Croácia

O que fazer em Hvar

A ilha de Hvar, localizada no Mar Adriático, é uma das pérolas da Croácia e um dos destinos turísticos mais procurados do país. Localizada ao largo da costa da Dalmácia, Hvar é conhecida pela sua beleza natural, paisagens deslumbrantes, um clima mediterrâneo perfeito e uma vida nocturna bastante animada. No entanto, o charme da ilha vai muito além dos bares e discotecas: as suas enseadas isoladas e praias de águas cristalinas criam um ambiente único para quem busca tranquilidade e contacto com a natureza. Com uma combinação de história, cultura, natureza e lazer, Hvar oferece uma experiência inesquecível para todos os que a visitam, tornando-se, sem dúvida, um dos destinos mais afamados da Croácia.

De forma a contribuirmos para umas férias perfeitas, compilámos várias informações e dicas úteis para visitar a ilha de Hvar. Assim sendo, fique connosco até ao fim do artigo para saber o que fazer em Hvar, bem como  quando visitar, como chegar, onde ficar alojado e as melhores praias da ilha.

Onde fica a ilha de Hvar

A ilha de Hvar está localizada no mar Adriático, na costa da Croácia, mais especificamente na região da Dalmácia. Hvar é uma das ilhas principais do arquipélago croata e fica ao largo da cidade de Split, sendo a mais distante das grandes ilhas da Croácia.

Quando visitar Hvar

Na ilha de Hvar o clima é predominantemente mediterrâneo, o que significa Verões quentes e Invernos amenos. Portanto, a melhor época para visitar Hvar depende do tipo de experiência que desejam ter. Mas, de modo geral, o período entre Maio e Outubro é ideal para aproveitar tudo o que a ilha tem para oferecer.

Tratando-se de um destino de praia, a época mais indicada para visitar Hvar é no Verão (de Junho a Setembro). O clima e a temperatura do mar são bastante propícios a banhos, no entanto, é difícil evitar as grandes multidões e os preços são mais elevados.

Se pretende um plano mais calmo, sugerimos que visite Hvar na Primavera ou Outono. Assim, ainda está quente o suficiente para aproveitar as praias, com menos multidões e preços bem mais em conta.

Powered by GetYourGuide

Quantos dias

Na nossa opinião, três dias inteiros são suficientes para conseguir um bom equilíbrio entre conhecer alguns pontos da ilha e ainda usufruir das belas praias de Hvar. Foi exactamente isso que fizemos… Mas não podemos negar que nos soube a pouco. É que realmente foi tão bom que até queríamos ter ficado mais um par de dias! Portanto, se a intenção for mesmo relaxar e usufruir das praias, uma semana é o plano ideal.

No entanto, na impossibilidade de conseguir dedicar tantos dias a Hvar, aconselhamos a fazerem este tour de um dia. Existem várias empresas que fazem excursões de um dia às ilhas do Adriático, a partir de Split, com preços acessíveis. Vai saber a pouco, é certo, mas pelo menos já fica a conhecer este pequeno paraíso.

Como chegar a Hvar

Primeiramente, deve saber que a ilha de Hvar não possui aeroporto. Os aeroportos internacionais mais próximos são os da cidade de Split e Dubrovnik. Como tal, a única maneira de chegar é de barco.

Assim sendo, saiba que existem duas opções para chegar a Hvar, dependendo se pretende ou não levar carro:

⛴️ Barco de Split para a Cidade de Hvar

Esta é a opção mais rápida e económica. A viagem entre o porto de Split e a cidade de Hvar dura cerca de 50 minutos, operados pela empresa Kapetan Luka. No entanto, não transporta carros nem bicicletas. Apenas pessoas e animais de estimação (dependendo de algumas condições), são adimitidos.

⛴️ Ferry para carros de Split para Stari Grad

Se pretende levar o carro, terá de comprar os bilhetes pela empresa Jadrolinija, visto que é a única empresa que faz este trajecto (até ao momento). Aquando a reserva dos bilhetes, deverá seleccionar o trajecto Split-Stari Grad, visto que a cidade de Hvar não tem porto para ferries. A viagem demora cerca de duas horas e os preços variam consoante a altura do ano.

Visitar Hvar com carro

Na nossa opinião, a melhor forma de explorar a Croácia de lés a lés é alugando carro, numa roadtrip. Além da flexibilidade e liberdade, é uma excelente forma de maximizar o tempo.
Nós alugámos carro na DiscoverCars e correu tudo na perfeição. A entrega do carro foi feita ainda no Aeroporto de Zagreb e devolvemos no Aeorporto de Dubrovnik (mediante uma taxa). Assim sendo, levámos também o carro para conhecer a ilha de Hvar, no ferry Split – Stari Grad.

Saiba que existem autocarros para se locomover na ilha entre as principais cidades, no entanto não há muita oferta e os horários são reduzidos. Por esse motivo, achamos fundamental o aluguer de carro ou mota.

Onde ficar/Alojamento

O alojamento na Croácia não é muito barato, especialmente na época alta. Assim sendo, recomendamos que reserve os seus alojamentos com antecedência. Nós usamos sempre o Booking, pois dá para comparar vários alojamentos, e a maioria permite cancelar sem custos caso surja algum imprevisto.

Ficámos três noites em Hvar, no Apartments Sperka. Foi dos locais mais baratos que encontrámos, com casa de banho privativa. O quarto era simples, mas para nós serviu perfeitamente.

Encontre aqui o seu alojamento na ilha de Hvar: 



Booking.com

Seguro de Viagem

É obrigatório viajar com seguro de viagem? Não, não é. Mas nem sequer colocámos a hipótese de não fazer.

Apesar de os cidadãos europeus terem acesso a cuidados de saúde utilizando o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), recomendamos fortemente que faça um Seguro de Viagem.

Como sempre, recorremos à IATI Seguros. Têm os melhores preços do mercado, sem franquias, e melhor, com atendimento em português.
Felizmente, desta vez não tivemos de accionar, mas gostamos de viajar prevenidos. Não só pela assistência em caso de doença, mas também por perca de malas, roubos, cancelamento de viagem, entre outros. É o velho lema: “Mais vale previr do que remediar”.

O que fazer e visitar na ilha de Hvar

Ficámos três dias inteiros em Hvar e soube a pouco. 😉 De forma a equilibrarmos o tempo entre explorar e descansar, dedicávamos a parte da manhã a visitar algumas zonas da ilha e à tarde refrescávamo-nos nas bonitas praias! Saiba ainda que a parte da ilha mais visitada é o lado esquerdo.

As praias da Croácia são, na larga maioria, com pedrinhas. Isto é, é rara a praia que possui areia, tal como estamos habituados. Assim sendo, recomendamos o uso de sapatos aquáticos para não se magoarem. Acreditem ou não, vai ser o vosso melhor amigo nas praias croatas! Nós comprámos aqui e já usámos várias vezes, sem razão de queixa.

Dia 1

Saímos do ferry e começámos por visitar a charmosa cidade de Vrboska. Também apelidada de “Pequena Veneza”, Vrboska encanta-nos com as suas pontes que fazem a ligação entre o canal e a cidade. Aqui já começámos a perceber o porquê de Hvar ser tão famosa.

Pelo caminho, demos uma espreitadela na Sandy Beach. É uma praia pequenina, com areia (coisa rara nas praias croatas) e rodeada de vegestação.

Seguimos viagem até chegar à pitoresca Jelsa, uma das maiores cidades da ilha. Incrivelmente, estava bem sossegada em pleno Agosto. Sugerimos que caminhe sem rumo pelas ruelas de Jelsa e aproveite para tomar algo nas esplanadas junto à bonita Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Roteiro de 9 dias na Croácia

Sem mais demoras, e até porque o calor já se fazia sentir, decidimos vestir o fato de banho e mergulhar na água cristalina da Praia Mina. Os planos para a tarde eram simples: apanhar sol, refrescar e descansar. Missão cumprida com sucesso! 😂

Ao final da tarde, decidimos espreitar a Praia Grebišće, uma das mais bonitas da ilha!

Dia 2

A parte da manhã do segundo dia na ilha foi dedicado a conhecer a cidade de Hvar. A cidade é marcada pela ruas estreitas de pedras, com uma arquitectura que remonta a séculos, incluindo igrejas e palácios venecianos, que a tornam muito pitoresca.

Começámos então pelo centro histórico que é o coração da cidade e está cercado por edifícios históricos. Na praça principal encontramos a Praça de Santo Estevão, que é um exemplo impressionante da arquitectura renascentista.

Dali, passeámos sem pressas pelas ruelas estreitas da cidade. Cada cantinho mais pitoresco que o outro! Gostamos muito destas partes dos roteiros, pois somos sempre surpreendidos pela positiva.

À beira mar, fizemos uma pequena caminhada para conhecermos o Convento Beneditino. Uma das características mais notáveis é a sua bonita arquitectura e a serenidade do local. Uma das principais atracções do convento é o seu Museu Beneditino, que abriga uma colecção de arte sacra e artefatos religiosos, incluindo pinturas, esculturas e livros antigos.

Mesmo em frente está a bonita Praia Križna, com um visual bem apetitoso para ir a banhos.

Onde alugar carro na Croácia

Decidimos almoçar no Restaurante Mizarola, onde provámos o famoso Black Risotto, que leva lula, azeite, alho, vinho tinto e a tinta de lula, que dá o intenso sabor e a cor preta ao prato. Experimentámos ainda a Patiscada, que é um prato de carne de bovino marinada com molho de ameixa, figos e vinho. Estava tudo muito saboroso!

A parte da tarde, como de costume, reservámos para nos banharmos e relaxar nas praias. Decidimos ficar na Praia Pokonji Dol que é uma das melhores praias de Hvar. A água azul-esmeralda chamava-nos a banhos constantemente.

No entanto, como estava bastante cheia (relembro que fomos em Agosto), decidimos fazer um pequeno trilho (15 minutos) que nos levou a uma praia praticamente vazia, a Praia Mekićevica.

E como somos curiosos, ainda decidimos espreitar a Robinson Beach, que é ao lado. Apesar de ser bem mais pequenina, também é muito bonita.

E como o final de dia pede sempre um bom pôr-do-sol, rumámos até à altaneira Fortaleza Espanhola. Aqui conseguem-se vistas panorâmicas para a cidade, ilhas e mar, de deixar qualquer um boquiaberto. Foi o final de dia perfeito, depois de um dia memorável!

Dia 3

Reservámos o terceiro dia para conhecer a cidade de Stari Grad, a mais antiga de Hvar. Começámos na bonita Marina de Stari Grad e seguimos pelas labirínticas e cativantes ruas da cidade.

Pelo caminho conhecemos a Igreja de São Estêvão, a Igreja de São João e a Igreja de São Roque.

Mas o que nos deslumbrou mesmo, devemos confessar, foi a fotogéncia Praça Škor. Não é linda?

Tínhamos mais praias em mente para visitar durante a tarde, mas nada nos conseguiu arrancar da belíssima Praia Dubovica. Esta é uma das melhores praias de Hvar, mas não é fácil chegar até lá. O acesso é difícil, não podemos negar. Além de haver poucos lugares de estacionamento, para chegar até esta bonita praia, terá que fazer um trilho de 20 minutos de descida. Mas vale (muito) a pena!

Sendo de difícil acesso, foge das multidões e permite usufruir de alguma tranquilidade. Foi uma das nossas praias favoritas em Hvar!

Posto isto, podemos garantir que a ilha de Hvar é um excelente destino de férias. Combina história, beleza natural, cultura vibrante e uma atmosfera relaxante, tornando-a num destino perfeito para todos os tipos de viajantes. Agora que já sabe o que fazer em Hvar, aproveite muito e dê um mergulho por nós!

Roteiro de 3 dias em Hvar:

  • Dia 1: Vrboska, Sandy Beach, Jelsa (manhã) e Praia Mina e Praia Grebišće (tarde).
  • Dia 2: Centro de Hvar, Convento Beneditino, Beach Križna (manhã) e Pokonji Dol Beach, Mekićevica Beach e Robinson Beach (tarde). Acrescentámos ainda o pôr-do-sol na Fortaleza Espanhola.
  • Dia 3: Stari Grad (manhã) e Praia Dubovica (tarde).

Melhores praias de Hvar

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na DiscoverCars, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *