Portugal Portugal Continental

Cascata da Pedra da Ferida – Como visitar e dicas

Não é a primeira, nem a segunda vez que visitamos a Cascata da Pedra da Ferida. É uma das nossas preferidas e é um óptimo local para se refrescar nos dias de maior calor!
Provavelmente já ouviu falar dela ou viu fotografias lindas deste pequeno paraíso na Terra. Também gostava de conhecer a Cascata da Pedra da Ferida? Então, venha daí 😉

Sabia que?

O nome da cascata deve-se ao facto da cor avermelhada que as rochas adquirem, por serem ricas em ferro e estarem em contacto contínuo com o oxigénio presente na água da ribeira.

É então, devido à sua coloração avermelhada, que o povo associa à “ferida”.

Veja aqui todas as nossas sugestões para viajar em Portugal

Onde se localiza e como chegar

A Cascata da Pedra da Ferida localiza-se na Serra do Espinhal, concelho de Penela, próxima da aldeia do Espinhal, no centro de Portugal. Seguindo o amigo GPS, não tem como enganar: basta sair em Penela e seguir para o Espinhal. De qualquer forma, saiba que a estrada está bem sinalizada, contando com várias placas a indicar o caminho.

Da aldeia do Espinhal até à cascata são cerca de 3km. A dada altura vai debater-se com uma estrada de terra batida. Apesar da estrada não estar nas melhores condições é possível, cautelosamente, passar com o carro até ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha. Se preferir, pode sempre optar por deixar o carro mais atrás e fazer essa parte do percurso a pé.

Depois de estacionar o carro no parque de merendas, terá de seguir por um trilho até à cascata.

Como é o percurso pedonal

O trilho desde o Parque de Merendas até à Cascata da Pedra da Ferida é sensivelmente 1,5 km (ida e volta). Apesar da curta distância e fazer-se relativamente rápido (cerca de 30 minutos), não achamos o trilho assim tão fácil.

Em certas zonas deve-se ter muito cuidado, uma vez que existem pedras bastante escorregadias e alguns desníveis acentuados. Algumas rochas têm mesmo de ser subidas com o auxílio das mãos. Há inclusive, já bem perto da cascata, uma corda para auxiliar na subida e descida.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Ao longo do percurso pedonal tem ainda pontes de madeira que atravessam a ribeira e também encontramos antigas azenhas. Pode sempre ir fazendo algumas paragens para contemplar a natureza no seu estado mais puro. O trilho é bem bonito!

Quando visitar

Pessoalmente achamos que a melhor altura para visitar a cascata será no Verão. Durante o Inverno, ou em dias chuvosos as pedras tornam-se bastantes escorregadias e a chuva pode comprometer a sua visita, tornando mesmo a cascata inacessível. Não corra riscos desnecessários!

Cascata da Pedra da Ferida

Apesar de ser um percurso um pouco exigente, vale (e muito) a pena!
A Cascata da Pedra da Ferida conta com quase 25 metros de altura e é aqui que vemos a natureza no seu estado mais puro e duro! Chegamos até a sentir-nos pequeninos perante tamanha beleza!

Ali formam-se várias piscinas naturais, ideais para se refrescar nas tardes quentes de Verão. É mesmo incrível!

Os mais aventureiros podem continuar a caminhada até ao Miradouro de Carvalha da Serra onde se pode ter uma visão geral da serra e da cascata.

Dicas para visitar a Cascata da Pedra da Ferida
  • Leve calçado confortável. Não recomendamos ir de chinelos devido ao piso escorregadio.
  • Uma vez que o local tem uma vegetação bastante densa, recomendamos a ir em horas do dia com mais luz, afim de evitar fazer o trilho às escuras.
  • Já vimos ali algumas crianças, mas honestamente, achamos o percurso duro para crianças pequenas.
  • No local não há casas de banho ou café/restaurante. Se pretende passar lá o dia, deve levar comida e água.

Já que está na região…

Se não for com intenção de passar o dia todo na Cascata da Pedra da Ferida, recomendamos uma visita à Serra da Lousã ou às Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos. Não se vai arrepender!

Onde ficar alojado

Descubra aqui onde dormir, de acordo com os locais que vai visitar!



Booking.com

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *