Espanha Madrid

O que visitar em Madrid – Roteiro de três dias

Estão à procura de um roteiro, mas não sabem o que visitar em Madrid? Neste artigo vão encontrar várias dicas bem como um roteiro detalhado para visitar Madrid em três dias.

O que visitar em Madrid – Dia 1

Iniciámos o nosso 1º dia em Madrid, a pé, até à Plaza Mayor, onde se encontra a Estátua Equestre de Filipe III.

A Plaza Maior situa-se no centro da cidade. É rectangular, rodeada de todos os lados por edifícios coloridos de três pisos e restaurantes com esplanadas. As casas têm nomes históricos e a mais conhecida é a Casa de la Panaderia. Por vezes, aqui encontram-se exposições gratuitas, no entanto funciona também como o turismo da cidade que fornece mapas e os principais eventos de Madrid.

Daí, fomos até ao Mercado de San Miguel, que é bem pertinho. Esta é uma das paradas obrigatórias de qualquer turista que visita Madrid. O mercado foi construído em 1916, e apresenta uma estrutura de ferro e envidraçado. Tem várias banquinhas no seu interior com comida e bebida. Pode experimentar vários pratos e acompanhar com um bom vinho. O horário do mercado é bem alargado, portanto não há desculpas para não ir: Segunda a Quarta-feira e Domingo, 10h-00h00; Quinta-feira a Sábado, 10h-2h.

Infelizmente estava tanta, mas tanta gente nesse dia que não conseguimos provar nada. Era impossível chegar perto das vitrinas. Mas só pelo cheirinho que vinha das mesas, pareceu-me muito bem!

Veja aqui como ir do Aeroporto de Madrid para o centro

Um bocadinho frustrados por não termos provado nada (admito!), seguimos caminho até ao Palácio Real pelas ruelas do centro histórico. Existe bastante comércio local, lojinhas e cafés. Um passeio bem agradável!

O Palácio Real continua a ser a residência oficial do Rei, mas actualmente só o utiliza para ocasiões de gala e recepções oficiais. Pode visitar o interior deste imponente Palácio, mas prepare-se para uma fila enorme. De segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas (outubro a março) e das 18 às 20 horas (abril a setembro), a entrada é gratuita para cidadãos da União Europeia. Consulte aqui o preço e os horários de visita. Se não quiser esperar nas filas, pode comprar aqui os bilhetes antecipadamente.

Mesmo em frente ao Palácio Real situa-se a Catedral Almudena de Madrid. É linda por fora e por dentro e a entrada é gratuita. Não deixe de olhar para cima e deslumbrar o tecto colorido da igreja. Magnífico!

Na parte de trás do Palácio Real podemos visitar o Jardim de Sabatini. Um óptimo lugar para descansar e relaxar, em que o verde predomina, com lagos e estátuas a realçar a paisagem.

Seguimos em direcção à Plaza de España, onde se encontra a Torre de Madrid, o Edifício España (com uma peculiar fachada de tijolos vermelhos), a Casa Gallardo, e vários jardins e fontes.



Booking.com

Continuámos a nossa caminhada até ao Templo de Debod. Confesso que a caminhada é longa, mas vale mesmo a pena. É um templo egípcio, doado pelo Governo Egipto a Espanha. Achei o conceito super engraçado. Algo tão antigo, bem ali no centro da cidade. O templo super bonito, e os reflexos nos seus lagos fazem do local um encanto. A entrada é gratuita, só tem de esperar um pouco na fila.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Dizem que o pôr-do-sol no Templo Debod é um dos mais bonitos de Madrid. Como tal, decidimos visitar no final do dia. É absolutamente fantástico e a vista esplendorosa. Recomendo mesmo a visita, de preferência ao final do dia para contemplar esta maravilha.

Como a hora de jantar estava próxima, decidimos jantar nos 100 Montaditos e acabámos por passear um pouco na Gran Vía. A Gran Vía é uma das principais avenidas de Madrid onde pode encontrar lojas de várias marcas famosas, restaurantes, cafés, etc.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Parámos para beber uma cerveja e relaxar um pouco num bar bem agradável.

Estávamos muito cansados após este 1º dia em Madrid, e apanhámos o metro de regresso para o Hostal Numancia, para descansar. O dia seguinte avizinhava-se ser longo 😉

Roteiro do 1º dia em Madrid:

  • Plaza Mayor
  • Mercado de San Miguel
  • Palácio Real
  • Catedral Almudena de Madrid
  • Jardim de Sabatini
  • Plaza de España
  • Templo de Debod

O que visitar em Madrid – Dia 2

O 2º dia em Madrid avizinhava-se ser longo, portanto, levantámo-nos cedo. Iniciámos a viagem até Plaza del Sol (uma das praças mais famosas de Madrid), de metro, pela linha azul claro (linha 1).

Na Puerta del Sol, encontra-se o marco zero espanhol, mais conhecido por Quilómetro Zero, de onde emergem todas as ruas e avenidas de Espanha. É uma área bastante agitada da cidade, com várias lojas, cafés e restaurantes.

Esta praça começou com a construção da Casa de Correios, em que o seu relógio é o que mais se destaca. É aqui que milhares de espanhóis se reúnem para ouvir as badaladas de fim de ano e celebrar o ano novo.

Nesta parte da cidade encontramos também a estátua do símbolo de Madrid: O Urso e o Medronheiro.

Visto ser uma praça tão movimentada e um dos principais pontos turísticos, encontramos várias animações de rua que fazem as delicias dos turistas.

A próxima paragem era a Plaza de Cibeles. Então, apanhámos novamente o metro do Sol até ao Banco de España pela linha vermelha (linha 2). A Plaza de Cibeles está rodeada por imponentes edifícios e no centro encontra-se uma bela fonte, a Fonte de Cibeles. A fonte representa a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões e por norma é aqui que os jogadores do Real Madrid celebram as suas vitórias. Em redor da Plaza de Cibeles podemos observar quatro edifícios: o Palácio de Cibeles (actual centro de cultura e câmara municipal), o Palácio de Buenavista (sede do Quartel General do Exército), o Banco de Espanha (sede central do Banco de Espanha) e o Palácio de Linares (actual centro cultural Casa de América).

Veja aqui como ir do Aeroporto de Madrid para o centro

Seguindo a Rua de Alcalá, vamos dar à Puerta de Alcalá. Foi construída em 1778 a pedido de Carlos III, para celebrar a sua chegada a Madrid, e era uma das portas reais que davam acesso à cidade. A maioria dos turistas faz este trajecto, tira uma foto e segue o seu destino. Por norma não vão ao outro lado porque supostamente será igual. Neste caso particular isso não acontece. Num dos lados vemos armas militares e troféus de guerra. Do outro, contemplamos quatro anjos, representando as quatro virtudes cardeais: Fortaleza, Justiça, Temperança e Prudência. É muito engraçado ver estas diferenças, tudo num só monumento.

A barriga já estava a dar horas e parámos para almoçar numa esplanada bastante agradável. Só de ver novamente estas imagens, dá logo água na boca 😛

Já com as energias recarregadas, fomos conhecer o belíssimo Parque del Retiro, considerado o pulmão verde de Madrid. É a área ideal para descansar ou fazer desporto. Tem jardins super bonitos com várias fontes e esculturas e passear por lá dá-nos uma enorme sensação de liberdade.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Uma das paragens obrigatórias é o Estanque del Retiro, um lago artificial onde pode alugar um barquinho a remos para duas pessoas, conseguindo uma visão diferente do parque e apreciar o Monumento a Alfonso XII, inaugurada em 1922. Os preços variam de acordo com o dia da semana. De segunda a sexta-feira tem um custo de 5.80€ e aos sábados e domingos é de 7.50€. Os horários modificam de acordo com a estação do ano, pode consultar aqui toda a informação.

Tem também uma bela escadaria onde se juntam vários artistas de rua, ou simplesmente pessoas que querem descansar e desfrutar da vista dos barquinhos na água.

Andando mais um pouquinho encontramos o Palácio de Cristal. É um monumento construído em ferro e vidro construído por Ricardo Velázquez Bosco em 1887. A entrada é gratuita e é utilizado para apresentar exposições de arte. O interior do palácio é bastante amplo e cheio de luz. Na parte da frente está um lago artificial com uma grande variedade de flora e fauna, fazendo da paisagem ainda mais bonita.

Veja aqui como ir do aeroporto de Madrid para o centro

Um pouco mais à frente, encontramos a Estátua do Anjo Caído. Esta estátua é uma obra de Ricardo Bellver, inaugurada em 1885 e representa o momento em que o anjo é expulso do Paraíso, ou seja, uma suposta homenagem ao Diabo.

Pessoalmente adorei este 2º dia em Madrid. Todo o Parque del Retiro me encantou, em particular o Palácio de Cristal. Achei a estética super bonita e um local muito romântico.

Roteiro do 2º dia em Madrid:

  • Puerta del Sol (Quilómetro Zero e Urso e o Medronheiro)
  • Plaza de Cibeles
  • Puerta de Alcalá
  • Parque del Retiro (Estanque del Retiro e Palácio de Cristal)
  • Estátua do Anjo Caído

 

O que visitar em Madrid – Dia 3

Já com nostalgia e com pena de termos de ir embora, iniciámos o 3º dia em Madrid visitando o Museu de Arte Reina Sofia. Apanhámos o metro de Tirso de Molina para Atocha pela linha azul (linha 1) logo pela manhã.

O Museu de Arte Reina Sofia foi oficialmente inaugurado a 10 de Setembro de 1992 e o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia. O museu possui uma das mais importantes colecções de pintura e escultura espanholas do século XX, reunindo obras de Zuloaga, Solana, Juan Gris, Miró, Tàpies, Dalí e Picasso. Compre aqui o seu bilhete. Nós decidimos não entrar pois arte não é a nossa perdição e queríamos ter a certeza que tínhamos tempo de visitar o que era realmente importante para nós, mas honestamente, estou arrependida. Quem visita adora e diz não se arrepender. Gostos não se discutem, pelo que deve planear a sua viagem visitando os locais que não quer mesmo perder!
Evite as filas e compre aqui o bilhete para o Museu de Arte Reina Sofia.

Seguimos o nosso roteiro passando pelo Real Jardim Botânico em direcção ao Museu del Prado. O museu foi construído por Juan de Villanueva e inaugurado em 1819. A sua colecção é baseada principalmente em pinturas dos séculos XVI a XIX, com obras-primas de pintores como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya. Pode comprar aqui os bilhetes. No entanto, se quer muito fazer a visita mas foi com um orçamento limitado, pode fazê-lo de forma gratuita de segunda a sábado, das 18h às 20h e nas últimas horas de abertura têm desconto de 50% no valor dos bilhetes. A nossa ideia era visitá-lo mais no final do dia de maneira a poupar na entrada, no entanto surgiram uns atrasos e infelizmente não conseguimos.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Contornando o museu, numa das entradas principais, podemos apreciar a Estátua de Velázquez, um grande pintor nascido em Sevilha em 1599.

Circunda mais um pouco o Museu del Prado, podemos apreciar a imponente Igreja de San Jerónimo “El Real”, uma das igrejas mais importantes de Madrid. Era aqui que a corte se reunia e se celebrava os juramentos reais, desde Felipe II, no séc. XVI, até Isabel II, em 1833. Aqui, foram também celebrados alguns dos casamentos reais.

A próxima paragem do roteiro era a famosa Fuente de Neptuno. Nesta podemos ver uma enorme escultura de Neptuno, Deus dos mares, erguendo um tridente enquanto cavalga sobre um carro puxado por dois cavalos com rabo de peixe.

Veja aqui como ir do aeroporto de Madrid para o centro

Visto que falhámos a entrada em dois museus importantes, da qual nos arrependemos um pouco, decidimos visitar o Museo Thyssen-Bornemisza. Uma vez que era segunda-feira, a entrada é gratuita entre as 12h e as 16h. No entanto, pode consultar aqui os preços e horários dos restante dias. O museu contém desde pinturas góticas do século XIII até obras emblemáticas da pop art.

Sempre que viajo na Europa, tento sempre ir ao Hard Rock da cidade que visito. É um local que adoro, principalmente para apreciar as paredes que são um verdadeiro museu de Rock’n’Roll. Desta vez não foi excepção!

Não poderíamos sair de Madrid sem visitar o Estádio Santiago Bernabéu, propriedade do Real Madrid. Situa-se um pouco longe da cidade, pelo que fomos de metro. Seguimos de Alonso Martinez pela linha 10 (linha azul escura) até Santiago Bernabéu.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

O Real Madrid é uma das três equipas de futebol profissional da cidade de Madrid e é o clube do nosso lendário Cristiano Ronaldo. Gostando ou não de futebol é um dos locais onde se vêem mais turistas! É possível fazer uma visita ao interior do estádio, mas para nós teve de ficar para outra altura.

Para finalizar a nossa viagem fomos dar uma espreitadela ao Mercado de San Antón. O mercado possui três pisos: no primeiro vende-se produtos embalados, hambúrgueres, ou frutas e legumes variados; no segundo piso é a parte da restauração onde pode degustar ou levar para casa vários tipos de comida; no terceiro piso encontra-se o restaurante La Cocina de San Antón onde se podem comer os produtos adquiridos antes nas bancas do primeiro piso, mas cozinhados ali mesmo.

Chegara assim a hora de voltar a Portugal e dar por terminado este 3º dia em Madrid.

Madrid é uma cidade super acolhedora e simpática e tem umas tapas maravilhosas 😛 Agora que já sabe o que visitar em Madrid, divirta-se!

Roteiro do 3º dia em Madrid:

  • Museu de Arte Reina Sofia
  • Museu del Prado
  • Estátua de Velázquez
  • Igreja de San Jerónimo “El Real”
  • Fuente de Neptuno
  • Museo Thyssen-Bornemisza
  • Hard Rock Madrid
  • Estádio Santiago Bernabéu
  • Mercado de San Antón

 

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *