Portugal Portugal Continental

Visitar o Cristo Rei

Durante as nossas férias na Costa da Caparica, decidimos tirar uma manhã para visitar o Santuário Nacional de Cristo Rei. Devido à sua proximidade (localiza-se em Almada) é uma óptima escolha para uma viagem historico-religiosa! O Santuário de Cristo Rei é o espelho de uma forte devoção a Cristo. Em conjunto com Fátima e Santiago de Compostela, forma o “triângulo de ouro” dos peregrinos na Península Ibérica.

A ideia da construção do Monumento a Cristo Rei surge em 1934, quando o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, visitou o Brasil. Quando os seus olhos viram o Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro, decidiu construir uma obra semelhante em Portugal.



Booking.com

O monumento foi então inaugurado em 1959, voltado para Lisboa. Assim, de forma simbólica, representa o abraço de Deus a todo o Portugal.

Visitar o Cristo Rei

A imagem de Cristo Rei de braços em cruz, assenta sobre um pedestal constituído por quatro pilares em forma de arco. Estes representam assim os quatro pontos cardeais. Como o arco é a expressão arquitectónica da ideia do triunfo, simbolizam assim o triunfo da realeza universal de Cristo sobre todo o Mundo.

Erguido a mais de 100 metros do Rio Tejo, o conjunto mede 110 metros de altura, sendo 28 da imagem e 82 do pedestal. Entre as mãos do Cristo Rei a distância é de 28 metros, ou seja, a mesma da altura do corpo. Já a cabeça mede 4,05 metros e o coração 1,89 metros. O peso total da construção é então de 40 000 toneladas. 😮

Parte exterior

A saudar os visitantes, à entrada do Santuário, encontramos o Edifício de Acolhimento. São diversas as suas valências: camaratas, refeitórios, balneários, capela, biblioteca, entre outros.

É nesta zona que pode estacionar o veículo de forma gratuita e preparar-se então para a visita. Neste momento encontra-se mesmo atrás do Cristo Rei. Do seu lado esquerdo pode observar um Parque de Merendas coberto, onde poderá fazer um piquenique. Há também uma loja de lembranças e uma cafetaria.

Aqui, o visitante é então convidado a fazer uma espécie de peregrinação, visitando vários locais até tocar nos pés da imagem de Cristo Rei.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Junto ao miradouro, para além de ter uma vista soberba sobre a cidade de Lisboa, pode visitar ainda as 14 estações da Via-Sacra de Jesus. Em cada Estação existe um texto do Evangelho referente a esse passo, uma meditação e uma oração. O objectivo é assim criar um ambiente mais espiritual em todo o espaço envolvente.

Podemos ainda encontrar na parte exterior a Cruz Alta. A cruz que provém do Santuário de Fátima, representa a geminação entre os dois santuários e a mensagem de paz que ambos transmitem.

Interior do Cristo Rei

A estátua da autoria do escultor Francisco Franco de Sousa, demorou cerca de 10 anos a ser construída. Na porta principal do monumento, encontramos os Dez Mandamentos, em bronze.

Entrando no monumento, do lado direito, encontra-se uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII. Conta com 8 quadros a óleo alusivos à Encíclica “Pax in Terris” escrita por este Papa.

Em frente, a Capela de Nossa Senhora da Paz faz-nos o convite à oração.

Pode ainda visitar o terraço onde consegue uma vista privilegiada sobre a cidade de Lisboa. É possível subir cerca de 84 metros de elevador. No entanto, o trajecto não é todo feito de elevador, uma vez que ainda terá de subir umas escadas apertadas e em caracol. Estas escadas fazem lembrar as da Basílica de São Pedro, em Roma, mas com menos degraus. Tenha especial atenção a esta parte e leve calçado confortável. As escadas são bastante escorregadias, pelo que todo o cuidado é pouco!

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Já cá em cima, encontramos uma loja de lembranças e a Capela dos Confidentes do Coração de Jesus. Nesta capela estão várias relíquias.

Subindo mais uns degraus, chegamos finalmente ao terraço do Cristo Rei! É aqui que conseguimos ter uma melhor percepção da dimensão do monumento. É ainda possível vislumbrar o Seu Divino Coração esculpido no peito. A vista, essa, é de cortar a respiração. O terraço de 360º permite-nos ver de perspectivas diferentes e se tiver bom tempo consegue ver num raio superior a 20 km.

Preços e Horários

Os preços variam consoante a altura do ano. Assim sendo, é recomendável consultar no site oficial os preços e horários da visita.

Se for a Lisboa, não deixe de visitar o Cristo Rei!

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *