Portugal

Visitar Dornes: a pérola do Rio Zêzere

Considerada por muitos a pérola do Rio Zêzere, Dornes parece um local tirado de um conto de fadas! A singularidade e a beleza são talvez os adjectivos que melhor a descrevem. Pequena em tamanho, mas grande em carisma, é o local perfeito para passar um belo fim-de-semana. Vamos visitar Dornes?

Onde fica

Dornes localiza-se em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. É uma península banhada pelo rio Zêzere e terá servido de ponto estratégico militar.



Booking.com

Visitar Dornes

Antes de vos mostrarmos o que visitar em Dornes, gostaríamos de partilhar uma curiosidade convosco! Sabiam que Dornes é uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias? Quem diria que uma povoação tão pequena havia arrebatado um dos lugares de 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias. Pois bem, dona de uma riqueza tão singular, é mais do que merecido!

Visitar os pontos turísticos de Dornes não levará mais do que duas horas. Sim, é verdade. Mas não se deixem desalentar pelo seu tamanho. Poderíamos estar uma vida a contemplar aquelas paisagens!

Torre Pentagonal de Dornes

A Torre Pentagonal é o elemento que mais se destaca em Dornes. Considerado um monumento excepcional da arquitectura medieval portuguesa, a sua origem está envolta em algum mistério.

A Torre de planta pentagonal terá sido mandada construir por Gualdim Pais, Grão Mestre da Ordem dos Templários. Já no século XII foi utilizada pelos Templários, como atalaia defensiva. É considerada a primeira do género em Portugal. Dada a sua localização junto à Igreja Matriz de Dornes, foi posteriormente adaptada a torre sineira.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Igreja da Nossa Senhora do Pranto

Também designada de Igreja Matriz de Dornes, encontra-se no topo da península junto à torre pentagonal. Conta com uma vista soberba para a albufeira da barragem de Castelo de Bode.
Nela é venerada a imagem de Nossa Senhora do Pranto, à qual a lenda atribui milagres e que inspira a realização de Círios seculares vindos de vários pontos do país.

Segundo reza a lenda, a Igreja terá sido fundada pela Rainha Santa Isabel no século XIII, e foi reedificada e ampliada a mando do comendador-mor de Dornes, D. Gonçalo de Sousa.

Centro histórico

Uma óptima sugestão é perder-se pelas ruelas estreitas da povoação. Em pouco tempo conhecerá Dornes como a palma da sua mão!

Veja aqui o que visitar em Tomar

Atente ao pormenor das casas de dimensões e cores homogéneas onde, nitidamente, o branco é a cor predominante.

Capela de Santo António 

Localizada junto à escadaria que dá acesso à Igreja Matriz, encontramos a Capela de Santo António.
Trata-se de um edifício remodelado, cuja fachada principal é constituída pela entrada que dá acesso ao interior do pequeno (mas arranjadinho) templo.

Praia Fluvial e marina

No tempo de maior calor, nada como se refrescar e mergulhar na praia fluvial de Dornes. Localiza-se na parte mais baixa da povoação e é onde também se encontra a marina e o cais. É possível ali alugar uma canoa, uma gaivota ou fazer um passeio turístico nesta zona tão bonita!

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Dornes é feita de branco, azul e verde profundo. E aqui, respira-se ar puro e transpira-se paz! Uma paz tão intensa que simplesmente nos apetece ali permanecer e apreciar o quão bela é a mãe natureza!
Deixem a correria do dia-a-dia, o trânsito frenético da cidade e venham visitar Dornes!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *