Croácia

O que fazer em Split

A cidade de Split, localizada na deslumbrante costa do Mar Adriático, é uma joia da Croácia, onde o passado e o presente se encontram de forma única e fascinante. É uma das maiores e mais importantes cidades do país e carrega séculos de história e cultura. O calor mediterrâneo beija as suas praias de águas cristalinas, enquanto as montanhas escarpadas abraçam a cidade com a sua presença majestosa.
A verdade é que Split tornou-se cada vez mais popular e é um destino super completo oferecendo em simultâneo praia, património, cultura e espaços verdes. Vamos então mostrar-vos o que fazer em Split, num roteiro de um dia.

Quando visitar Split

Sendo Split uma cidade costeira, banhada pelo Mar Adriático, conta com Verões secos e quentes. Assim sendo, diríamos que a melhor altura para visitar será nos meses de Verão (Junho a Setembro). No entanto, pode ser visitada em qualquer altura do ano, visto que o Inverno não é rigoroso e conta com temperaturas mais amenas.

Além disso, Split possui várias praias e baías que a tornam ainda mais apetecível nos meses de calor. No entanto, acarreta algumas desvantagens: no Verão os preços são mais elevados e há mais turistas. É inevitável!

Quando fomos, em Agosto, o tempo estava maravilhoso e decidimos visitar de manhãzinha a cidade e reservar parte da tarde para dar uns mergulhos na praia. Foi o plano perfeito!

Powered by GetYourGuide

Como chegar

Split é uma cidade fácil de visitar, visto que existem várias opções disponíveis para chegar lá. A cidade possui aeroporto, pelo que existem voos directos de várias cidades da Europa. Esta é talvez a forma mais rápida para chegar a Split, dependendo do seu ponto de partida.

Uma outra forma de chegar a Split é através de transportes públicos, visto que há várias ligações através das principais cidades na Croácia. Isto é, se está a viajar por várias cidades do país, existem rotas de autocarro que fazem a ligação entre elas. Aconselhamos a verem as rotas actualizadas na Flixbus, Prijevoz Knežević ou Croatia Bus.

Se, tal como nós, pretender visitar a Croácia de norte a sul, a melhor opção é alugar carro. Além da flexibilidade e liberdade, é uma excelente forma de maximizar o tempo. Nós alugámos carro na DiscoverCars e correu tudo na perfeição.

Quantos dias são necessários para visitar Split?

O centro histórico de Split não é muito grande e os principais pontos turísticos também são localizados muito perto uns do outros, pelo que torna a visita mais fácil. Assim sendo, achamos que um dia inteiro é o suficiente para explorar a cidade! Claro está, pode estender a estadia para mais dias se a intenção for apanhar banhos de sol e mergulhar nas águas quentes das praias de Split.

Onde ficar/alojamento

Por se tratar de uma cidade mais turística, o alojamento em Split não é barato. A nossa recomendação, principalmente se vai viajar em época alta (Verão), é que reserve o seu alojamento com a maior antecedência possível.

Nós ficámos duas noites em Split, no Hostel Split. Foi dos alojamentos locais mais baratos que encontrámos na cidade, e agora percebemos porquê… Não recomendamos este hostel visto que as instalações eram muito precárias e não tinha ar condicionado, o que no Verão faz mesmo muita falta. Além disso, também não tem muito estacionamento disponível, mas por sorte, conseguimos um lugar.

Sugerimos que faça uma pesquisa no Booking, que vá de encontro às suas necessidades:



Booking.com

O que fazer em Split: roteiro de 1 dia

O centro da cidade é muito charmoso e não tem muito que enganar. A melhor dica que podemos dar é que se percam pelas ruazinhas e conheçam cada cantinho, pois é muito amoroso!

Acordámos cedo para tirar o máximo proveito de Split e visitar a cidade nas horas de menor calor. Optámos por deixar o carro no hostel (estacionamento gratuito) e ir de Uber até ao centro, pois os locais de interesse estão relativamente perto uns dos outros e faz-se bem tudo a pé.

Começámos o quinto dia do roteiro da Croácia com uma caminhada agradável na Promenade de Split (marginal).

Seguiu-se depois as Catacumbas do Palácio, onde também foram gravadas cenas da série da Netflix, Guerra dos Tronos. Existe a possibilidade de visitar as Caves de Diocleciano e ver em primeira mão um dos mais rudimentares sistemas de esgotos da Europa. Pode comprar os bilhetes aqui.

Dali, entrámos então nas ruelas labirínticas do centro histórico. A esmagadora maioria das atracções históricas de Split localiza-se dentro do Palácio de Diocleciano, um dos monumentos da arquitectura romana mais bem preservados do Mundo. O Palácio de Diocleciano, foi mandado construir para o imperador romano Diocleciano, no século IV e conta com vários pontos de interesse.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Sigam até à Praça Braće Radić e ao Peristilo, a arcada central que se tornou na principal imagem de marca do palácio. Irão ficar espantados com tamanha grandiosidade! Sendo esta uma das principais atracções de Split, preparem-se para as multidões (é inevitável). Não deixe de reparar na esfinge original, com mais de 3500 anos, entre as colunas no Peristilo.

Nesta zona podemos encontrar vários pontos de interesse da cidade, tais como a Catedral de São Domnio e a sua Torre Sineira, o Templo de Júpiter e o Vestíbulo.

Mas vamos por partes… Suba as escadas do Peristilo, que irá dar ao Vestíbulo. Não são raras as vezes que ali se encontra um grupo coral a interpretar música tradicional, visto que o Vestíbulo com um interior circular, possui uma excelente acústica.

Já a Catedral de São Domnio é dedicada a Sveti Duje, o santo padroeiro da cidade, e o primeiro bispo da Dalmácia. É ainda considerada a catedral mais antiga do mundo que mantêm a sua estrutura original.
Pode adquirir um bilhete combinado que permite visitar a Torre Sineira, que conta com 57 metros de altura e oferece uma vista de 360º sobre a cidade de Split, o Tesouro da Catedral, a Cripta e o Batistério de São João Batista. Este último localiza-se no Templo de Júpiter. E como não há uma sem duas, também no Templo de Júpiter pode deslumbrar outra esfinge egípcia, à entrada. Com corpo de leão e cabeça humana ou de falcão, as esfinges tinham a função de protecção e poder, sendo utilizadas como guardiãs de templos e túmulos.

Veja aqui como visitar o Parque Krka

Mesmo ao lado do templo, não deixe de passar na rua mais estreita da cidade, que tem literalmente o nome de “Deixe-me passar, por favor”.

Ao meio dia em ponto, na praça principal, não perca a magnífica encenação do “imperador romano Diocleciano” a cumprimentar o seu povo com “Avé”. Ficou curioso? Espreite os destaques do nosso Instagram. Foi muito giro!

Depois de assistirmos a essa representação, passámos pelo Portão de Prata, que é bem carismático até chegarmos ao Mercado Verde (Pazar). O mercado conta com várias bancas de produtos hortícolas frescos, carne, queijo, etc. e é onde a população local se costuma abastecer. Além disso, também há barraquinhas que vendem produtos artesanais e souvenirs. Foi aqui que comprámos as nossas lembranças de Split, a preços mais acessíveis – fica a dica!

Seguimos o nosso roteiro pelas amorosas ruas estreitas de Split até chegarmos ao Portão de Ouro. Aqui encontra-se a estátua de Grgur Ninski (Gregório de Nin), da autoria do escultor Ivan Mestrovic. Seguno consta, dá sorte esfregar o dedo grande da estátua e pedir um desejo. Tentar não custa… 😉

Fizemos uma paragem técnica para almoçar e provar comida típica da Croácia. Escolhemos o Kantun Paulina para provar o famoso Cevapi. Trata-se de umas almôndegas alongadas de carne e especiarias, normalmente servidas com pão. Ficámos fãs!

Onde alugar carro na Croácia – com os melhores preços

A paragem seguinte foi na Praça do Povo (Pjaca), fora das muralhas, onde se encontra o edifício da Câmara Municipal Velha. Não deixe de reparar no curioso relógio da torre que marca 24 horas e não 12, como estamos habituados. Fascinante!

Aqui também podemos encontrar a livraria mais antiga do mundo de seu nome Morpurgo. Split é verdadeiramente uma caixinha de surpresas!

Centro histórico visitado, decidimos ter outra perspectiva de Split. Para isso, tivemos de enfrentar uma enorme escadaria até ao topo da Colina Marjan, onde se tem a melhor vista para a cidade! O esforço foi compensado, pois ali tem-se uma vista incrível de Split e da baía com as montanhas como pano de fundo.

Visto que estava imenso calor, pegámos no carro e passámos o resto da tarde a mergulhar na bonita Praia Kasjuni. No entanto, saiba que existem várias praias apetecíveis em Split: Bacvice, Trstenik, Firule, Kaštelet, Ovčice e Žnjan.

As praias da Croácia são, na larga maioria, com pedrinhas. Isto é, é rara a praia que possui areia, tal como estamos habituados. Assim sendo, recomendamos o uso de sapatos aquáticos para não se magoarem. Acreditem ou não, vai ser o vosso melhor amigo nas praias croatas! Nós comprámos aqui e já usámos várias vezes, sem razão de queixa.

Roteiro de 9 dias na Croácia

Tínhamos combinado que no final do dia iríamos assistir ao pôr-do-sol na Fortaleza de Klis. Bem… Tentámos! Quando estávamos a chegar, começou a chover piedosamente e infelizmente assim não foi possível a visita.

Assim sendo, regressámos ao alojamento, visto que no dia seguinte íamos acordar bem cedo para rumar até à ilha de Hvar.

Agora que já sabem o que fazer em Split, com um roteiro de um dia, aproveitem e divirtam-se muito!

Roteiro de 1 dia em Split:

  • Promenade de Split
  • Catacumbas do Palácio
  • Palácio de Diocleciano
  • Praça Braće Radić
  • Peristilo
  • Catedral de São Domnio
  • Templo de Júpiter
  • Vestíbulo
  • Mercado Verde (Pazar)
  • Grgur Ninski
  • Kantun Paulina
  • Praça do Povo (Pjaca)
  • Morpurgo
  • Colina Marjan
  • Praia Kasjuni
  • Fortaleza de Klis

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na DiscoverCars, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *