Em Viagem

Airhelp: indemnizaĆ§Ć£o por voos atrasados ou cancelados

JĆ” tem o passaporte, os bilhetes de aviĆ£o comprados e os hotĆ©is reservados? JĆ” tem o seu roteiro definido para que nĆ£o lhe escape nada? Pois bem, entĆ£o as fĆ©rias planeadas tĆŖm tudo para correr bem! No entanto, hĆ” coisas que nĆ£o podemos controlar. A meteorologia e o equipamento do aviĆ£o sĆ£o alguns dos exemplos. E assim damos por nĆ³s a esperar horas infinitas no aeroporto atĆ© nos darem alguma resposta. Isto Ć©, se nĆ£o cancelarem o voo. O que ainda agrava mais a histĆ³ria!
EntĆ£o o que devemos fazer quando o voo atrasa? E o que fazer quando cancelam o voo? E em situaƧƵes de overbooking? A resposta Ć©: Airhelp!

O que Ć© a Airhelp?

A Airhelp Ć© uma empresa que ajuda passageiros de todo o Mundo a conseguir indemnizaĆ§Ć£o por atrasos, cancelamentos ou sobrelotaƧƵes de voos. No fundo, Ć© a ponte que liga as companhias aĆ©reas aos milhƵes de passageiros que desconhecem os seus direitos ou que nĆ£o querem perder tempo com burocracias.

Se o voo se atrasa, Ć© cancelado ou nos Ć© negado o embarque (overbooking) podemos (e devemos) reclamar!

A indemnizaĆ§Ć£o sĆ³ Ć© susceptĆ­vel dependendo do itinerĆ”rio, isto Ć©, se viaja na UniĆ£o Europeia ou fora da UniĆ£o Europeia e da companhia aĆ©rea com que viaja. Aqui estĆ” uma tabela para ajudar a entender esta situaĆ§Ć£o:

Fonte: Airhelp

No entanto, hĆ” situaƧƵes em que a companhia aĆ©rea nĆ£o Ć© responsĆ”vel pelo atraso ou pelo voo cancelado. SĆ£o as chamadas ā€œcircunstĆ¢ncias extraordinĆ”riasā€. Estas incluem situaƧƵes como emergĆŖncias mĆ©dicas, condiƧƵes climatĆ©ricas adversas, instabilidade polĆ­tica ou ataques terroristas. Caso ocorra um destes incidentes, o passageiro nĆ£o tem direito a indemnizaĆ§Ć£o. HĆ” pouco tempo determinou-se que greves da companhia aĆ©rea nĆ£o se consideram circunstĆ¢ncias extraordinĆ”rias.

FaƧa aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Caso nĆ£o sejam consideradas circunstĆ¢ncias extraordinĆ”rias, as indemnizaƧƵes podem chegar aos 600ā‚¬ e pode reclamar voos que tenham acontecido atĆ© hĆ” 3 anos. Veja aqui se algum dos seus voos Ć© passĆ­vel de indemnizaĆ§Ć£o!

Voo atrasado

Acho que todos os que jĆ” viajaram de aviĆ£o viram o seu voo atrasado. Seja em meia hora ou duas horas. No entanto, saiba que sĆ³ Ć© elegĆ­vel receber compensaĆ§Ć£o por voos com atrasos superiores a 3 horas. Tenha ainda em conta que a hora de chegada nĆ£o Ć© quando as rodas tocam na pista, mas sim quando o aviĆ£o estĆ” estacionado e a porta Ć© aberta.

O valor da compensaĆ§Ć£o pelo atraso do voo depende de trĆŖs factores: distĆ¢ncia da viagem, se o voo Ć© dentro ou fora da UE e duraĆ§Ć£o do atraso.
Em baixo pode consultar a tabela com os diferentes valores.

Fonte: Airhelp

Como proceder?

