Roteiro : o que visitar no 2º dia em Madrid
O 2º dia em Madrid avizinhava-se ser longo, portanto, levantámo-nos cedo. Iniciámos a viagem até Plaza del Sol (uma das praças mais famosas de Madrid), de metro, pela linha azul claro (linha 1).
Na Puerta del Sol, encontra-se o marco zero espanhol, mais conhecido por Quilómetro Zero, de onde emergem todas as ruas e avenidas de Espanha. É uma área bastante agitada da cidade, com várias lojas, cafés e restaurantes.
Esta praça começou com a construção da Casa de Correios, em que o seu relógio é o que mais se destaca. É aqui que milhares de espanhóis se reúnem para ouvir as badaladas de fim de ano e celebrar o ano novo.
Nesta parte da cidade encontramos também a estátua do símbolo de Madrid: O Urso e o Medronheiro.
Visto ser uma praça tão movimentada e um dos principais pontos turísticos, encontramos várias animações de rua que fazem as delicias dos turistas.
A próxima paragem era a Plaza de Cibeles. Então, apanhámos novamente o metro do Sol até ao Banco de España pela linha vermelha (linha 2). A Plaza de Cibeles está rodeada por imponentes edifícios e no centro encontra-se uma bela fonte, a Fonte de Cibeles. A fonte representa a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões e por norma é aqui que os jogadores do Real Madrid celebram as suas vitórias. Em redor da Plaza de Cibeles podemos observar quatro edifícios: o Palácio de Cibeles (actual centro de cultura e câmara municipal), o Palácio de Buenavista (sede do Quartel General do Exército), o Banco de Espanha (sede central do Banco de Espanha) e o Palácio de Linares (actual centro cultural Casa de América).
Espreite aqui o roteiro do 1º e 3º dia em Madrid
Seguindo a Rua de Alcalá, vamos dar à Puerta de Alcalá. Foi construída em 1778 a pedido de Carlos III, para celebrar a sua chegada a Madrid, e era uma das portas reais que davam acesso à cidade. A maioria dos turistas faz este trajecto, tira uma foto e segue o seu destino. Por norma não vão ao outro lado porque supostamente será igual. Neste caso particular isso não acontece. Num dos lados vemos armas militares e troféus de guerra. Do outro, contemplamos quatro anjos, representando as quatro virtudes cardeais: Fortaleza, Justiça, Temperança e Prudência. É muito engraçado ver estas diferenças, tudo num só monumento.
A barriga já estava a dar horas e parámos para almoçar numa esplanada bastante agradável. Só de ver novamente estas imagens, dá logo água na boca 😛
Já com as energias recarregadas, fomos conhecer o belíssimo Parque del Retiro, considerado o pulmão verde de Madrid. É a área ideal para descansar ou fazer desporto. Tem jardins super bonitos com várias fontes e esculturas e passear por lá dá-nos uma enorme sensação de liberdade.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto
Uma das paragens obrigatórias é o Estanque del Retiro, um lago artificial onde pode alugar um barquinho a remos para duas pessoas, conseguindo uma visão diferente do parque e apreciar o Monumento a Alfonso XII, inaugurada em 1922. Os preços variam de acordo com o dia da semana. De segunda a sexta-feira tem um custo de 5.80€ e aos sábados e domingos é de 7.50€. Os horários modificam de acordo com a estação do ano, pode consultar aqui toda a informação.
Tem também uma bela escadaria onde se juntam vários artistas de rua, ou simplesmente pessoas que querem descansar e desfrutar da vista dos barquinhos na água.
Andando mais um pouquinho encontramos o Palácio de Cristal. É um monumento construído em ferro e vidro construído por Ricardo Velázquez Bosco em 1887. A entrada é gratuita e é utilizado para apresentar exposições de arte. O interior do palácio é bastante amplo e cheio de luz. Na parte da frente está um lago artificial com uma grande variedade de flora e fauna, fazendo da paisagem ainda mais bonita.
Veja aqui como ir do aeroporto de Madrid para o centro
Um pouco mais à frente, encontramos a Estátua do Anjo Caído. Esta estátua é uma obra de Ricardo Bellver, inaugurada em 1885 e representa o momento em que o anjo é expulso do Paraíso, ou seja, uma suposta homenagem ao Diabo.
Pessoalmente adorei este 2º dia em Madrid. Todo o Parque del Retiro me encantou, em particular o Palácio de Cristal. Achei a estética super bonita e um local muito romântico.
Resumo do dia:
- Puerta del Sol (Quilómetro Zero e Urso e o Medronheiro)
- Plaza de Cibeles
- Puerta de Alcalá
- Parque del Retiro (Estanque del Retiro e Palácio de Cristal)
- Estátua do Anjo Caído
Espreite aqui o roteiro do 1º e 3º dia em Madrid 😉
Olá! Nós somos a Lara e o João, um casal português que quer descobrir o Mundo. Aqui vamos partilhar as nossas aventuras, experiências e dicas de viagem! Vamos Viver o Mundo juntos?