Portugal

Praia Ribeiro de Cavalo, um pequeno paraíso

Quando estive de férias na Costa da Caparica, tirei um dia para conhecer uma das praias mais fantásticas onde já estivera: a Praia Ribeiro de Cavalo.

A Praia Ribeiro de Cavalo, vulgarmente chamada de Praia da Ribeira do Cavalo, fica no concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, e é uma das mais bonitas praias de Portugal.

O mar tranquilo, a água cristalina e as cores fortes são características que fazem da praia um local de paragem obrigatória, principalmente no Verão. A Praia Ribeiro de Cavalo é a escolha perfeita para os amantes de natureza no seu estado mais puro. Digo isto, pois trata-se de uma praia selvagem. Mas calma, que selvagem não significa deserta 🙂

Acessos à Praia Ribeiro de Cavalo

Este pequeno paraíso não é de fácil de acesso. E convenhamos: se fosse, perderia metade da piada!

Ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Portugal, a Praia Ribeiro de Cavalo não conta com qualquer acesso por estrada. Como tal, para chegar à praia por terra é necessário percorrer um trilho pedestre pequeno e acidentado.

Para quem se encontra em Sesimbra, a melhor opção é seguir em direcção ao Porto de Abrigo. Após a chegada ao Porto de Abrigo de Sesimbra, a estrada de alcatrão dá lugar a uma estrada de terra batida. Siga por essa estrada até encontrar a seguinte placa. Os carros estacionados de ambos os lados e algumas pessoas, também indicam que é ali que deve estacionar o carro.

Prepare então tudo para partir à descoberta deste refúgio. O inicio do percurso está assinalado pela placa de cima e várias pedras enormes que bloqueiam o acesso a veículos motorizados.

A primeira parte do percurso faz-se sem grandes problemas. Segue-se por um estreito caminho, por entre arvoredos que está bem trilhado pelos muitos pés que ali passam diariamente.

Assim que iniciamos a descida, começamos a avistar a águas cristalina e em tons de azul e verde, que nos fazem querer chegar o mais depressa possível e mergulhar. Parámos um bocadinho para saborear a paisagem e só vos digo: DESLUMBRANTE! É de tirar o fôlego a qualquer um. Parece um quadro pintado à mão. Mas ainda falta atravessar a parte mais difícil do percurso. É aqui que as coisas se começam a complicar. A descida é íngreme e perigosa, com bastantes pedras e poderá tornar-se complicada para pessoas com mobilidade reduzida.

Já com as pernas a latejar, é o fim do trilho pedestre e os nossos olhos sorriem. Chegámos mesmo ao paraíso. Afinal, todo o esforço é compensado!

Em alternativa a este difícil trilho, pode chegar à Praia Ribeiro de Cavalo de barco, desde Sesimbra. Esta é uma boa opção para pessoas com mobilidade reduzida que também pretendam usufruir da praia.

Praia Ribeiro de Cavalo

Este pequeno paraíso, muitas vezes equiparado com as praias paradisíacas da Ásia, é de cortar a respiração a qualquer um! De um lado as arribas altas e do outro as águas calmas e límpidas fazem da praia um local perfeito para relaxar. O cenário é ainda composto por várias rochas e há uma delas que se assemelha à cabeça de um cavalo, daí o nome da Praia Ribeiro de Cavalo.

Devido ao difícil acesso, a praia não tem assim tantas pessoas, pelo que pode usufruir do silêncio, que apenas é interrompido pelo chilrear dos pássaros e das pequenas ondas. Ah, e por falar em mar. Todos dizem que a água é  bastante fria. Sou sincera: não achei assim tão fria como descrevem!

Como já foi referido em cima, trata-se de uma praia selvagem e pura, pelo que não vai encontrar qualquer tipo de serviços. Assim sendo, não conte encontrar nadadores-salvadores, cafés/restaurantes, espreguiçadeiras, vendedores ambulantes ou simplesmente uma casa de banho, porque não há. Como tal, vá prevenido para que o dia seja perfeito.

Dicas úteis para um dia bem passado
  • Leve roupa e calçado confortável (preferencialmente sapatilhas).
  • Leve bastante água e comida para todo o dia (como disse, não há restaurantes).
  • Leve protector solar e chapéu de sol.
  • Os telemóveis não têm rede, o que não é necessariamente mau nos dias que correm.
  • Não se coloque debaixo das arribas. As derrocadas das falésias são reais, pelo que todo o cuidado é pouco.

Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas

Quando chegar a hora de regressar a casa, leve todo o lixo consigo. Não custa nada e o ambiente agradece. Ao pé do estacionamento há inclusive um contentor do lixo. É responsabilidade e dever de todos nós preservarmos locais como este.

Depois de um belo dia de praia é hora de rezar a todos os anjinhos para nos ajudarem na subida que nos espera 😛

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *