Portugal Portugal Continental

Praia Ribeiro de Cavalo, um pequeno paraíso

Quando estive de férias na Costa da Caparica, tirei um dia para conhecer uma das praias mais fantásticas onde já estivera: a Praia Ribeiro de Cavalo.

A Praia Ribeiro de Cavalo, vulgarmente chamada de Praia da Ribeira do Cavalo, fica no concelho de Sesimbra, distrito de Setúbal, e é uma das mais bonitas praias de Portugal.

O mar tranquilo, a água cristalina e as cores fortes são características que fazem da praia um local de paragem obrigatória, principalmente no Verão. A Praia Ribeiro de Cavalo é a escolha perfeita para os amantes de natureza no seu estado mais puro. Digo isto, pois trata-se de uma praia selvagem. Mas calma, que selvagem não significa deserta 🙂

Como chegar à Praia Ribeiro de Cavalo

Este pequeno paraíso não é de fácil de acesso. Mas convenhamos: se fosse, perderia metade da piada!

Ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Portugal, a Praia Ribeiro de Cavalo não conta com qualquer acesso por estrada. Como tal, para chegar à praia por terra é necessário percorrer um trilho pedestre pequeno e acidentado.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Para quem se encontra em Sesimbra, a melhor opção é seguir em direcção ao Porto de Abrigo. Após a chegada ao Porto de Abrigo de Sesimbra, a estrada de alcatrão dá lugar a uma estrada de terra batida. Siga por essa estrada até encontrar a seguinte placa. Os carros estacionados de ambos os lados e algumas pessoas, também indicam que é ali que deve estacionar o carro.

Prepare então tudo para partir à descoberta deste refúgio. O inicio do percurso está assinalado pela placa de cima e várias pedras enormes que bloqueiam o acesso a veículos motorizados.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

A primeira parte do percurso faz-se sem grandes problemas. Segue-se por um estreito caminho, por entre arvoredos que está bem trilhado pelos muitos pés que ali passam diariamente.

Assim que iniciamos a descida, começamos a avistar a água cristalina e em tons de azul e verde, que nos fazem querer chegar o mais depressa possível e mergulhar. Parámos um bocadinho para saborear a paisagem e só vos digo: DESLUMBRANTE! É de tirar o fôlego a qualquer um. Parece um quadro pintado à mão. Mas ainda falta atravessar a parte mais difícil do percurso. É aqui que as coisas se começam a complicar. A descida é íngreme e perigosa, com bastantes pedras e poderá tornar-se complicada para pessoas com mobilidade reduzida.

Já com as pernas a latejar, é o fim do trilho pedestre e os nossos olhos sorriem. Chegámos mesmo ao paraíso. Afinal, todo o esforço é compensado!

Em alternativa a este difícil trilho, pode chegar à Praia Ribeiro de Cavalo de barco, desde Sesimbra. Esta é uma boa opção para pessoas com mobilidade reduzida que também pretendam usufruir da praia.

Como é a Praia Ribeiro de Cavalo

Este pequeno paraíso, muitas vezes equiparado com as praias paradisíacas da Ásia, é de cortar a respiração a qualquer um! De um lado as arribas altas e do outro as águas calmas e límpidas fazem da praia um local perfeito para relaxar. O cenário é ainda composto por várias rochas e há uma delas que se assemelha à cabeça de um cavalo, daí o nome da Praia Ribeiro de Cavalo.

Devido ao difícil acesso, a praia não tem assim tantas pessoas, pelo que pode usufruir do silêncio, que apenas é interrompido pelo chilrear dos pássaros e das pequenas ondas. Ah, e por falar em mar. Todos dizem que a água é  bastante fria. Sou sincera: não achei assim tão fria como descrevem!

Como já foi referido em cima, trata-se de uma praia selvagem e pura, pelo que não vai encontrar qualquer tipo de serviços. Assim sendo, não conte encontrar nadadores-salvadores, cafés/restaurantes, espreguiçadeiras, vendedores ambulantes ou simplesmente uma casa de banho, porque não há. Como tal, vá prevenido para que o dia seja perfeito.

Dicas
  • Leve roupa e calçado confortável (preferencialmente sapatilhas).
  • Leve bastante água e comida para todo o dia (como disse, não há restaurantes).
  • Coloque protector solar e utilize chapéu de sol.
  • Os telemóveis não têm rede, o que não é necessariamente mau nos dias que correm.
  • Não se coloque debaixo das arribas. As derrocadas das falésias são reais, pelo que todo o cuidado é pouco.

Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas

Quando chegar a hora de regressar a casa, leve todo o lixo consigo. Não custa nada e o ambiente agradece. Ao pé do estacionamento há inclusive um contentor do lixo. É responsabilidade e dever de todos nós preservarmos locais como este.

Depois de um belo dia de praia é hora de rezar a todos os anjinhos para nos ajudarem na subida que nos espera 😛

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *