Inglaterra

O que fazer em Londres – Roteiro de dois dias

Fiz esta viagem em Agosto de 2013 (como o tempo passa!). Fui com uma amiga visitar a sua irmã que vivia em Bishop’s Stortford e aproveitar para passear, claro! Desse tempinho consegui ir dois dias a Londres. Foram poucos dias, mas deu para visitar os pontos que considero mais importantes. Deu também para provar o pequeno-almoço britânico 😛

O primeiro impacto que tive foi um tanto ou quanto estranho. Quando saí do Aeroporto de Stansted, apanhei o autocarro até à casa da minha amiga. Para começar a porta do autocarro estava no lado oposto e o motorista estava sentado no lugar do passageiro. Já para não falar das rotundas feitas “ao contrário” e de circularem na faixa da esquerda. Que diferença cultural!



Booking.com

Dia 1 em Londres

Marble Arch

Marble Arch é um monumento de mármore com três arcos. Fora desenhado por John Nash, que se inspirou no Arco di Constantino em Roma, e planeado para servir de passagem para o Palácio de Buckingham. Situou-se em frente ao Palácio até 1855, data em que o transferiram para a actual morada (perto do Hyde Park).

Hyde Park

Seguimos caminho até ao Hyde Park. O Hyde Park é quase uma entidade em Londres. Um parque enorme, bem no centro da cidade, em que o verde é a cor predominante. No centro, encontramos o Lago Serpentine habitado por uma variada fauna aquática e onde se pode andar de barco a remos.

No parque fazem-se piqueniques, concertos ao ar livre e pratica-se desporto. É um óptimo local para relaxar, principalmente no Verão. É muito comum ver pessoas na relva em tronco nu ou de bikini quando aparecem os raios de sol. Mesmo quando a temperatura para o turista não seja assim tão convidativa 😛

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Hard Rock London

Após este passeio pelo pulmão verde da cidade, fomos em direcção ao Hard Rock. Como ainda era cedo e infelizmente estava fechado, não conseguimos entrar. Um desgosto, mas fiquei com a foto da parte exterior 🙁

Wellington Arch

Bem pertinho do Hard Rock localiza-se o Wellington Arch. Também conhecido como o Arco da Constituição, foi projectado em 1825 por Jorge IV para comemorar as vitórias britânicas nas Guerras Napoleônicas.

A ideia inicial era decorar o arco com relevos e esculturas, mas devido à falta de fundos, ficou sem adornos. Em 1846 foi colocada no arco uma estátua equestre do Duque de Wellington, mas devido às suas grandes proporções foi fortemente criticado. Mais tarde, foi substituída por uma nova escultura: o anjo da paz que desce no carro de guerra, puxado por quatro cavalos e liderado por um menino pequeno.

Buckingham Palace

O lindo e majestoso Palácio de Buckingham é a residência oficial da Família Real Britânica em Londres desde 1837. Actualmente, é a residência oficial da rainha Elizabeth II.

Foi construído em 1703 para o duque de Buckingham, e em 1762 fora adquirido pelo rei George III para ser utilizado como residência privada. Desde a sua construção, foi ampliado e remodelado em várias ocasiões, nomeadamente nos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

Situado em frente ao Palácio podemos ver o Victoria Memorial (Memorial da Rainha Victoria) que é uma grande escultura dedicada à Rainha. Nas laterais destacam-se as estátuas de bronze do Anjo da Justiça, do Anjo da Verdade e a Caridade.

É um local que reúne milhares de turistas e é possível visitar alguns locais do Palácio em certos meses do ano.

Além destas visitas, a Troca da Guarda do palácio de Buckingham é um dos programas que atrai mais visitantes. Os guardas responsáveis pela segurança do Palácio são substituídos envolvendo manobras militares, marchas clássicas e músicas populares. Tive oportunidade de assistir e de facto eles são bastante coordenados!

A Troca da Guarda acontece diariamente às 11:30 de Maio a Julho. No resto do ano acontece a cada dois dias, excepto nos dias de chuva. Uma vez que é uma das principais atracções da cidade recomendo que chegue com alguma antecedência pois são muitos os turistas que tentam ficar na fila da frente para não perder pitada do desfile, que dura cerca de 45 minutos.

St. James’s Park

Depois de disputar com vários turistas o melhor local para ver a Troca de Guardas ( 😛 ), seguimos em direcção ao St. James’s Park e fizemos um piquenique.

O St James’s Park é o parque real mais antigo da cidade. Possui um lago artificial repleto de aves que está rodeado por flores e arbustos. É o local perfeito para relaxar e usufruir da paisagem.

Os pelicanos que ali habitam acabam por ser também uma atracção, visto serem bastante sociáveis. Se um esquilo pular para o seu colo não se admire. São muito frequentes neste parque e buscam apenas comida. Não tenha medo. Os esquilos são muito queridos e dóceis.

Westminster Abbey

Com as energias renovadas e depois deste momento ternurento com o esquilo (adoro animais), continuámos o nosso passeio até à Westminster Abbey (Abadia de Westminster).

É uma das igrejas anglicanas mais importantes do Reino Unido que conta com quase mil anos de história ligada à Realeza. Aqui estão sepultados Reis, Rainhas e personalidades ligadas à religião e à ciência, como Isaac Newton e Charles Darwin. Também foi aqui que o Príncipe William e a Kate Middleton se casaram.

É de facto uma igreja imponente, mas como o tempo que tinha em Londres era escasso não visitei o seu interior. Dizem que é uma visita muito interessante – pode comprar o seu bilhete aqui.

Big Ben

Seria agora a vez de visitar o relógio mais famoso e o cartão postal da cidade: o Big Ben!

Quando falamos em Big Ben pensamos na Torre do Relógio do Parlamento de Londres. ERRADO. O Big Ben é o nome do sino do relógio que ocupa o topo da chamada Elizabeth Tower, parte do Palácio de Westminster. Abreviando: o nome oficial do sino é Great Bell, o do relógio é Great Clock e a torre onde ele se situa é Elizabeth Tower.

O relógio começou a funcionar em Julho de 1859 e é um dos relógios mais confiáveis que existem, uma vez que é capaz de suportar as mais variadas condições meteorológicas como a neve e o vento.

Curiosidade: Em diferentes momentos da história, os ponteiros do relógio falharam ao apresentar a hora correcta. No ano novo de 1962, por exemplo, uma intensa queda de neve atrasou o Big Ben em cerca de 10 minutos mesmo na mudança de ano.

Não só pode tirar (muitas) fotografias do exterior, como é possível visitar o interior do Palácio de Westminster. No entanto, a visita só pode ser feita aos sábados e durante os meses de Verão.

London Eye

Bem pertinho do Big Ben podemos encontrar uma outra atracção da cidade: o London Eye! Esta Roda Gigante situa-se na margem do Rio Tamisa e com mais de 130 metros de altura é a maior roda gigante da Europa.

O London Eye é composto por 32 cápsulas, que representam os 32 distritos de Londres. Têm capacidade para 25 pessoas cada e fazem uma volta completa durante cerca de 30 minutos. Apesar da vista estonteante que acredito que se tenha lá do cimo, não subi à roda devido às minhas vertigens. Ainda tinha muito para ver de Londres antes que me desse o fanico 😛

Se o medo de alturas não for tão significante como para mim, pode subir à Roda Gigante diariamente, das 10h às 20h30, dependendo da altura do ano (que pode encerrar mais cedo). Os preços variam de 20 libras a 500 libras. Se quiser evitar perder muito tempo nas filas, pode comprar aqui o bilhete!

Trafalgar Square

Atravessámos o Rio Tamisa em direcção à Trafalgar Square. A Trafalgar Square (Praça de Trafalgar) é uma das praças mais importantes e animadas do centro de Londres. É palco de grandes eventos, concertos e celebrações.

Criaram a praça para comemorar a vitória da armada britânica na Batalha de Trafalgar. Espalhadas pela praça estão diversos monumentos, nos quais se destacam a Coluna de Nelson e a National Gallery. A majestosa Coluna de Nelson foi construída em homenagem ao Almirante Nelson que estava no comando da armada britânica na Batalha de Trafalgar.

A imponente National Gallery é um dos principais museus de arte do Mundo que alberga uma grande colecção de pintura. E a entrada é grátis!

M&M’s World

Amante de chocolate como sou, não poderia deixar de visitar a loja de M&M’s 😛 Com quatro andares repletos de produtos desta marca, é considerada a maior loja de doces do Mundo.

Estas figuras emblemáticas estão por todo o lado e em todas as cores. Podemos ver desde mochilas, carteiras, camisolas, bonés, brinquedos, entre outros, com os desenhos representativos da marca.

Para além de comprar brinquedos e passear pela M&M’s World, pode também comprar doces, é claro! Eu achei tudo um pouco caro e tive de me controlar para não comprar (e comer) a loja toda! É tão colorida que é realmente um encanto.

Piccadilly Circus

Este é um dos locais mais fotografados de Londres. Piccadilly Circus localiza-se no cruzamento das ruas Regent Street, Shaftesbure Avenue, Piccadilly Street e Haymarket Street.

É uma praça bastante famosa devido à presença de painéis publicitários gigantes e da estátua de Eros, um anjo construído totalmente de alumínio. Nos arredores, encontram-se algumas das maiores lojas de marca do Mundo, cinemas, teatros e restaurantes.

É um local super movimentado e bastante concorrido da cidade.

Chegou assim ao fim o nosso primeiro dia de visita em Londres. Um dia bastante cansativo e com uma caminhada bem longa na pernas, mas com um sorriso inscritível no rosto por visitar esta cidade maravilhosa.

P.S.- Tenha especial atenção ao atravessar a rua. Não olhe para o lado errado, ainda pode ser atropelado!

Roteiro do 1º dia em Londres:

  • Marble Arch
  • Hyde Park
  • Hard Rock London
  • Wellington Arch
  • Buckingham Palace
  • St. James’s Park
  • Westminster Abbey
  • Big Ben
  • London Eye
  • Trafalgar Square
  • M&M’s World
  • Piccadilly Circus

 

 

Dia 2 em Londres

O 2º dia em Londres aguardava-nos! Roteiro planeado, bilhetes na mão e máquina fotográfica no olho. Estávamos preparadíssimas para visitar Londres 😉

Notting Hill

Começámos o dia por visitar o charmoso bairro de Notting Hill. Esta região de Londres ficou conhecida pelo famoso filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999), com Julia Roberts e Hugh Grant, o que atrai milhares de turistas.

Para quem viu e gostou do filme é possível ainda visitar alguns dos cenários do mesmo.

A famosa livraria representada no filme (The Travel Bookshop) fica no número 142 da Portobello Road, sendo que actualmente é uma loja de sapatos chamada Notting Hill. A porta azul da casa (The Blue Door) fica na Westbourne Park Road, 280.



Booking.com

Uma das zonas mais conhecida deste simpático bairro cheio de cor e originalidade é Portobello Road.

O mercado tradicional nesta rua, aos sábados de manhã atrai vários turistas. Aqui pode comprar frutas, legumes frescos, ou até mesmo souveniers.
Existem também vários cafés, restaurantes e lojinhas a vender antiguidades, roupas, flores, etc.

É de facto um bairro super animado e colorido, com um charme bem característico.

Science Museum

Seguimos o roteiro planeado até ao Museu da Ciência. É um museu bastante interactivo que aproxima os seus visitantes ao mundo da ciência e da tecnologia.

O museu conta com cinco andares organizado por áreas. Aqui podemos encontrar invenções que marcaram a história, tais como: o primeiro motor a jacto, uma reconstrução modelo da estrutura do ADN de Francis Crick e James Watson, algumas das primeiras máquinas a vapor, documentos da primeira máquina de escrever, uma grande colecção de equipamentos médicos, informações importantes sobre o Universo, entre outros.

É de facto um museu realmente incrível e bastante interessante. Conte com algumas horas para explorar todo o museu, ou então sugiro que vá directo às partes que mais lhe interessam. E o melhor disto tudo: a entrada é grátis!

Tower Bridge

Seguimos então para a mais famosa e fotografa ponte de Londres: a Tower Bridge.

Durante o século XIX houve necessidade da construção desta ponte, devido ao elevado crescimento na zona leste de Londres.

Para não afectar o tráfico fluvial, tomou-se a decisão de criar uma ponte levadiça. Assim, a ponte “abria” de modo a que o fluxo dos grandes navios no Rio Tamisa não fosse prejudicado.

A ponte abriga também uma exposição permanente sobre a sua história e o seu funcionamento, a Tower Bridge Exhibition. Pode fazer esta visita por 9 libras.

Camden Town

Fomos de metro até Camden Town. Este é um bairro de Londres que reúne as pessoas mais “diferentes” da cidade. Ora em estilo punk, com grandes cristas no cabelo pintadas com todas as cores que possa imaginar, ora com correntes em todo o lado e mais algum, com piercings e tatuagens espalhados em todo o corpo, ou então com os olhos bem carregados de preto, bem ao estilo gótico. Enfim: quando visita o bairro, os diferentes e esquisitos somos mesmo nós.

