Depois de dois dias maravilhosos em Atenas (pode ver tudo aqui), chegara a tão aguardada hora de conhecer as ilhas gregas! Um sonho tornado realidade… A Grécia é um dos destinos de férias de Verão mais populares da Europa e agora percebemos isso ainda melhor!
Para quem não acompanhou a nossa viagem, saiba que nós tínhamos apenas oito dias disponíveis pela Grécia. Dois desses dias reservámos para Atenas, os restantes fomos conhecer duas ilhas gregas. Não tínhamos tempo para conhecer todas, claro, e tivemos de tomar decisões e fazer escolhas. Assim sendo, e depois de alguma pesquisa, decidimos passar três dias em Milos e os outros três em Santorini. Foi maravilhoso! Se também está a organizar a sua viagem para a Grécia, vamos então mostrar-lhe como chegar às ilhas gregas e como se deslocar entre elas, com várias dicas úteis sobre os diferentes transportes!
Como se deslocar de Atenas para as ilhas gregas
Se o seu ponto de partida ou chegada é Atenas, tem duas opções para chegar ao seu destino: de avião ou de barco.
Barco/Ferry
Caso vá viajar de barco, saiba que existem dois principais portos: Rafina e Piraeus. Ambos ficam afastados do centro da cidade, no entanto Piraeus é um pouco mais próximo, enquanto o porto de Rafina fica mais afastado de Atenas, mas mais próximo do aeroporto.
Piraeus é o principal porto que liga Atenas às ilhas gregas e dista cerca de 12km ao centro. Para chegar lá pode recorrer a táxis (opção mais cara) ou ir de metro. Foi esta última opção que utilizámos e correu super bem! Basta apanhar o metro da linha 1 (verde) que passa em Monastiraki, por exemplo. A estação Piraeus é o ponto final da linha verde, portanto não tem como se enganar. Não se esqueça de validar o bilhete antes do embarque e guardá-lo durante a viagem.
Caso esteja no aeroporto de Atenas, apanhe o autocarro X96, no terminal das chegadas.
⚠ O porto de Piraeus é enorme e facilmente se pode perder por lá. Assim sendo, recomendamos que chegue cedo, e com calma veja nos painéis luminosos onde se encontra o seu barco.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
Rafina é o porto secundário, mas por ser mais próximo ao aeroporto, recebe também muitos turistas. Pode chegar até lá de autocarro ou de táxi.
Avião
Como referimos anteriormente, caso vá para uma ilha grega que disponha de aeroporto, viajar de avião pode ser uma opção exequível. O tempo de viagem é menor e às vezes a diferença de preço é quase nula. Se os bilhetes forem comprados com bastante antecedência, pode ser uma excelente alternativa! Entre Atenas e as ilhas gregas é possível viajar em low cost pela Easyjet e a Ryanair. As companhias aéreas locais são a Olimpic Air e a Aegean Airlines.
Veja aqui o que fazer em Atenas
O Aeroporto de Atenas dista do centro da cidade cerca de 20 km. Existem várias opções para chegar ao centro:
- Taxi: apesar de ser a opção menos económica, é muito prático, claro. Uma viagem pode custar-lhe entre 40 a 60€, e leva no mínimo 30 minutos.
- Transfer privado: esta é a opção mais confortável. O motorista estará à sua espera no hotel à hora combinada e irá levá-lo ao aeroporto. Super simples! Reserve aqui o seu transfer privado.
- Metro: esta é a forma mais rápida. O bilhete tem um custo de 10€ e é válido durante 90 minutos, podendo fazer viagens noutras linhas com o mesmo bilhete. A linha 3 (linha azul) é a mais utilizada pelos turistas que viajam do centro para o aeroporto. Pode consultar aqui os horários e todas as informações.
- Autocarro: apesar de mais demorada, é a opção mais económica. A linha X95 é a linha mais prática para os viajantes.
Como se deslocar de uma ilha para outra na Grécia
Neste caso, podemos utilizar a mesma linha de pensamento. Se ambas tiverem aeroporto, viajar de avião entre as ilhas pode ser uma boa escolha.
A outra opção é, inevitavelmente, viajar de barco/ferry. Existem várias empresas que fazem os trajectos entre as ilhas, sendo que as mais famosas são a Hellenic Seaways, BlueStar e a Seajet.
Onde comprar os bilhetes de barco/ferry
A melhor forma de comprar os bilhetes de barco para as ilhas gregas é usando um motor de busca e reserva de bilhetes de ferry. Assim poupa imenso tempo, comparando preços, companhias de ferry e rotas para encontrar o itinerário e bilhetes certos. Tudo na mesma plataforma.
Nós comprámos os bilhetes de ferry na Ferryscanner e correu tudo lindamente! O site é bastante intuitivo, organizado e o processo da compra foi super rápido. Em poucos minutos recebe a reserva no seu email – super fácil.
Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto
Ao reservar o seu bilhete tenha especial atenção ao tempo que a viagem demora, pois irá encontrar várias opções. Isto é, os barcos mais rápidos fazem naturalmente uma viagem mais curta, mas os preços disparam. Sendo que os barcos que demoram mais tempo, são bem mais baratos e podem levar veículos e cargas pesadas.
A nossa experiência
- De Atenas para Milos – fomos de ferry, pela empresa Seajets. A viagem demorou 2h30 e comprámos os bilhetes na Ferryscanner.
- De Milos para Santorini – também fomos de ferry, pela empresa Zante Ferries. Comprámos os bilhetes na Ferryscanner e a viagem demorou cinco horas.
- De Santorini para Atenas – de avião, pela Ryanair.
No geral, as viagens de ferry correram bem e sem atrasos. Os barcos têm todas as comodidades para viajar com conforto e em segurança. Apenas não se esqueça que tem MESMO de concluir o check-in online antes da sua viagem, pois não poderá embarcar no ferry sem um cartão de embarque!
Esperamos que este artigo de como chegar às ilhas gregas tenha sido útil. Se tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário! Ajudaremos no que for necessário 🙂
Artigo muito interessante, com dicas que ajudar-me-ão imenso na minha viagem em fevereiro do próximo ano. Muito obrigado e Felicidades.
Olá Cristiano
Obrigada pelas palavras, ainda bem que foi útil!
Vou seguir o que vc escreveu,tudo marcadinho aqui
Ainda bem que o nosso artigo ajudou 🙂 beijinhos