  1. Pergunte aos hospedeiros de terra a razĆ£o pela qual o voo estĆ” atrasado. Quanto mais especĆ­fica a razĆ£o, melhor.
  2. Tire fotografias aos ecrĆ£s das partidas e chegadas.
  3. Exija que a companhia aƩrea pague as bebidas e a comida enquanto estƔ no aeroporto. Caso seja necessƔrio, exija tambƩm um quarto de hotel e transporte.
  4. Guarde todos os recibos de gastos extra que tenha de ter e que a companhia aĆ©rea nĆ£o tenha pago.
  5. NĆ£o assine nada nem aceite ofertas no aeroporto que possam ter como clĆ”usula a renĆŗncia dos seus direitos.
  6. Tome nota da hora de chegada ao seu destino final.
  7. Mesmo apĆ³s a viagem, guarde os cartƵes de embarque.
  8. Recorra Ć  ajuda da Airhelp.

Voo Cancelado

Pior que ver o seu voo atrasado sĆ³ mesmo ser cancelado!Ā Se a companhia aĆ©rea tiver informado o passageiro com pelo menos 14 dias de antecedĆŖncia do cancelamento, nĆ£o irĆ” receber compensaĆ§Ć£o.
AindaĀ que o tenham informado com menos de 14 dias de antecedĆŖncia, a companhia aĆ©rea pode evitar ter de pagar se fornecer um voo alternativo que atenda a determinados critĆ©rios:

Fonte: Airhelp

O valor da compensaĆ§Ć£o pelo atraso do voo depende de trĆŖs factores: distĆ¢ncia da viagem, se o voo Ć© dentro ou fora da UE e duraĆ§Ć£o do atraso,Ā caso aceite a alteraĆ§Ć£o de rota noutro voo.
Em baixo pode consultar a tabela com os diferentes valores.

Fonte: Airhelp

Se recusar o voo alternativo, tem direito ao valor de compensaĆ§Ć£o mostrado acima, bem como o reembolso do preƧo do bilhete e um voo de regresso ao seu local de partida original, se necessĆ”rio.

Como proceder?

  1. Pergunte aos hospedeiros de terra a razĆ£o pela qual o voo foi cancelado. Quanto mais especĆ­fica a razĆ£o, melhor.
  2. Tire fotografias aos ecrĆ£s das partidas e chegadas.
  3. Solicite um voo alternativo, ou se preferir um reembolso do seu bilhete e um voo de regresso ao ponto de partida original, se necessƔrio.
  4. Exija que a companhia aƩrea pague as bebidas e a comida enquanto estƔ no aeroporto. Caso seja necessƔrio, exija tambƩm um quarto de hotel e transporte.
  5. Guarde todos os recibos de gastos extra que tenha de ter e que a companhia aĆ©rea nĆ£o tenha pago.
  6. NĆ£o assine nada nem aceite ofertas no aeroporto que possam ter como clĆ”usula a renĆŗncia dos seus direitos.
  7. Tome nota da hora de chegada ao seu destino final.
  8. Mesmo apĆ³s a viagem, guarde os cartƵes de embarque.
  9. Recorra Ć  ajuda da Airhelp.
FaƧa aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Se optar por aceitar o voo alternativo e vai viajar numa classe mais elevada do que aquela que reservou, a companhia aĆ©rea nĆ£o pode cobrar qualquer pagamento adicional. No entanto, se a classe do voo alternativo Ć© inferior, pode obter um reembolso entre 30% e 75% do preƧo original.

Overbooking

O overbooking (excesso de passageiros) acontece pois as companhias aĆ©reasĀ reservam mais lugares do que aqueles que o aviĆ£o comporta na verdade. O objectivo Ć© compensar pelo pequeno nĆŗmero de passageiros que acabam por nĆ£o aparecer ou embarcar no voo.

Se for impedidoĀ de embarcar no aviĆ£o devido a um voo lotado, pode tambĆ©m ter direito a uma indemnizaĆ§Ć£o. Isto apenas se verifica se nĆ£o abdicar do seu lugar em troca de um reembolso, de um voo alternativo ou de outros benefĆ­cios.

Os valores da indemnizaĆ§Ć£o variam de acordo com a distĆ¢ncia:

Fonte: Airhelp

Como proceder?

  1. NĆ£o se voluntarie para desistir do seu lugar em troca de outros benefĆ­cios.
  2. Pergunte aos hospedeiros de terra a razĆ£o pela qual lhe foi negado o embarque.
  3. Solicite um voo alternativo, ou se preferir um reembolso do seu bilhete e um voo de regresso ao ponto de partida original, se necessƔrio.
  4. PeƧa uma compensaĆ§Ć£o por ter visto o seu embarque negado.
  5. Exija que a companhia aƩrea pague as bebidas e a comida enquanto estƔ no aeroporto. Caso seja necessƔrio, exija tambƩm um quarto de hotel e transporte.
  6. Guarde todos os recibos de gastos extra que tenha de ter e que a companhia aĆ©rea nĆ£o tenha pago.
  7. NĆ£o assine nada nem aceite ofertas no aeroporto que possam ter como clĆ”usula a renĆŗncia dos seus direitos.
  8. Mesmo apĆ³s a viagem, guarde os cartƵes de embarque.
  9. Recorra Ć  ajuda da Airhelp.

Para alĆ©m destas situaƧƵes, a Airhelp ainda o pode ajudar em situaƧƵes de problemas com bagagem ou perdas de voos de ligaĆ§Ć£o. Consulte tambĆ©m aqui como proceder nos EUA, que se regem por regras diferentes.

FaƧa aqui o seu Seguro de Viagem e usufrua de 5% de desconto

Ainda que tenha dĆŗvidas sobre como proceder ou saber se o seu voo Ć© elegĆ­vel ou nĆ£o de indemnizaĆ§Ć£o, faƧa aqui a simulaĆ§Ć£o. Este Ć© um serviƧo gratuito, isto Ć©, mesmo que nĆ£o ganhe, nĆ£o tem de pagar nada Ć  Airhelp. No entanto, se tiver direito a receber indemnizaĆ§Ć£o, a empresa retĆ©m 25% como forma de pagamento pelo serviƧo prestado. Logo, quando a companhia aĆ©rea pagar, cerca de 75% do dinheiro Ć© transferido directamente para a conta bancĆ”ria dos usuĆ”rios.

A Airhelp funciona?

JĆ” recorremos aos serviƧos da Airhelp, e apesar da demora, correu muito bem! O nosso voo Frankfurt-Bangkok foi cancelado e a Airhelp foi fundamental para recebermos a nossa compensaĆ§Ć£o.
Uma vez que ganhĆ”mos o caso, foi aplicado uma taxa de serviƧo. No entanto, foi ainda necessĆ”ria a intervenĆ§Ć£o jurĆ­dica, pelo que foi tambĆ©m aplicada uma taxa de acĆ§Ć£o legal. Assim sendo, recebemos 600ā‚¬ na nossa conta bancĆ”ria pelo voo cancelado:

Prepare a sua viagem

Ā  Para encontrar as melhores promoƧƵes e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessĆ”rio.

Ā  FaƧa o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros.Ā NĆ³s nunca viajamos sem seguro.

Ā  Obtenha aqui o seu vistoĀ de forma rĆ”pida e cĆ³moda.

Ā  Poupe centenas de euros em taxas bancĆ”rias usando um cartĆ£o Revolut.

Ā  Se precisar de transporte prĆ³prio, alugue um carro na Europcar, com preƧos bastante competitivos.

Ā  Procure as melhores excursƵes e compre os seus bilhetes para as melhores atraƧƵes no GetYourGuide ou na Civitatis.Ā  Algumas sĆ£o gratuitas.

Ā  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A AirhelpĀ vai ajudĆ”-lo a receber a suaĀ compensaĆ§Ć£o.

Ā  Compre na DecathlonĀ tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuĆ”rio e muito mais.

NĆ£o paga mais se reservar por estes links e ainda estĆ” a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada šŸ™‚

Deixe um comentƔrio

O seu endereƧo de email nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios marcados com *