E é isso mesmo que faz deste bairro tão característico e tão diferente. Cada um com o seu estilo próprio, em que pessoas com botas altas, roupa preta, correntes e piercings são o prato do dia. É uma área mais liberal da cidade, em que cada esquina se vende cogumelos mágicos.

Devido aos seus habitantes peculiares, a maioria dos negócios desta zona são lojas de roupa gótica ou roupas bem diferentes do que estamos habituados e lojas de piercings e tatuagens.

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Também aqui existe um mercado bem diferente. Com várias barraquinhas a vender comida, sente-se um pouco nesta esplanada tão original e usufrua da sua refeição.

Esta foi a região mais “cool” que conheci, e adorei! Ninguém fica indiferente a este bairro, onde se pode esperar ver de tudo um pouco 😉

Madame Tussauds

Estava bastante ansiosa para conhecer o Madame Tussauds. Este Museu de Cera é mundialmente conhecido, e onde podemos encontrar estátuas (perfeitas!) feitas em cera de grandes estrelas do mundo artístico e personalidades históricas.

Mas afinal, quem é a Madame Tussauds?! Marie Grosholtz (Madame Tussauds) nasceu na França e aprendeu a arte de modelagem em cera com o médico Dr. Philipe Curtius, para quem a sua mãe trabalhava como governanta. O talento de Marie fora logo notado, e quando Curtis faleceu, deixou-lhe a sua colecção. Anos mais tarde Marie casou-se com François Tussauds, daí o nome do museu. Nessa época a França sofria com a Revolução e, para continuar as suas exposições, Marie decidiu mudar-se para o Reino Unido e continuar o seu trabalho.

O grau de realismo das estátuas surpreende qualquer pessoa. É impossível não ficar de boca aberta com tamanha perfeição! E quem é que não busca pela foto perfeita com Barack Obama, The Beatles, Angelina Jolie, Morgan Freeman, entre tantos outros?!

Faça aqui o seu Seguro de Viagem e obtenha 5% de desconto

Além da exposição principal com as personalidades de cera, o museu oferece ainda duas opções de entretenimento incluídas no bilhete. Pode assistir a um filme 4D com heróis da Marvel, em que se sente água e vento no seu rosto e onde até a cadeira se movimenta. É muito engraçado! Uma parte que não tem assim tanta graça é o passeio de terror com actores. Eu pensei cinco vezes antes de entrar. Sou uma medricas, confesso! Os gritos cá de fora intimidam, mas uma coisa é certa: se não tocar nos actores, eles também não lhe tocam. Pode até ser um passeio divertido a quem acha piada a este género de coisas. Para mim, serviu para ganhar uma valente dor de garganta de tanto gritar 😛

A qualquer hora do dia a fila é enorme. Vá com tempo e compre os bilhetes online para evitar as filas.

Apesar do preço alto, a entrada para o Museu de Cera vale muito a pena e pode contar com algumas horas ali dentro!

Chegara assim ao fim o 2º dia em Londres. Foram poucos dias nesta cidade maravilhosa e ainda havia muito para ver. Infelizmente o tempo não o permitiu, mas ficou a promessa de voltar 🙂

Roteiro do 2º dia em Londres:

  • Notting Hill
  • Science Museum
  • Tower Bridge
  • Camden Town
  • Madame Tussauds

Prepare a sua viagem

  Para encontrar as melhores promoções e reservar o seu alojamento recomendamos o Booking. Reserve e cancele sempre que necessário.

  Faça o seu seguro de viagem e tenha um desconto de 5% com a IATI Seguros. Nós nunca viajamos sem seguro.

  Obtenha aqui o seu visto de forma rápida e cómoda.

  Poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut.

  Se precisar de transporte próprio, alugue um carro na Europcar, com preços bastante competitivos.

  Procure as melhores excursões e compre os seus bilhetes para as melhores atrações no GetYourGuide ou na Civitatis.  Algumas são gratuitas.

  Teve algum voo atrasado ou cancelado? A Airhelp vai ajudá-lo a receber a sua compensação.

  Compre na Decathlon tudo o que precisa para as suas viagens. Desde mochilas, botas, vestuário e muito mais.

Não paga mais se reservar por estes links e ainda está a ajudar o Viver o Mundo. Obrigada 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *