Quando pensamos em Albufeira, imediatamente a nossa mente nos leva para as magníficas praias onde o sol beija a nossa pele e no mar de águas calmas que fazem as delícias de miúdos e graúdos. E a verdade é que Albufeira é um dos destinos de férias de praia do Algarve mais popular. É na época alta que a cidade ganha vida e os portugueses (e turistas) rumam ao sul para usufruir do merecido descanso. Todos buscam o local ideal para estender a toalha ou fazer passeios à beira mar. No entanto, para além das prazerosas praias com que Albufeira nos brinda, há outras tantas atracções, que dão para todos os gostos e carteiras. Assim sendo, neste artigo vamos mostrar o que fazer em Albufeira, os principais pontos turísticos e claro, as praias, para que tenha umas férias bem preenchidas! Vamos a isso?
Onde ficar alojado em Albufeira
Sendo o Verão a época de maior afluência de turistas, logicamente os preços de alojamento e restauração disparam. Se o seu orçamento é mais reduzido, pode visitar Albufeira noutras alturas do ano, uma vez que o clima é sempre agradável e a cidade não se resume somente a praia. No entanto, saiba que há preços para todos os gostos e carteiras.
Nós fomos no final de Junho e reservámos um apartamento com cozinha, para facilitar nas refeições. Nós ficámos no Eirasol e correspondeu às nossas expectativas.
O que fazer em Albufeira
Albufeira, uma antiga vila de pescadores, é hoje uma das cidades mais afamadas de Portugal. Além das belíssimas praias, a cidade oferece muitas actividades e pontos turísticos.
Centro histórico de Albufeira
De origem que remonta a tempos pré-históricos, Albufeira foi ocupada pelos Romanos que lhe chamaram “Baltum”, e pelos Árabes que lhe chamaram “Al-Buhera”.
O actual nome de Albufeira provém da denominação árabe que significa “castelo do mar”, razão que poderá estar ligada à proximidade da povoação ao oceano ou à lagoa que se formava na zona baixa. Albufeira foi conquistada definitivamente aos Mouros pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago, em meados do séc. XIII.
Assim sendo, uma visita a Albufeira não fica completa sem visitar o seu centro histórico! Percorra as ruas estreitas e labirínticas, repletas de casas muito brancas. Não tenha pressa e observe cada detalhe – é o nosso conselho.
Veja aqui o que fazer em Faro
Na zona mais antiga da cidade existem painéis de azulejo a assinalar as portas das muralhas defensivas que rodeavam a alcáçova moura: Porta do Norte (ou da Praia), Porta de Santa Ana e Porta da Praça. Está então na hora de conhecer cada cantinho da zona velha…
Sugerimos que comece o seu passeio na Praça da República, onde poderá encontrar o Museu de Arqueologia, com a sua colecção da Idade da Pedra, artefactos Romanos, Visigóticos e Mouros. Consegue ainda apreciar os vestígios arqueológicos de casas islâmicas (séc. XII e XIII), com silo e cisterna escavados no solo.
Aqui irá também encontrar a Porta da Praça que ficava mesmo por baixo da actual Torre do Relógio, um dos ex-libris da cidade. No séc. XIX foi-lhe implantada uma coroa em ferro onde se encontra o sino das horas. Durante a noite, a Torre ilumina o centro de Albufeira, que lhe confere um dos mais bonitos cenários nocturnos.
Seguindo pela Rua Henrique Calado, irá encontrar a Porta do Norte, ou o que resta dela, pois encontra-se bastante danificada.
Falta ainda conhecer a Porta de Santa Ana, onde em tempos existiu uma capela com o mesmo nome. Após o final do século XVIII o culto a Santa Ana começou a ser feito na capela actual.
Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal
Não deixe ainda de visitar as três igrejas de Albufeira. São elas: a Igreja Matriz, a Igreja de São Sebastião e a Igreja de Santana.
Passeie-se pelas principais ruas da cidade: Rua 25 de Abril e Rua 5 de Outubro, repletas de inúmeras lojinhas de artesanato, souvenirs e comércio local. Nesta última rua não deixe de passar pelo túnel que dá acesso à Praia do Peneco.
Miradouros de Albufeira
Uma das melhores formas de conhecer um local é visitar os seus miradouros. E aqui não é excepção… O principal e também o nosso favorito é o Miradouro do Pau da Bandeira, que oferece um vista magnífica sobre a cidade e a Praia dos Pescadores.
Para lá chegar, desde o Largo 25 de Abril, basta subir pelas escadas rolantes. As suas pernas agradecem!
Existem outros miradouros, tais como o do Rossio, do Porto de Pesca, do Peneco e da Bateria.
Praias de Albufeira
Com cerca de 30 km de costa, Albufeira foi presenteada com algumas das mais belas praias do Mundo. Mas a cereja no topo do bolo ainda está para vir: é que Albufeira é um dos concelhos de Portugal com o maior número de Bandeiras Azuis.
São mais de 20 praias, portanto há muito areal onde estender a toalha. 😜 Vamos mostrar-vos aqui algumas das nossas favoritas (podem também espreitar os destaques do nosso instagram @blog.viveromundo).
A Praia do Peneco e a Praia dos Pescadores localizam-se mesmo no centro da cidade. Assim sendo, são também as mais frequentadas. No entanto, a Praia dos Pescadores tem um areal mais extenso.
A Praia da Coelha é uma das mais bonitas de Albufeira, cercada de belas falésias. O acesso à praia é pedonal por campos agrícolas e desce-se ao areal por escadas em madeira.
Visitámos também a Praia do Ninho da Andorinha, onde sentimos um misto de sensações. A praia é pequena, mas linda de morrer. No entanto, sentimo-nos pouco seguros ali, visto que é rodeada de arribas. Temos ainda a obrigação de esclarecer que a praia não é vigiada e o acesso não é fácil.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
A Praia de São Rafael é uma das mais afamadas praias de Albufeira. Possui um grande areal e o mar é bastante convidativo para banhos. Tem parque de estacionamento e para chegar à praia existe uma rampa de acesso.
A Praia dos Arrifes tem águas cristalinas e conta com algumas formações rochosas junto ao mar. Tem parque de estacionamento em terra batida, e o acesso à praia é feito através de escadas em madeira.
A Praia dos Alemães e a Praia Olhos d’água são outras praias da região muito apetecíveis.
Marina de Albufeira
Na sua visita a Albufeira não deixe de conhecer a colorida Marina. Localizada a cerca de 1,7 km a oeste do centro histórico da cidade, é considerada uma das melhores marinas do país.
É daqui que partem os barcos que o convidam às vivências mais memoráveis. E acreditem, falamos por experiência própria! Mas vamos explicar já de seguida… 😉
Tours e Actividades
O tempo não estava incrível para fazer praia e arranjámos uma solução para preencher da melhor forma aquela manhã! Reservámos um passeio de barco pela costa para explorar as grutas (incluindo a Gruta de Benagil) e outras formações rochosas. Pode ver como foi o tour no nosso instagram.
Durante cerca de uma hora ouvimos atentamente o nosso guia que nos explicou tudo ao detalhe, incluindo o nome das rochas e das praias. Estávamos completamente rendidos com tanta beleza! Vale a pena ressalvar que não é possível atracar o barco para sair ou mergulhar! Assim sendo, conseguimos ver a famosa Gruta de Benagil apenas dentro do barco. Mas nem isso lhe tira a sua grandiosidade (mesmo estando sempre cheia de turistas).
A parte final do passeio de barco continua mar adentro para tentar avistar golfinhos. Sim, tentar. Os animais estão no seu habitat natural e podemos ter a sorte ou não de encontrá-los. Nós nunca tínhamos visto golfinhos em estado selvagem e parecíamos umas crianças quando, finalmente, os avistámos! Podemos afirmar que foi um dos momentos mais prazerosos que já tivemos em viagem! Compre aqui o seu passeio.
Outras actividades a partir de Albufeira:
O que fazer em Albufeira à noite
Para além das maravilhosas praias, Albufeira tem uma das noites mais movimentadas entre os destinos do Algarve. A cidade está repleta de restaurantes, cafés, bares e pubs, localizados principalmente na zona central. Enquanto algumas cidades de Portugal ficam mais desertas nos meses de Verão, o Algarve lota.
Todas as noites há centenas de festas, onde música, copos e diversão não faltam pela noite adentro! A zona onde irá encontrar mais bares na cidade velha é no Largo Eng. Duarte Pacheco, na Rua Cândido dos Reis e na Av. 25 de Abril. Há bares porta sim, porta sim, que atraem inúmeros turistas e moradores. O difícil será escolher! 😜
Uma outra zona de Albufeira para quem quer curtir a noite é na Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, mais conhecida por Rua da Oura ou Strip de Albufeira. Esta rua, a cerca de 3 km do centro da cidade, reúne os maiores bares e discotecas e é onde as festas atingem o seu auge. Ou será que devemos dizer a “loucura”? 🤭
Gastronomia e Restaurantes
E porque a praia abre o apetite, saiba de antemão que Albufeira tem também uma gastronomia muito rica. Devido à proximidade do mar e à longa tradição da pesca, encontrará peixe fresco e marisco em todos os menus. Alguns dos pratos regionais são: caldeirada de peixe, cataplana de marisco, cebolada de atum, sardinhas grelhadas e arroz de polvo.
Mas não só de peixe vive esta culinária, tão variada quanto saborosa. O Frango á Guia é muito famoso nesta região, bem como a carne de porco com amêijoa. Quanto à fruta, delicie-se com os figos ou as laranjas do Algarve, conhecidas como sendo as melhores do mundo.
Durante a nossa estadia descobrimos um restaurante que ficámos fãs: a Churrasqueira Sol Nascente. Tem um espaço grande, parque de estacionamento, a comida é deliciosa e é baratinho. Gostámos tanto que fomos lá várias vezes!
Deixamos uma lista de outros restaurantes que nos recomendaram:
- Restaurante Três Coroas
- Restaurante Evaristo
- Churrasqueira Franguinho de Albufeira
- Restaurante Tasca Portuguesa
- Restaurante Ramires
Como vê, a cidade oferece imensas actividades, que dão para todas as idades e carteiras! Agora que já sabe onde estender a toalha no Verão e o que fazer em Albufeira, parta à descoberta desta bela cidade.