada) é uma óptima escolha para uma viagem historico-religiosa! O Santuário de Cristo Rei é o espelho de uma forte devoção a Cristo. Em conjunto com Fátima e Santiago de Compostela, forma o “triângulo de ouro” dos peregrinos na Península Ibérica.

A ideia da construção do Monumento a Cristo Rei surge em 1934, quando o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, visitou o Brasil. Quando os seus olhos viram o Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro, decidiu construir uma obra semelhante em Portugal.



Booking.com

O monumento foi então inaugurado em 1959, voltado para Lisboa, para simbolicamente representar o abraço de Deus a todo o Portugal.

Santuário Nacional de Cristo Rei

A imagem de Cristo Rei de braços em cruz, assenta sobre um pedestal constituído por quatro pilares em forma de arco, que representam os quatro pontos cardeais. Como o arco é a expressão arquitectónica da ideia do triunfo, simbolizam assim o triunfo da realeza universal de Cristo sobre todo o Mundo.

Erguido a mais de 100 metros do Rio Tejo, o conjunto mede 110 metros de altura, sendo 28 da imagem e 82 do pedestal. Entre as mãos do Cristo Rei a distância é de 28 metros, ou seja, a mesma da altura do corpo, e a cabeça mede 4,05 metros e o coração 1,89 metros. O peso total da construção é de 40 000 toneladas 😮

Parte exterior

A saudar os visitantes, à entrada do Santuário, encontramos o Edifício de Acolhimento. São diversas as suas valências: camaratas, refeitórios, balneários, sanitários, capela, biblioteca, entre outros.

É nesta zona que pode estacionar o veículo de forma gratuita e preparar-se então para a visita. Neste momento encontra-se mesmo atrás do Cristo Rei. Do seu lado esquerdo pode observar um Parque de Merendas coberto, com capacidade para 300 pessoas sentadas, onde poderá fazer um pique-nique. Há também uma loja de lembranças do local e uma cafetaria.

Aqui, o visitante é convidado a fazer uma espécie de peregrinação, visitando vários locais até tocar nos pés da imagem de Cristo Rei.

Junto ao miradouro, para além de ter uma vista soberba sobre a cidade de Lisboa, pode visitar ainda as 14 estações da Via-Sacra de Jesus. Em cada Estação existe um texto do Evangelho referente a esse passo, uma meditação e uma oração. O objectivo é assim criar um ambiente mais espiritual em todo o espaço envolvente.

Podemos ainda encontrar na parte exterior a Cruz Alta. A cruz que provém do Santuário de Fátima, representa a geminação entre os dois santuários e a mensagem de paz que ambos transmitem.

Interior do Monumento

A estátua da autoria do escultor Francisco Franco de Sousa, demorou cerca de 10 anos a ser construída. Na porta principal do monumento, encontramos os Dez Mandamentos, em bronze.

Entrando no monumento, do lado direito, encontra-se uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII. Conta com 8 quadros a óleo alusivos à Encíclica “Pax in Terris” escrita por este Papa.

Em frente, a Capela de Nossa Senhora da Paz faz-nos o convite à oração.

Pode ainda visitar o terraço onde consegue uma vista privilegiada sobre a cidade de Lisboa. É possível subir cerca de 84 metros de elevador. No entanto, o trajecto não é todo feito de elevador, uma vez que ainda terá de subir umas escadas apertadas e em caracol. Estas escadas fazem lembrar as da Basílica de São Pedro, em Roma, mas com menos degraus. Tenha especial atenção a esta parte e leve calçado confortável. As escadas são bastante escorregadias, pelo que todo o cuidado é pouco!

Já cá em cima, encontramos uma loja de lembranças e a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus. Nesta capela estão várias relíquias.

Subindo mais uns degraus, chegamos finalmente ao terraço do Cristo Rei! É aqui que conseguimos ter uma melhor percepção da dimensão do monumento e vislumbrar o Seu Divino Coração esculpido no peito. A vista, essa, é de cortar a respiração. O terraço de 360º permite-nos ver de perspectivas diferentes e se tiver bom tempo consegue ver num raio superior a 20 km.

Preços e Horários

Os preços variam consoante a altura do ano. No entanto, é recomendável consultar no site oficial os preços e horários da visita.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *