Cesky Krumlov

Como visitar Cesky Krumlov

A República Checa vai muito além de visitar a (belíssima) capital, Praga. É sabido que Praga roubou o nosso coração. Não há dúvidas disso! No entanto, visitar Cesky Krumlov foi também uma bonita surpresa para nós!
Se está à procura de uma segunda cidade para visitar no país, tem de incluir Cesky Krumlov no seu roteiro – confie em nós! Esta pequena e charmosa cidade europeia irá transportá-lo para os tempos medievais. Com as suas ruas estreitas de pedra, com imensos edifícios históricos e carregada de história vai de certeza roubar o seu coração!
Já aguçámos a sua curiosidade? Então vamos lá mostrar como visitar Cesky Krumlov e o que fazer nesta cidade tão amorosa…

Onde fica Cesky Krumlov

Cesky Krumlov é uma cidade gótica-renascentista localizada a 170 km de Praga. Sabem aquelas cidades que parecem saídas de um conto de fadas? Cesky Krumlov tem tudo isso: um lindo castelo no topo da colina, uma torre colorida e logo abaixo a vila a espreitar!

Quantos dias ficar

A cidade de Cesky Krumlov é muito pequenina, pelo que é visitável em apenas um dia. A maioria das pessoas faz um bate-volta (ir e vir no mesmo dia) desde Praga. É perfeitamente fazível. No entanto, pode ser um pouco cansativo, pelo que recomendamos a ficar uma noite e sentir mais a atmosfera da cidade e também para observá-la à noite toda iluminada! Marque aqui o seu alojamento!

Qualquer altura é boa para visitar a cidade. No entanto, uma boa opção é no Carnaval. Nas ruas da cidade encontrará moradores e turistas que vestem as suas fantasias para celebrar tradições seculares. Para consultar as datas das festas da cidade, visite o site oficial.

Como visitar Cesky Krumlov

Como a cidade é um importante ponto turístico do país, é muito fácil e barato chegar lá. De Praga a Cesky Krumlov são cerca de três horas e a maneira mais fácil é ir de autocarro.

São várias as empresas que fazem este trajecto. Recomendamos a Flixbus ou a Regiojet. A viagem, ida e volta, custa cerca de 20€.

No nosso caso, visitámos a cidade em apenas um dia, mas não saímos de Praga. Passamos a explicar: nesta viagem visitámos dois países – Áustria e República Checa. Depois de uns dias bem passados em Salzburgo e Hallstatt, na Áustria, rumávamos até Praga. Mas rapidamente decidimos incluir Cesky Krumlov no roteiro.
Assim sendo, saímos bem cedinho de Salzburgo e parámos em Cesky Krumlov. Visitámos a cidade durante todo o dia, e ao final da tarde seguimos viagem até Praga. Todas as viagens foram feitas pela empresa de autocarros Flixbus (que adoramos e recomendamos).

Dica extra: Se viaja com malas (como nós), saiba que é possível guardá-las nos posto de turismo. Este serviço custa 2€.

Muitas pessoas também recorrem a tours com guias, sendo também uma excelente forma de conhecer a história do local. Marque aqui a sua excursão!

O que visitar em Cesky Krumlov

Antes de tudo, vale a pena relembrar que irá visitar uma cidade classificada como Património Cultural da Humanidade pela Unesco. As estreitas ruelas medievais e os seus edifícios históricos vão deixá-lo boquiaberto! Partimos à descoberta?

O dia estava bastante chuvoso e estávamos muito indecisos se visitávamos ou não a cidade. Num impulso pensámos “bora lá”! E ainda bem que fomos… Nem um dia cinzento tira a beleza àquela amorosa cidade.

Saímos na estação de autocarros de Cesky Krumlov e fomos logo abastecer-nos de comida no quiosque ali do lado. E acreditem, esta dica de poupança vale ouro! Pela cidade há muito poucos supermercados e ali foi mesmo onde encontrámos refeições leves mais baratas.

Como é uma cidade pequenina, percorremos tudo a pé. As ruas são tão pitorescas que nem dá pelo tempo a passar!

A primeira paragem foi no miradouro mais famoso da cidade. Trata-se do pequeno jardim do seminário, o Seminarni zahrada. Apesar de não ser assim tão alto, mostra-nos uma das melhores vistas do castelo com a sua torre única. Não podíamos começar melhor!

Marque aqui o seu alojamento em Cesky Krumlov

Um pouco mais à frente encontramos a Igreja de São Vito. Como fica num ponto mais alto, é possível ver a sua torre branca de várias partes da cidade, que contrasta com os telhados vermelhos das casas. A entrada é gratuita e vale a pena uma visita! No seu interior, destacamos as três cúpulas e o altar barroco.

