França Paris

O que fazer em Paris – Roteiro de três dias

Estão à procura de um roteiro em Paris, mas não sabem o que vale mesmo a pena visitar? Neste artigo vão encontrar várias dicas bem como um roteiro detalhado para visitar Paris em três dias.

Dia 1 – Roteiro em Paris

Chegámos a Paris já perto da hora do almoço. Tínhamos o resto do dia para ir à descoberta! Este seria o nosso 1º dia em Paris e tínhamos de o aproveitar ao máximo. Da estação de Porte Maillot dirigimo-nos de imediato para a casa que alugámos pelo Airbnb, a pé. Tinha a morada da casa e o trajecto já definido, pelo que foi fácil encontrá-la.

 

Booking.com

 

O apartamento era bastante perto do Arco do Triunfo, pelo que iniciámos a viagem por aí.

Atravessámos a Avenue de la Grande-Armée, uma das avenidas principais que vai dar directamente ao Arco do Triunfo. Um passeio bem agradável.

No final da avenida, ali estava o Arco do Triunfo, localizado na Praça Charles de Gaulle. Foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, que ordenou a sua construção em 1806, e onde estão gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais.

Este belo monumento localiza-se numa rotunda (que é uma verdadeira confusão), pelo que o acesso para a visita é feito então por via subterrânea.

Optámos por não subir ao Arco do Triunfo, mas pode fazê-lo por 12€. Se não tiver muito tempo, e quiser evitar as filas, pode comprar aqui o seu bilhete.

Daí fomos a pé para o Jardim do Trocadero pela Avenue Kléber. É dos melhores locais para ver a Torre Eiffel na íntegra. Decidimos sentar-nos um pouco na escadaria a assistir a um espectáculo de rua. Nestes locais turísticos há muita animação de rua, e de qualidade! Estava lá imensa gente, que tal como nós, ficaram a assistir ao espectáculo de dança de cerca de 8 rapazes, com muita diversão à mistura.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Como já estava a ficar tarde, dirigimo-nos então à majestosa e soberba. Aquela, a que todos falam, a que todos conhecem.

Atravessámos a Pont d’léna, sobre o Rio Sena,  e aí estava a grande Torre Eiffel.

Visitar a Torre Eiffel

Já tínhamos decidido de antemão que não iríamos subir até ao topo da dama de ferro. Tenho muitas vertigens, e o desfecho não iria ser bom, por certo. Fomos então para a fila gigante (que já esperávamos) para comprar o bilhete para subir. Para evitar as filas enormes, pode comprar o seu bilhete com antecedência. Nesta zona há muita segurança. Exército com metralhadoras é o que mais vai ver, não se assuste!

Nós pagámos 5€ cada para subir de escada. Mas há outras opções. Pode ir de escada ou elevador, e os preços também variam de acordo com a idade. São muitos os degraus a subir, mas a vista lá de cima compensa, e muito!

Seja de que ângulo for, a Torre Eiffel irá sempre surpreender. Cada detalhe, cada pormenor, deve ser bem analisado. É uma estrutura enorme com uma complexidade colossal.

Após 1550 fotos tiradas ( 🤣 ) já com a Torre Eiffel iluminada, assistimos a um verdadeiro espectáculo de luzes. Algo imperdível!

Completamente de rastos, regressámos a casa (também a pé).

Este 1º dia em Paris fora muito cansativo, e era melhor descansar para o dia que se avizinhava.

 

 

 

Dia 2 – Roteiro em Paris

Acordámos cedinho para aproveitar este 2º dia em Paris. Fomos então apanhar o metro perto do Arco do Triunfo, em Charles de Gaulle-Étoile com paragem em Concorde pela linha amarela.

O metro de Paris funciona de domingo à quinta-feira no horário das 06h00m às 00h30m. Nas sextas-feiras e sábados ele fecha um pouco mais tarde (02h15m). Na minha opinião, é um metro bastante acessível.

Pode consultar aqui os preços. Nós optámos por tirar bilhete para dois dias, com a possibilidade de entrar e sair quando quisermos. Tínhamos receio de nos perder, e pensámos que esta seria a melhor forma. No entanto, é tão fácil e acessível que não houve problema nenhum.

A primeira paragem neste 2º dia em Paris foi para visitar a Place de la Concorde. Esta é a praça que separa o Jardim de Tuileries dos Campos Elíseos. No centro da praça foi colocado o Obelisco de Luxor, um presente que a França recebeu do vice-rei do Egipto em 1836.

De seguida, dirigimo-nos em direcção ao Jardin des Tuileries. Este jardim situa-se entre a Place de la Concorde e o Museu do Louvre, pelo que é um passeio bastante agradável de se fazer.

O Jardin des Tuileries situa-se no coração da cidade e é um autêntico museu de esculturas ao ar livre. É aqui que se encontram as tão célebres cadeiras verdes. Um óptimo local para relaxar a beber um café.

Visitar o Museu do Louvre

Seguimos então pelo jardim até ao Museu do Louvre. É uma das principais atracções turísticas em Paris, fazendo dele uma paragem obrigatória para os turistas. Aqui podemos encontrar variadíssimas obras de arte valiosas. Desde relíquias do Egipto, a pinturas modernas e também a tão famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Como estava uma fila enorme, e não tínhamos comprado o bilhete previamente (pode fazê-lo aqui), decidimos voltar ao final do dia com a esperança de a fila estar mais curta. PÉSSIMA DECISÃO. Atrasámo-nos e quando voltámos ao final do dia já tinha passado a hora da última visita, pelo que conseguimos entrar, mas não deu para ver as obras de arte. Pode ver aqui todas as informações e preços.

De seguida fomos para a ponte mais conhecida de Paris.

A Pont Des Arts é uma ponte pedonal que atravessa o Rio Sena, e encontra-se mesmo ao lado do Museu do Louvre. Esta ponte era também conhecida como a ponte do amor, onde casais apaixonados oriundos de todos os cantos do mundo colocavam um cadeado em homenagem ao seu amor. Na altura em que fomos (2014), não fomos excepção.

Actualização: Este ritual aparentemente inofensivo tornou-se alvo de polémica. A ponte ficou de tal modo pesada que a mandaram retirar, por segurança. Era vista como um risco para a população que ali atravessava, bem como para os barcos que passavam por baixo dela.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Como já era perto da hora de almoço, parámos para comer. Tínhamos levado algo de casa para economizar.

Seguimos em direcção à Catedral Notre Dame, a pé. Ainda são cerca de 1,2km, mas o passeio é bem agradável, pois é feito à beira do Rio Sena.

A Catedral Notre Dame é um exemplo claro da arquitectura gótica e durou mais de 150 anos a ser construída. A entrada é gratuita, no entanto, se pretende visitar as torres e a cripta tem de pagar. Para informação mais detalhada, consulte aqui.

Mesmo ali ao lado, há uma casa de crepes. Deixe a dieta em Portugal e prove os crepes franceses. Fazia mesmo parte do roteiro. São deliciosos 😀

Aquele crepe deu-nos forças para continuar a viagem e fomos até Conciergerie. O edifício da Conciergerie é enorme e em 1392 foi transformado numa das prisões mais duras da época. Ali foram executadas imensas pessoas e o tratamento dado aos prisioneiros dependia de sua condição social, pelo que decidimos que não queríamos visitar. Mas se esta for a sua vontade, pode fazê-lo.

Apanhámos o metro na estação Cité, com saída em Saint-Placide (linha 4) e rumámos em direcção ao encantador Jardim de Luxembourg. A entrada neste jardim é totalmente gratuita e tem canteiros floridos, árvores, lagos e espaços lúdicos para as crianças. É perfeito para descansar, apanhar sol, ou ler um jornal.

Veja aqui como ir do Aeroporto de Beauvais para o centro de Paris

Entretanto anoitecera e apanhámos o metro Saint-Placide novamente, com paragem em Châtelet, para visitar o Museu do Louvre. Como já era demasiado tarde, já não conseguimos ver as exposições, mas demos uma voltinha no seu interior e contemplámos a pirâmide iluminada.

Voltámos para casa de metro para nos arranjarmos. Decidimos ir jantar fora para comemorar os sete anos de namoro e aproveitar aquela cidade maravilhosa.

Resumo do 2º dia em Paris:

  • Place de la Concorde
  • Jardin des Tuileries
  • Museu do Louvre
  • Pont Des Arts
  • Catedral Notre Dame
  • Conciergerie
  • Jardim de Luxembourg

 

Dia 3 – Roteiro em Paris

O dia começou bem cedinho para desfrutarmos deste 3º dia em Paris (o último). Apanhámos o metro Charles de Gaulle Étoile até Blanche na linha 2 (azul).

Quando saímos estávamos na região de Montmartre, a norte de Paris. Este bairro é um bairro boémio em Paris e bastante conhecido pelo filme da Amélie Poulain.

Ali, de repente, parecíamos estar noutro mundo. Tínhamos mesmo à nossa frente o cabaret Moulin Rouge, Museu de Erotismo de Paris, sex shops e lojas de filmes pornográficos. Não admira que este bairro seja considerado o Supermercado Erótico.

Dirigimo-nos para a Rue Lepic, onde se situa o Café des Deux Moulins. Depois do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, este café passou a estar inserido nos roteiros turísticos. Era aqui que Amélie Poulain trabalhava, e hoje em dia está decorado com alguns objectos relacionados com o filme.

Seguimos a Rue Lepic e cortámos para a Rue des Abbesses, para visitar Le Mur des Je T’aime. Como o próprio nome indica, este é um muro onde estão inscritas as diferentes formas de dizer “Eu amo-te” em quase todos os idiomas do Mundo!

Aproveitámos o facto de existirem ali uns bancos e almoçámos ali mesmo. Tínhamos levado almoço de casa para economizar, e ainda fizemos uns amiguinhos 😀

Veja aqui como ir do Aeroporto de Beauvais para o centro de Paris

Já com as baterias recarregadas, fomos até à famosa Place des Tertres, onde se encontram artistas de rua fazendo retratos e caricaturas dos turistas e pinturas da cidade. Ali, respira-se talento e dedicação!

Visitar a Basílica de Sacré Coeur

De seguida, subimos, a pé, até à Basílica do Sacré Coeur. Pode também subir no ascensor que funciona das 06h00 à 00h45. A basílica foi desenhada por Paul Abadie e a sua enorme cúpula pode ser vista em vários pontos de Paris. A Basílica do Sacré Coeur está aberta para visita das 06h00 às 22h30 e a entrada na igreja é gratuita. Se quiser visitar a cripta e o domo, pode consultar aqui os horários e preços. Para visitar o domo tem de se preparar para subir cerca de 300 degraus, pois não há elevador!

Consegue-se uma vista incrível sobre a cidade. O facto de termos sido vitimas da burla da pulseira nas escadarias é que não foi assim tão incrível . Veja aqui as nossas aventuras em Paris.

Pessoalmente, o bairro de Montmartre foi dos locais que mais gostei nesta viagem. É muito diferente das imagens clichés que temos da Torre Eiffel e do Museu do Louvre. É um bairro bonito e super descontraído.

Descemos a escadaria da Basílica e apanhámos o metro Abbesses perto do Le Mur des Je T’aime e após três paragens saímos em Notre Dame de Lorette. Andámos cerca de 500m  a pé para conhecer o Hard Rock Cafe Paris. Um verdadeiro museu da cultura do rock, com discos de ouro, guitarras, roupas, autógrafos, entre outros.

Vamos conhecer um pouco mais de Paris?

O roteiro do 3º dia em Paris elaborado por mim terminara aqui. No entanto, quando faço os meus roteiros tento sempre incluir alguns locais que gostaria de visitar se tiver tempo. Normalmente não fico tantos dias como gostaria, pelo que tento sempre dar prioridade ao que realmente gostava de visitar.

Como tivemos mais tempo que o previsto, decidimos visitar Les Invalides. Apanhámos o metro Grands Boulevards e seguimos pela linha 8 até à paragem École Militaire. Les Invalides é um monumento muito importante em Paris, não só pela sua imponência e pela lindíssima cúpula dourada, mas por abrigar a sepultura de Napoleão. Pode consultar aqui os horários e preços da visita.

Tem um jardim super bonito onde passeiam coelhos em liberdade. Estão tão familiarizados com a constante presença de pessoas que não fogem.

Já estava a anoitecer e tínhamos prometido a nós mesmo que não iríamos embora de Paris sem antes fazer um passeio de barco no Rio Sena. E assim foi.

Saímos do ponto da Torre Eiffel num barco com dois andares. Nesta zona de embarque há imensas ofertas de passeios, com os respectivos horários e preços. Nós pagámos 12€ cada e o bilhete foi comprado na altura.

A viagem dura cerca de 1 hora e o barco passa por vários pontos de referência: Torre Eiffel (claro!), Museus do Louvre e d’Orsay, Catedral de Notre Dame, entre outros.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Decidimos ir na parte de cima do barco, descoberta, para não perder pitada da viagem. Estava mesmo muito frio, mas ver a cidade luz toda iluminada é um espectáculo incomparável e vale bem os lábios quase roxos 😛

Chegou assim ao fim o nosso 3º dia em Paris, e último. Tínhamos voo de regresso no dia seguinte logo pela manhã.

Com a felicidade de estar em Paris, mas com a tristeza de ter de voltar, ficou a promessa de um dia regressar!

Resumo do 3º dia em Paris:

  • Moulin Rouge
  • Café des Deux Moulins
  • Le Mur des Je T’aime
  • Place des Tertres
  • Basílica do Sacré Coeur
  • Hard Rock Cafe Paris
  • Les Invalides
  • Passeio de barco no Rio Sena

 

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *