O 3º dia em Marrakech (e último) avizinhava-se ser longo, daí ter começado bem cedo! A primeira paragem do roteiro foi o Museu de Marrakech, um dos pontos obrigatórios da cidade.
O Museu de Marrakech, que data do século XIX, fora em tempos o palácio onde morou Mehdi Mnebhi, o antigo ministro da defesa do sultão Moulay Abdelaziz. Posteriormente foi restaurado e reabilitado por Omar Benjelloun, um grande coleccionador marroquino, abrigando assim o actual museu.
Este museu contém armas, peças de vestuário, bijutaria, cerâmica, tapetes e outros objectos tradicionais de Marrocos. Mas não foi isso que me surpreendeu mais, nem à maioria dos visitantes. O que deixa qualquer um boquiaberto é o impressionante prédio no qual ele está instalado.
Apesar do espaço ter sido adaptado, as salas ainda mantêm as características originais incluindo as famosas fontes de água.
O salão principal é a parte mais bonita do Museu! Apresenta um imponente lustre, o chão tem vários detalhes, as colunas são coloridas e as fontes de água dão um charme único ao local.
O Museu de Marrakech está aberto todos os dias das 9h às 18h, e a entrada tem um custo de 50 Dh.
Consulte aqui o roteiro completo do 1º e 2º dia em Marrakech 
Seguimos o roteiro e fomos visitar a Qoubba Almorávida, que se situa mesmo em frente ao Museu de Marrakech. Inicialmente pensava que não dava para visitar, pois os portões de acesso estavam todos fechados. Ainda assim perguntei a um dos senhores que estava situado ali próximo e logo prontificou-se a ser o nosso “guia”. Acho que estava encerrada para obras, mas em Marrocos pode-se tudo mediante pagamento 🤣 E assim foi: pagámos 20 Dh por pessoa para entrar. O senhor, apesar de não falar inglês, deu-nos a conhecer o local.
Este raro edifício Almorávida do século XII foi mandado construir pelo sultão Ali Ben Youssef, em 1064. É uma construção adjacente à mesquita, onde se encontrava o tanque para a purificação dos fiéis antes das orações. Assim sendo, eles banhavam-se ali antes de entrar na mesquita.
Como possui várias fontes de água no seu interior, durante séculos, este espaço assegurava o abastecimento de água à população. É possível ainda hoje ver a cisterna.
O tanque apresenta uma cúpula soberba! O interior do topo da cúpula é feito em pedra esculpida, um exemplar único da belíssima arquitectura árabe.
Ali ao lado, situa-se a Madraça e Mesquita Ben Youssef. Esta foi em tempos a maior escola islâmica do norte de África. Infelizmente está fechada para obras e só reabre em 2020. Um bom pretexto para voltar a Marrocos 😉
Veja aqui todas as dicas para viajar para Marrocos
Deitámo-nos cedinho, pois nos dias seguintes íamos fazer um tour que nos levou a conhecer um pouco mais do país, incluindo dormir uma noite no Deserto do Sahara.
Resumo do 3º dia em Marrakech:
- Museu de Marrakech
- Qoubba Almorávida
- Madraça e Mesquita Ben Youssef
- Le Jardin Cafe
- Jardim Majorelle
- Praça Jemaa el-Fna
Consulte aqui o roteiro completo do 1º e 2º dia em Marrakech 
Olá! Nós somos a Lara e o João, um casal português que quer descobrir o Mundo. Aqui vamos partilhar as nossas aventuras, experiências e dicas de viagem! Vamos Viver o Mundo juntos?