Seguimos então a um dos pontos mais importantes da cidade, a Praça da Concórdia (Náměstí Svornosti). Esta é a principal praça da cidade, localizada no coração do centro histórico de Cesky Krumlov. Repare como estão distribuídas as casinhas em volta da praça. Estas estão dispostas em formato quadrangular, marcando assim a sua origem medieval.

Ainda no centro da praça encontrará a “Coluna da Peste”, que homenageia as vítimas da epidemia que devastou a cidade.

Depois seguimos sem rumo pelas ruelas de Cesky Krumlov. Acreditem… Não há melhor plano! É uma delícia descobrir todos os cantinhos desta cidade.

Passámos ainda pelo Egon Schiele Art Centrum (ESAC). Egon Schiele foi um pintor austríaco que viveu algum tempo em Cesky Krumlov, cidade natal da sua mãe.

Veja aqui o que visitar em Praga

A cada passo dado e a cada esquina cruzada ficávamos ainda mais rendidos. Uma das ruas que mais gostámos de passear foi na Dlouhá. Aquela curva no meio do casario colorido… Opa! 🤗

E por falar em ruas, não deixe de passar na Rua Rybářská e terá a perspectiva de como é a cidade do outro lado do rio Moldava.

Posto isto, começámos a subir até ao Castelo Cesky Krumlov, um dos principais pontos turísticos da cidade. É o segundo maior castelo da República Checa, sendo que o primeiro é o de Praga, claro!
Possui vários edifícios palacianos distribuídos em cinco pátios e consta na lista de Monumentos do Património Cultural Mundial da UNESCO.

A área externa do castelo pode ser visitada gratuitamente e só precisa de pagar se quiser visitar o seu interior. Infelizmente, nós não entrámos, pois não tínhamos muito tempo. No seu interior irá encontrar um acervo belíssimo com muitos objectos, móveis e documentos da nobreza de vários períodos históricos. Possui ainda um Museu e um belíssimo Teatro Barroco. A entrada custa 240 CZK e pode consultar aqui o horário de visita.

No castelo existe ainda um pequeno miradouro que recomendamos muito! De lá consegue uma vista maravilhosa sobre a cidade! É ou não é tão bonito?

Numa das entradas do castelo, irá encontrar um fosso habitado por ursos. Consta que é uma tradição iniciada há séculos pelos Rosenberg. A verdade é que não vimos nenhum e tão pouco conseguimos perceber qual é a necessidade disso! Mas pronto, fica a dica.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Um dos momentos altos da visita ao Castelo é a Ponte do Manto. Esta bonita ponte faz a ligação entre os dois principais edifícios e o seu enquadramento é mesmo incrível!

Andando mais um pouco encontrará os bonitos Jardins do Castelo. Também são abertos ao público e vale a pena passar por lá.



Booking.com

Ali perto irá ser presenteado com a colorida Torre do Castelo. Esta torre vê-se de qualquer ponto de Cesky Krumlov e tem seis andares com cerca de 160 degraus. No topo da torre contamos com quatro sinos. Considerada o símbolo da cidade, pode subir à torre e ter uma vista de 360º. A entrada custa 180 CZK.

Descemos novamente até à cidade e demos uma espreitadela à Rua Latran. Era aqui que moravam os funcionários que serviam a nobreza que morava no castelo. É muito interessante observar cada detalhe daquela rua!

Um outro ponto turístico da cidade é o Kláštery, o mosteiro da cidade. Depois de uma grande reconstrução barroca, o interior da igreja tornou-se numa galeria de artes barrocas. É possível visitar o seu interior, que custa 150 CZK.

Acabámos a nossa visita na Cervejaria Eggenberg. A tradição de produzir cerveja começou no século XIII e ao longo dos anos foi evoluindo, tornando-se assim numa das mais famosas e populares.

Roteiro de um dia em Cesky Krumlov

  • Seminarni zahrada
  • Igreja de São Vito
  • Praça da Concórdia
  • Egon Schiele Art Centrum
  • Dlouhá
  • Rua Rybářská
  • Castelo Cesky Krumlov
  • Miradouro do Castelo
  • Ponte do Manto
  • Jardins do Castelo
  • Torre do Castelo
  • Rua Latran
  • Kláštery
  • Cervejaria Eggenberg

Estava então na hora de seguir viagem até Praga. Nem o tempo tristonho nos impediu de descobrir esta bonita cidade! E a verdade é uma… Viemos rendidos a Cesky Krumlov. Mas, o que mais gostámos foi mesmo perder-nos pelas ruelas medievais. Tão, mas tão bom!

Já sabe o que ver e como visitar Cesky Krumlov. Aproveite e dê um pulinho até lá! 😃

Deixamos ainda várias sugestões de locais a conhecer na República Checa, caso tenha mais tempo:

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

Utilize o eSim da Holafly, com 5% de desconto, para ter internet desde o momento em que chega ao destino.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Compre na Odisseias um pack experiências ou ofereça um presente de sonho a quem mais gosta.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *